GE – Diferentemente da preparação visando ao jogo de volta da Copa do Brasil, contra o Brasil de Pelotas, Vanderlei Luxemburgo deixou a imprensa assistir ao treino tático às vésperas do clássico contra o Vasco. O time é o mesmo que entrou no Maracanã, quarta-feira, e venceu por 2 a 0: Paulo Victor, Pará, Wallace, Bressan e Anderson Pico; Jonas, Márcio Araújo e Canteros; Gabriel, Marcelo Cirino e Alecsandro.
Autor do primeiro gol na vitória passada, Paulinho treinou entre o time reserva. Luxa sabe da ansiedade da torcida para vê-lo na equipe titular, mas explicou que o atacante não está completamente preparado para iniciar uma partida. Desde a seu retorno aos gramados, após ficar afastado por seis meses, ele marcou dois gols – contra o Volta Redonda, um golaço, e contra o Brasil de Pelotas.
Everton e Arthur Maia, que se recuperam de problemas musculares, também participaram da atividade, no time reserva. O meia-atacante e o meio-campo serão analisados novamente neste sábado. A partir daí, será avaliada a possibilidade de os dois serem relacionados para o clássico de domingo. Luxemburgo afirmou que se houver condições, eles ficarão no banco de reservas.
– O Everton e o Arthur entraram no meio do treinamento para darmos uma analisada. Amanhã, analisaremos novamente. Se estiverem tranquilos, vão para o jogo, relacionados para o banco de reservas. Utilizaremos quando for necessário – disse Luxemburgo.
Quando a bola rolava, os assessores do Flamengo autorizavam os cinegrafistas a fazerem imagens da atividade. Quando Vanderlei apitava para explicar um determinado posicionamento dos jogadores ou cobrar mais atenção em algum lance, o pedido era para que as câmeras fossem viradas. Em uma situação, Luxa pediu para que Marcelo Cirino aproximasse a marcação – tecla batida pelo treinador diversas vezes.
– É uma decisão nossa essa de pedir para não filmar. São detalhes nossos. Eu fiz o que tinha que fazer. Deixei verem o time, coloquei Everton e Arthur para treinar, coloquei as minhas situações para todos verem. Quando tem que abrir, abre. Quando tem que fechar, vocês têm que entender também – afirmou Luxa.
Flamengo e Vasco se enfrentam neste domingo, às 18h30 (de Brasília), no Maracanã. A partida é válida pela 11ª rodada do Campeonato Carioca. O Cruz-Maltino é o líder, com 26 pontos. Já o Rubro-Negro ocupa a terceira colocação, com três a menos.