Ridículo! Clubes reclamam até da divisão de cotas do PPV.

Compartilhe

ESPN – Com Flamengo e Corinthians abocanhando, sozinhos, 28% dos R$ 300 milhões divididos pela Rede Globo no pay-per-view do Brasileiro, os demais clubes se articulam para tentar mudar a forma como o rateio do dinheiro é feito. Eles não apenas contestam a metodologia utilizada nas pesquisas pelo Ibope em conjunto com o Datafolha como propõem um modelo supostamente mais democrático para distribuir a receita.

A princípio, o diretor executivo de esportes da emissora, Marcelo Campos Pinto, não descartou a discussão.

Pressionado pelo presidente do Vasco, Eurico Miranda, durante o Conselho Técnico da Série A, na última segunda-feira, ele respondeu apenas que a CBF não era o fórum adequado para o assunto.

Uma reunião deve acontecer em maio.

Boa parte dos dirigentes contesta a estratégia de pesquisa dos institutos, considerada rasa por contar com um campo que compreende, segundo dados de 2014, apenas 1.825 mil domicílios e menos de 10 mil torcedores. Mais do que isso: baseada apenas na pergunta para qual time o entrevistado torce.

Uma das sugestões é de que, em caso de mudança, ele passasse a ter de listar as suas cinco equipes preferidas.

“O Ibope não entende nada. Não sabe nada. Quem sabe sobre o Vasco sou eu. E minha torcida é muito maior do que essas que eles falam que estão na minha frente”, se exaltou o cruzmaltino Eurico Miranda, durante o encontro no início da semana.

De acordo com a cláusula sexta do contrato firmado com a Globo até 2018, uma mudança na pesquisa passa pelos próprios clubes.

“A pesquisa deverá ser conduzida por um instituto de pesquisa independente a ser escolhido pelos clubes cedentes, ficando a cargo destes também a eventual alteração na metodologia que deverá ser feita até o fim do ano posterior ao da pesquisa, desde que as indicações ocorram até o dia 31 de janeiro do respectivo ano. Caso não haja indicação, a Globosat realizará a pesquisa junto ao Ibope e/ou Datafolha e entregará o(s) respectivo(s) resultado(s), considerando a metodologia descrita acima”, diz um dos trechos do documento que o ESPN.com.br teve acesso.

Essa não é a única alteração no pay-per-view que deverá ser colocada em pauta na reunião com a Globo em maio.

Outra proposta é para que 40% do total a ser dividido seja repartido igualmente entre todas as equipes. 30% seriam ainda rateados conforme desempenho técnico enquanto os demais 30% ficariam dentro do critério atual de torcida.

A sugestão deve encontrar resistência. Além de Flamengo e Corinthians, o Cruzeiro foi um dos que já se manifestou contrário a eventuais modificais. Os atuais bicampeões brasileiros foram os que mais cresceram na última temporada, com um aumento de 0,90% em sua fatia nos R$ 300 milhões.

Ver comentários

  • PVV o Clube ganha conforme o número de assinantes, não existe possível 'injustiça' nisso aí. Duvidam até da pesquisa, aff! Choram demais estes Clubes pequenos!

  • não é possíivel que e vão deixar esse mal caráter do Eurico Mirando que afundou o vasco q agora voltou, chegar e mudar tudo, será que não tem homem aí não pra deixar esse pilantra mandar e desmanadar!

    • é isso que eu não compreendo amigo,como pode esse pilantra chegar e dizer o que deve ser feito ou não..não é possivel que não tenha alguem que chegue e fale assim...o serie B,chegasse agora, não tem moral nenhuma pra falar porra nenhuma.quer opinar? opina na rede tv que transmite a segundona...(ainda transmite?)

  • é simples.....se a globo diminuir o que o flamengo ganha....é só o fla reduzir tbm os jogos transmitidos em tv aberta, ai quero ver se a globo vai pagar o mesmo valor pra um produto com menos audiencia

  • Temos que ganha mais até do que o curintiais, somos o que mais da audiência!

  • Muito simples de resolver essa parada. Sempre que alguem assinar o ppw ele tem que identificar o time que torce. No caso de contrato de pessoa jurídica (barzinho), se leva em conta a proporcionalidade da torcida naquela cidade.

  • caros, isso é notícia para dar ibope. Nada vai mudar de forma significativa. Eurico grita muito mas não manda nada. A Globo jamais esquecerá do que ele aprontou em 2000. Outra coisa, não há outro instituto nacional confiável para este tipo de pesquisa, se não Datafolha e Ibope. em todos os outros estudos, fla e gambás está em primeiro e segundo, respectivamente. Deixa vagabundo ladrar e espernear...

