O que será do amanhã? Responda quem puder…

Compartilhe com os amigos

O que será do amanhã? Responda quem puder… Como no meu primeiro texto, a letra desse samba vai de encontro à nossa coluna de hoje. O que será de amanhã no seu time? Quem são os jogadores que estão sendo preparados na base para chegarem ao time principal? Quais foram as ultimas revelações do seu time?

Se você pensou muito para responder as perguntas acima, provavelmente você tem que se preocupar. Mas isso não é exclusividade do seu time, na verdade é regra. O futebol brasileiro celeiro de craques está se transformando em um cemitério de talentos. Quantas promessas surgiram com expectativa de se tornarem grandes jogadores e hoje estão relegados ao ostracismo em pequenos clubes, ou lutando na reserva de grandes clubes para tentarem um lugar ao sol.

Você não vê com tanta frequência os campos de barro, onde nascem os jogadores de futebol, que treinam o domínio da bola no terreno irregular, que driblam aquele mato, aquela pedra, que insistem em aparecer dentro do campo, sem contar os outros obstáculos  que ajudam a melhorar os fundamentos. Dali saíram tantos craques, tantos talentos… E as preliminares? Qual a ultima vez que você foi ao estádio e viu preliminares com os juniores do seu time? Era a oportunidade de conhecer aquele jogador que em um, dois anos estaria servindo ao time principal.

O que estamos fazendo de errado? É uma reflexão que todos os clubes deveriam fazer, mas tem situações que são muito obvias de serem analisadas, por exemplo, hoje os empresários agenciam jogadores aos 12 anos, jovens com 15 anos já recebem salários de mais de R$ 50 mil por mês, essa semana o Real Madrid contratou um garoto de 16 anos que receberá cerca um milhão de reais por mês. Oportunidade de mudança de vida? Sim, mas também grande chamariz para o desvio de foco, afinal, aí aparecem as festas, mulheres, carros e tudo mais o que o dinheiro pode trazer. E o futebol? Vai ficando em segundo plano.

Os jovens hoje não pensam em chegar ao time principal e se tornarem ídolos de suas torcidas, mas sim de chegar ao time principal e conseguirem uma transferência para a Europa. Sim, os grandes centros europeus são o objetivo principal agora, e os clubes formadores são apenas os degraus para o tão sonhado contrato milionário.

A base tem sido trabalhada para render lucro aos times, não jogadores para servirem os plantéis. Os clubes em seus orçamentos já colocam que para alcançar a saúde financeira precisam vender 3, 4 jogadores, e é da base que eles vêm. Montam-se ótimos times para ganhar campeonatos de bases, chamar atenção de olheiros e serem vendidos futuramente, muitos sem nem terem a oportunidade de envergarem as camisas dos seus clubes formadores.

Não se estimula a técnica, o drible, se estimula a tática, a força, afinal, são esses os requisitos mais procurados pelos europeus. E sabe onde isso reflete? Na seleção brasileira. Como? Quem é o meia clássico da seleção hoje? Ou o centroavante? Depois de Neymar nenhum grande jogador surgiu no futebol brasileiro e isso é preocupante para o “país do futebol”.

Ano passado a Alemanha conquistou a copa do mundo, e chamou a atenção o projeto que eles implantaram de formação de categorias de base. Dessa seleção jogadores como Ozil, Neuer, Gotze, foram frutos desse projeto. Investiram em estruturar centros de formações, onde os jovens treinavam, estudavam e tinham toda uma estrutura para se tornarem grandes jogadores. O resultado: A melhor seleção do mundo atualmente, e um campeonato fortíssimo.

E nós o que estamos fazendo? Estamos investindo em nossa base? Não como deveríamos, mas ainda temos chance de colher frutos. Ainda podemos correr atrás do tempo perdido e olhar com mais carinho para nossas divisões de base.

O Flamengo por exemplo, tem um time sub-15 que não perde desde 2011, que tem 6 jogadores na seleção sub-15 e que está sendo trabalhado para daqui a 4, 5 anos estarem no time principal, nos juniores atualmente fomos eliminados na copinha, mas dois jogadores se destacaram, Douglas Baggio e Jajá. Vamos trabalhar e dar o suporte para que esses jogadores tenham a possibilidade e capacidade de chegarem ao time principal.

Vamos torcer para que o nosso amanhã seja melhor que o presente. Precisamos novamente revelar jogadores para servir ao Flamengo e a seleção. Acredito que a diretoria está trabalhando para que o Flamengo tenha um futuro em suas categorias de base. Será que vamos novamente poder dizer: Craque o Flamengo faz em casa? O que será do amanhã? Responda quem puder!

Jerônimo Simeão Júnior

Twitter: @jeronimosjunior

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Ta errado, é “Como será o amanhã?” e não “o que será do amanhã?”.

  • Muitos falam que o último grande jogador que o flamengo revelou foi o Renato Augusto, eu não concordo ele sempre foi um jogador comum. Na minha opinião os dois últimos craques revelado na gavea foram Adriano imperador e Júlio César.

  • no time sub 20 do flmaneog o único q tem talento e o m savio , douglas baggio não tem habilidade nenhuma faz muito gol fácil contra olaria sub 20 , se o olaria profissional e ruim imagina o sub 20 , no profissional não e fácil fazer gol e ele não tem habilidade , eu acho q os torcedores do flamengo q ficam decepcionados com jogadores da base q não dao certo e pq não assistem esses jogadores jogaram ou não sabem analisar quem realmente tem habilidade ou não ,por exemplo nequeba ,adryan ,diego mauricio sempre foram ruins , pra que subir jogador ruim pra que subi welegton?

  • Sinceramente, eu gosto muito desse time de juniores atual do Flamengo, o melhor em anos, inclusive de 2011, que viveu duas ou três semanas iluminadas, mas via-se claramente que individualmente os moleques eram muito fracos. Se lançados corretamente, nos momentos certos, acho que vamos ganhar varios jogadores e um bom $$$.

Comentários não são permitidos.