Lancenet – Rafael Dorneles é apenas um dos cerca de 40 milhões de torcedores do Flamengo que gostaria de homenagear Léo Moura nesta quarta-feira, na despedida dele do clube. O publicitário de Juiz de Fora usou, então, os dotes de desenhista e o tempo vago para chegar próximo do ídolo. Rafael desenvolveu caricaturas de alguns dos maiores ídolos rubro-negros, porém, só conseguiu presentear alguns.
– As caricaturas que desenvolvo têm uma grande influência do flat design, o design plano, que tem como característica não variar na estrutura do layout, como relevo e profundidade, por exemplo. É nesse sentido que baseio as minhas criações. Tento focar bem nas expressões dos jogadores, sem precisar detalhar muito os traços do rosto. A do Léo Moura foi a segunda que fiz. E confesso que foi a que ficou a melhor até agora – afirmou o publicitário, que foi elogiado por Canteros.
– Eu queria uma caricatura igual à do Léo (Moura). A dele ficou demais (risos). Parabéns a ele (Rafael Dorneles) pelo trabalho, que é muito interessante. Ainda mais pelo fato de ser um grande torcedor do Flamengo. Respeito muito. Só tenho elogios a fazer – comentou Canteros.
Apesar de a habilidade de Rafael nas caricaturas sugerir alguns anos de prática, o lado artístico dele, porém, despertou apenas com a campanha do Flamengo na Copa do Brasil de 2013. Somente após o título ele começou a fazer os desenhos dos ídolos e divulgá-los.
Copa do Brasil incentivou caricaturista flamenguista
– Sou muito fã do Elias e ele foi o primeiro jogador que desenvolvi, em 2013 ele estava jogando muito, e estava se tornando um grande ídolo do Flamengo. O segundo foi o Léo Moura, pela história que ele tem com o Flamengo ela já é um ídolo. Mostrei essas caricaturas que fiz para alguns amigos e eles logo gostaram muito e pediram para que eu fizesse outras. Com a ascenção do Flamengo na Copa do Brasil, fui desenvolvendo as ilustrações aos poucos e quando chegou perto da final já tinha o time titular todo pronto. No último jogo quando o Flamengo foi campeão, joguei todas as ilustrações do time titular na Internet.
Rafael, que nasceu em Recife, porém, logo se mudou para Juiz de Fora, ainda sonha em poder ter seus trabalho divulgados no telão do Maracanã na escalação do Flamengo.
– Ainda não entrei em contato com o pessoal de marketing do Flamengo, mas quem sabe um dia isso pode acontecer. Seria muito bom ver meu trabalho homenageando os jogadores – finalizou.
Show de caricaturas!
muito legal