  • Antes de mais nada, qualquer mudança só servirá para 2018, até lá há contratos em vigor que não podem ser quebrados. Flamengo e Corintians não abrirão mão disso.

    Minha opinião: Gosto da divisão mais igualitária das cotas de TV aberta! Sou a favor do modelo inglês, 50% distribuído para todos igualmente, 25% de acordo com a colocação na tabela e 25% de acordo com a audiência. Sou a favor, mesmo que o Flamengo ganhe um pouco menos, pois essa medida beneficiaria o Futebol como um todo.

    Agora, o PPV deve ficar da maneira como está, é uma situação diferente, pois é o usuário que escolhe a compra da transmissão dos jogos, então a divisão deve se dar pelos critérios atuais.

    • Caro amigo DIOGO, essa mudança só ocorreria a partir de 2019, pois o contrato que vigorará é de 2016/2017/2018, então eles terão que engolir esses valores a serem recebido por Flamengo e Corinthians sem poder questionar, pois todos os Clubes já tinham assinado tais acordos. Abraços SRN

  • ISSO É CHORADEIRA DE TIMES PEQUENOS, A GLOBO É UMA EMPRESA PRIVADA É POR CONSTITUIÇÃO FEDERAL LIVRE TOTALMENTE PARA GERIR SEUS RECURSOS (R$) euvirus ESTÁ FAZENDO JOGO DE CENA , QUER APARECER....VIDA ETERNA AOS BLUES...SEMPRE FLAMENGO / SEMPRE SÓCIO TORCEDOR.

  • Infelizmente ainda tem muita gente no futebol que acata (por medo) os gritos do Eurico Miranda. Desde que o Eurico voltou que o futebol passou a ser palco de debates e discórdia (leia-se campeonato carioca). Quando vejo a diretoria do Fla se desfazendo (primeiro foi o Walim e depois o Bap) tenho medo de que os que ficarem não aguentem a pressão do Eurico. Bandeira de Melo é um cara sério, mas não me passa firmeza. Sinceramente eu nunca consigo ficar entusiasmado com as entrevistas dele. A saída do Bap causa sim preocupação.

    • é pq o BAP é marqueteiro e extrovertido. Já o Bandeira de Melo é um administrador nato, mas sem a extroversão para falar em público. Em relação em administração e finanças, ele já disse ao que veio. E por enquanto a prioridade é o equacionamento das dívidas...

    • Van, Bandeira está provando que é saco roxo. Walim e Bap afinaram e vazaram, deixando a bomba na mão do verdadeiro cara de ferro dos BLUEs.

      Walim era para ser o presidente lembra?....teria abdicado do trono como fez?

      Bandeira é o nosso cara, toda força a ele.

  • Já sabem né? Perguntou quais os 5 times a resposta é Flamengo, Flamengo, Flamengo, Flamengo e Flamengo.

Notícias recentes

  • Destaque

Treinos e voo para Portugal! Flamengo divulga programação semanal durante disputa da Copa do Mundo

Flamengo fará intertemporada em Portugal durante a Copa do Mundo O elenco do Flamengo se…

21/06/2026
  • Notícias

Palpites, escalações e mais sobre Uruguai x Cabo Verde

Quais as expectativas de Uruguai x Cabo Verde, na Copa do Mundo? A Copa do…

21/06/2026
  • Notícias

Paquetá revela importância de Raphinha para a Seleção Brasileira

Lucas Paquetá também projetou próximo jogo do Brasil e falou sobre parceria com Vini Jr.…

21/06/2026
  • Destaque

Flamengo sinaliza proposta ‘astronômica’ para contratar Danilo, do Botafogo; veja valores

Quanto o Flamengo ofereceu para contratar Danilo? O volante Danilo, do Botafogo, é um dos…

21/06/2026
  • Destaque

Jogador do Flamengo critica estreia de Rayan em jogo do Brasil x Haiti, pela Copa do Mundo

Como foi a atuação de Rayan, ex-Vasco, em jogo do Brasil x Haiti? A vitória…

21/06/2026
  • Destaque

FIFA define arbitragem para jogo do Brasil x Escócia, pela Copa do Mundo

Quem será o responsável por apitar o jogo do Brasil x Escócia? A Seleção Brasileira…

21/06/2026