Relembre duelo entre Flamengo e Pioneros pela 1ª fase.

Compartilhe

Lancenet – Muitos fãs de basquete já esperam ansiosos um confronto entre Flamengo e Bauru na final da Liga das Américas desta temporada, que será realizada no próximo domingo, no Maracanãzinho. Entretanto, para chegar lá, as equipes brasileiras terão árduos duelos nas semifinais.

Atual campeão, o Flamengo, por exemplo, encarara a única equipe que o derrotou até o momento na LDA, o Pioneros de Quintana Roo (MEX). Para esquentar a partida de sábado dos rubro-negros contra os mexicanos, o LANCE! relembra como foi o primeiro o jogo entre ambos.

A primeira e único duelo entre Fla e Pioneros na Liga das Américas em 2015 terminou com uma vitória da equipe dos mexicanos por 86 a 81, no dia 26 de janeiro. Mesmo com o revés, na ocasião, o Rubro-Negro se classicou em primeiro lugar do grupo B e permitiu que o Pioneros carimbasse a vaga (com a segunda colocação do grupo) à próxima fase.

Crônica do jogo

Na ocasião, o Flamengo entrou em quadra dependendo apenas de suas forças para se classificar em primeiro lugar do grupo B. A eliminação só viria caso fosse derrotado por 42 pontos de diferença. Nada disso, porém, interferiu na postura rubro-negra. Assim como nas vitórias diante do Malvín, do Uruguai, e do Leones, do Chile, os atuais campeões entraram no primeiro quarto dispostos a liquidar rapidamente o fatura.

E o começo não poderia ter sido melhor. Com Walter Herrmann inspiradíssimo – o ala argentino anotou 14 pontos e terminou o período com 100% de aproveitamento – o Flamengo teve uma atuação quase perfeita, dominou os donos da casa do começo ao fim com uma marcação agressiva e conseguiu uma vitória parcial por 31 a 17.

Mais uma vez Neto começou o segundo período com Cristiano Felício e Benite. Desta vez saíram Olivinha e Meyinsse. Mesmo com a equipe modificada, o time carioca mostrou o mesmo volume de jogo e manteve a diferença de 14 pontos nos primeiros quatro minutos. Bastou o time mexicano bater a defesa rubro-negra em dois ataques seguidos e diminuir o prejuízo para 10 pontos para Neto perder a paciência e pedir tempo.

Irritado, o treinador rubro-negro reclamou do sistema defensivo e, aos berros, disse que o “rebote é de todo mundo, não de um só”. Dado o recado, os atuais campeões acordaram no jogo, voltaram a marcar e, numa enterrada de Herrmann, que chegou a 19 pontos na partida, a diferença foi para 17, a maior do time rubro-negro na partida. O que ninguém esperava é que o Flamengo perdesse os últimos três minutos por 13 a 3 e fosse para o vestiário vencendo por apenas sete pontos.

O intervalo fez muito mal ao Flamengo. Com um começo arrasador, o Pioneros fez 10 a 0 nos primeiro três minutos e passou a frente pela primeira vez. Com uma marcação frouxa, sem contra-ataque e um aproveitamento ofensivo abaixo da média, o time carioca permitiu que os donos da casa tomassem conta da partida. Nem o pedido de tempo do técnico José Neto adiantou. Sem errar praticamente nada no período, os mexicanos venceram por 23 a 9 e foram para os últimos 10 minutos com uma vantagem de sete pontos. Para piorar, Meyinsse cometeu sua quarta falta a pouco menos de dois minutos para o fim do quarto.

O Flamengo acordou no começo do quarto período, voltou a jogar bem e rapidamente diminuiu a diferença para apenas dois pontos. Os donos da casa seguraram a reação rubro-negra, retomaram o controle do jogo e chegaram a pouco mais de um minuto para o fim com uma vantagem de três pontos. Em duas oportunidades os atuais campeões tiveram a chance de empatar a partida, mas os arremessos de três pontos de Marcelinho e Laprovittola deram aro. Melhor para os mexicanos, que abriram cinco pontos a menos de um minuto para o estouro do cronômetro e garantiram a vitória e a classificação.

FLAMENGO: Laprovittola (12), Marcelinho (9), Herrmann (26), Olivnha (7), Meyinsse (8). TÉCNICO: José Neto. Entraram: Benite (7) e Cristiano Felício (12).

PIONEROS: Clemente (9), Hernandez (19), Soriano (9), Southwell (9) e Keenan (22). TÉCNICO: Manuel Cintrón. Entraram: Angley (6), Beck (10) e Lopez (2).

Notícias recentes

  • Notícias

Flamengo toma decisão sobre venda de Emerson Royal após proposta milionária do Aston Villa

Aston Villa (ING) tentou a contratação de Emerson Royal, do Flamengo O Flamengo definiu o…

30/06/2026
  • Destaque

ALERTA LIGADO: Flamengo tem 2º jogador lesionado durante período da Copa do Mundo

Flamengo teve nove jogadores convocados para Copa do Mundo A Copa do Mundo pode dar…

30/06/2026
  • Manchetes

Nova contratação? Jogador francês chega ao Rio e veste camisa do Flamengo; veja foto

Qual foi o jogador francês que vestiu a camisa do Flamengo?   O Rio de…

30/06/2026
  • Destaque

Jogador da Noruega sonha com jogo contra o Brasil nas oitavas da Copa do Mundo

Noruega pode enfrentar o Brasil nas oitavas de final da Copa do Mundo A Noruega…

30/06/2026
  • Manchetes

DEFINIDO! Brasil enfrenta Noruega nas oitavas de final da Copa do Mundo

Quando acontece o jogo do Brasil nas oitavas de final da Copa do Mundo?  …

30/06/2026
  • Notícias

Lucas Paquetá está fora da Copa do Mundo? Checamos!

Jogador do Flamengo se lesionou nos primeiros minutos do jogo entre Brasil e Japão O…

30/06/2026