ESPN – Após vencer a partida de ida por 2 a 1 e dar um passo significativo rumo à segunda fase da Copa do Brasil, o Flamengo tenta confirmar a classificação nesta quarta-feira, quando recebe o Brasil de Pelotas a partir das 22h (de Brasília), no Maracanã, no Rio de Janeiro, em confronto pela rodada de volta da primeira etapa do torneio.
Com o resultado da ida, o time carioca, que já tem a vantagem do empate, pode perder até por um 1 a 0 que vai se classificar, pois os tentos anotados como visitante valem para critério de desempate. O Brasil de Pelotas precisa devolver o 2 a 1 para forçar a disputa de pênaltis ou ganhar por dois ou mais gols de vantagem. Triunfo por um gol de diferença também serve aos gaúchos, mas a partir de 3 a 2.
As possibilidades acima, pelo menos as que levariam o Brasil de Pelotas para a segunda fase, são consideradas remotas, porém, o técnico do Flamengo, Vanderlei Luxemburgo, prefere não contar com a classificação de forma antecipada.
“Antes do primeiro jogo eu disse que queria obter um resultado que levasse a decisão para o segundo jogo e conseguimos até mesmo uma vantagem. Porém, não podemos jogar contra nós mesmos achando que estamos classificados. O adversário tem um time muito mperigoso, faz boa campanha no Campeonato Gaúcho e deverá nos criar dificuldades”, alertou Vanderlei.
Na visão dos flamenguistas, a única maneira de “perder para si mesmo” é desvalorizar o confronto desta quarta-feira. A tentação é grande em uma semana que antecede ao clássico contra o Vasco, pelo Campeonato Carioca.
“Nós sabemos que tem este clássico contra o Vasco, mas ninguém aqui está pensando nisso. Sabemos que nesta quarta-feira é decisão, é um mata-mata e não teremos outra chance se jogarmos mal e perdermos a classificação. Vamos nos concentrar no Brasil de Pelotas, que é um adversário muito perigoso. Apenas depois disso focaremos no Vasco”, garantiu o lateral-direito Pará, que no sábado viu seu time derrotar o Tigres do Brasil por 3 a 1 e se manter na zona de classificação para as semifinais do Campeonato Carioca.
Para este compromisso Luxemburgo vai promover o retorno de atletas preservados contra o Tigres, como os zagueiros Wallace e Bressan e o volante paraguaio Cáceres. Assim, Frauches e Marcelo, que formaram a zaga no fim de semana, e Jonas voltam ao banco de reservas. O treinador, porém, não revelou a escalação e só deverá revelar os 11 titulares minutos antes do confronto.
Pelo lado do Brasil de Pelotas, o técnico Rogério Zimmermann adota um discurso bem humilde, mas sonha com a classificação.
“Nós somos um time de Série C, que até pouco tempo estava encontrando dificuldades na Segunda Divisão do Campeonato Estadual. Vamos enfrentar um dos grandes times do país, com um elenco muito caro e com um treinador de ponta. Vamos a campo dispostos a dar o nosso máximo, sonhando em surpreender e jogando com muito entusiasmo”, disse o técnico do Brasil, que no fim de semana perdeu de 2 a 0 para o Internacional, mas segue lutando pelas primeiras posições no Gaúchão.
Em termos de escalação, Zimmermann terá a volta do goleiro Eduardo Martini, que cumpriu suspensão diante do Internacional e reassume o posto, deixando Anderson como opção no banco de reservas. O restante do time terá a base que vem atuando.
O classificado deste duelo vai enfrentar na segunda fase da Copa do Brasil o ganhador do encontro entre Piauí e Salgueiro-PE, que começam a duelar somente em 1 de abril.