Problemas ficam evidentes no jogo do Fla em Los Larios

Compartilhe com os amigos

Globo Esporte – O local onde fica o centro de treinamento e o estádio do Tigres do Brasil, em Xerém, distrito de Duque de Caxias-RJ, é bem evoluído se comparado ao que outros times pequenos do Rio de Janeiro e do país em geral possuem, mas ainda está muito longe de poder receber um jogo contra o Flamengo ou qualquer outro clube de massa. A maior torcida do Brasil, como era de se esperar, marcou presença forte na partida deste sábado para ver a vitória rubro-negra por 3 a 1, mas a capacidade acanhada de Los Larios – apenas 4.800 pessoas -, a estrutura aquém do ideal para abrigar um grande público e o difícil acesso ao estádio causaram problemas.

Preocupado com a segurança, o Flamengo nunca viu com bons olhos que o duelo fosse realizado em Los Larios. Chegou a enviar um documento à Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro na véspera, assinado pelo presidente Eduardo Bandeira de Mello, expressando esse sentimento e pedindo atenção especial ao policiamento interno e externo para garantir a integridade física de todos. O fato de Vasco (empate com o Tigres por 1 a 1, na terceira rodada) e Botafogo (vitória sobre o Bangu por 3 a 0, na quarta rodada) já terem competido por lá em 2015 serviu de alento. Ao fim da partida, não houve registro de qualquer ocorrência no estádio. Mesmo assim, a impressão que ficou foi de falta de estrutura.

O primeiro problema ocorreu na chegada ao estádio. O distrito de Xerém é pacato e não tem muitas ruas. As centenas de carros causaram um grande engarrafamento na via de duas pistas e mão dupla que liga o centro a Los Larios. Outros complicadores foram o estacionamento ilegal de carros por conta de o estádio ser isolado e a grande movimentação de pessoas no meio da rua devido à falta de espaço. Os muitos cambistas também atrapalharam o trânsito, agindo sem serem incomodados e até parando os veículos para oferecer ingressos. Como a venda de bilhetes nos dias anteriores havia sido boa, pouca gente conseguiu comprar na hora, e muitos rubro-negros tiveram de ir embora de mãos abanando. O número de torcedores que chegaram à porta de Los Larios foi bem maior do que o total dos que entraram.

Em relação à parte interna, o campo tem dimensões reduzidas, e o vestiário também é acanhado. A imprensa também teve dificuldades para trabalhar no local, onde não pega sinal de telefone nem de internet. Ao fim do jogo, o treinador Vanderlei Luxemburgo comentou o que viu, reconheceu as dificuldades e defendeu a população de Xerém ao dizer que ela nada tem a ver com isso.

– É um campo apertado. O jogo fica muito mais rápido, de contato. É difícil jogar aqui. O campo é até bom, mas é um pouco duro, e a bola fica mais viva. Mas tem que jogar. Houve muitas declarações de que jogar em Xerém ou Caxias é ruim. Vamos separar as coisas. A população daqui não tem nada a ver com a parte que toca o futebol. Com todo o respeito ao Tigres, o importante é colocar o jogo do Flamengo onde tenha um mínimo… Ficou tanta gente para fora. Uma coisa é o estádio em condições de ter um jogo de futebol, outra é a população da cidade, que não tem nada a ver com isso. Se aqui tivesse um estádio que pudesse abrigar tantos torcedores como tem que abrigar e oferecesse as condições mínimas para a gente poder trabalhar não teria problema nenhum. As condições daqui são ideias para se ter um jogo e vender um campeonato? Tudo bem as cidades que adquirem o direito de estar na primeira divisão. Mas será que elas podem abrigar um jogo da primeira divisão? Esse é o questionamento que tem que ter. Uma coisa é a primeira divisão, outra é a segunda. Isso tem que ser discutido quando for formatar um campeonato. O CT aqui é fantástico, é bem legal, mas será que um jogo desse porte de Flamengo ou Vasco ou Botafogo, que jogaram aqui… Isso tem que ser discutido.

O Globo Esporte tentou contato com a assessoria de imprensa da Ferj na noite de sábado, após o jogo entre Tigres e Flamengo, mas não teve as ligações respondidas ou retornadas. A federação é responsável pelos locais onde são realizadas as partidas do Carioca.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Esse negócio de jogar só em VR e Maracanã acaba nisso. Antigamente se jogava em campos e estruturas muito piores e o campeonato era muito mais legal. Será que não percebem que hoje o campeonato carioca é esta porcaria muito pro conta disso? Acabou-se a identidade dos clubes, dos mandos de campo. A gente ve o Bonsucesso mandando jogo em Macaé, Friburguense mandando jogo em VR. Isso acaba com o campeonato. Sou a favor de o clube ter o mínimo de estrutura. O que me parece que foi o caso do Tigres. Pelas desculpas apresentadas, não vejo problema grave nenhum ocorrido. Campo pequeno, 5 mil lugares, acesso difícil e vestiário pequeno, pra mim não é nenhum impeditivo de o clube pequeno jogar em seu campo. Sou a favor de jogos nos campos pequenos com o mínimo de estrutura. Abaixo campeonato carioca só no Maracanã e em Volta Redonda!

Comentários não são permitidos.