O Fluminense – Quem dera que todos os dias da semana fossem assim: domingo de sol, de festa e muita comemoração – a cidade do Rio de Janeiro completou 450 anos. Que os sorrisos fossem constantes, que a paz reinasse não só no país, mas também no futebol – por consequência – e que pudéssemos nos abraçar sem que nossas preferências fosse o termômetro de tudo isso. Quem dera se as 24 horas do dia 1º de Março de 2015 se repetissem até o fim de nossas trabalhosas vidas. Quem dera se vivêssemos dentro do Maracanã, templo sagrado.
Quem dera que as cervejas estivessem sempre geladas, refrescando as gargantas e corações democraticamente, sem olhar as camisas do entorno. Quem dera um clássico como foi Flamengo e Botafogo, cheio de altos e baixos, fosse disputado todo dia, para deleite de seus torcedores e amadores. Quem dera se as caprichosas bolas na trave, os contra-ataques e as belas defesas do goleiro Jefferson fizessem parte da rotina, ou que os bons lances de Marcelo Cirino fossem repetidos em nossas mentes, vestido com a bela “papagaio vintém”. Seria maravilhoso acompanhar o elevador sobrenatural de emoções de cada partida no nosso cotidiano.
Quem dera tivéssemos 50 mil pessoas no Maracanã toda semana, com torcidas brilhantes e envolventes a cada frase entoada. Quem dera se o disfarce barato de “não queria mesmo o campeonato Carioca” não tomasse conta dos corações rubro-negros, alvinegros, tricolores e cruzmaltinos, mesmo sendo uma negativa barata para não perder a graça, o charme. No fim, todos querem vencer, conquistar, alcançar. E negar isso é besteira.
O aniversariante do dia foi o Rio de Janeiro, 450 anos, mas o presente foi todo nosso. Não importa exatamente quem venceu a partida. Vale mesmo o fato de termos presenciado mais um domingo de sol, de bandeira na mão e Maraca lotado; um clássico, daqueles que não merecemos, mas estamos sempre em busca, mesmo que isso tenha de ser negado por mais 450 anos.
Quem dera…
Aniversário de deus
Nesta terça-feira, dia 03 de Março, Arthur Antunes Coimbra, mais conhecido como Zico, completa 62 anos. Impossível deixar passar em branco uma data tão importante para o futebol nacional ou até mesmo mundial. Parabéns ao Galinho de Quintino, o qual tive o prazer de conhecer e conversar. Gênio e humilde, um deus do futebol. Em comemoração, rubro-negros criaram a campanha #BemVestidoNoNatal, no twitter, na qual incentiva a todos que saiam de vermelho e preto neste dia. Bacana!
@davidltavares