Apesar de ter um pensamento semelhante, as idéias desse texto sobre as melhorias do Programa Sócio-torcedor não são minhas, e sim de um leitor da coluna, que expôs suas opiniões por meio de um comentário dentro do post do meu colega de coluna Marcos Amorim. O nome do leitor é Túlio Mene.
Lembrando que serão pontos de vista colocados em relação ao programa, e não criticas a diretoria do clube.
Antes de expor as idéias de Túlio, gostaria de expor as minhas. O Programa Sócio-Torcedor do clube é falho principalmente porque não consegue convencer ou satisfazer todos os rubro-negros. Nesse aspecto o torcedor do Flamengo pode ser distribuídos em quatro tipos: o emocional, o racional, o conformado e o sem condições financeiras.
O conformado é aquele que está satisfeito com os benefícios que o programa já está dando. Se mudar pra melhor será apenas um bônus.
O emocional (não coloquei apaixonado, porque todos somos por natureza) é aquele que vira sócio-torcedor pelo simples fato de ajudar o clube. É aquele que não importa se há ou não benefícios, ele nunca pensará duas vezes em tirar um pouco do seu para dar ao clube.
O racional é aquele que por mais que ame o clube, ele enxerga o sócio-torcedor como um investimento. É aquele que sempre pensará se o seu dinheiro está tendo um retorno, se os benefícios vão valer a pena.
O sem condições financeiras é aquele que até gostaria de fazer parte do programa, mas são impossibilitados pelos valores não compatíveis com seu orçamento.
Lembrando que todos são rubro-negros, nem menos e nem mais.
E eis que surge a pergunto: O programa atual está conseguindo atrair todos os grupos?
A resposta é não. Os emocionais e os conformados sim, os outros dois não.
Para conseguir o total sucesso do programa, é preciso mais benefícios para atrair os racionais e planos mais acessíveis para atrair os sem condições financeiras.
E para solucionar essa questão, eis que vamos expressar a opinião de Túlio, lembrado que nem tudo é possível no momento, algumas questões por não termos um estádio próprio e outras por termos um legislação arcaica dentro do clube.
1- Direito à voto para presidente.
2- Direito a visitas dentro da sede, com menos restrições de dias e horários.
3- Sorteios de camisas, bolas e outros itens autografados.
4- O ST de planos mais altos poderia ganhar camisas e bolas autografadas ao completar um determinado tempo de fidelidade.
5- Criar a revista do Flamengo, e enviar aos sócios mensalmente. Isso seria uma forma de comunicação com o sócio.
6- Criar um camarote no Maracanã pra o ST ou apenas criar vagas dentro de um camarote já utilizado,e sortear os ingressos para torcedores assistirem aos jogos com os ídolos.
7- Acesso aos vestiário antes das partidas, também através de sorteio.
8- Ações no Ninho do Urubu, para os sócios assistirem aos treinos e coletivas.
9- Ter um plano de 9,99 somente para off-rio, mas este seria de 12 meses.
10- Colocar em todos os plano renovação automática.
11- Plano de fidelidade, se o ST assistir à 10 jogos, poderá assistir o próximo jogo grátis.
12- Criar um site de comunicação, com entrevistas ao vivo de jogadores e ex-jogadores. Teriam direito à senha de acesso ao site, os sócios-torcedores de planos maiores. Inclusive podendo fazer perguntas ao vivo pela internet.
13- Neste mesmo canal de comunicação, transmitir ao vivo as coletivas de imprensa dos pôs-jogos.
14- Sortear mensalmente a ST off-rio para ganharem viagens, hospedagens, translado e ingressos para determinados jogos. Seria 1 ou 2 contemplados por mês.
15- Quando o Flamengo for jogar fora do rio, os primeiros 1000 sócios-torcedores à comprarem os ingresso, ganharam o segundo grátis.
Essas são as melhorias apresentadas por Túlio Mene.
Eu acrescentaria um plano de R$ 9,99 para o Rio de Janeiro também e adotaria uma idéias muito boa do Bahia, em que sócios-torcedores são sorteados para cobrar pênaltis do intervalo dos jogos, se fizerem os gols, ganharam kits com produtos do clube. Imagine um torcedor pisar e marcar um gol dentro do Maracanã, seria uma emoção para vida toda.
Mas sabemos que falar é fácil e fazer é que é difícil. A diretoria está se esforçando para termos um futuro mais prospero, e esse futuro passa pelo Programa Sócio-Torcedor. Não tenho dúvidas de que com o tempo, o Flamengo alcançará números inimagináveis de sócios torcedores e será um espelho para outros clubes, assim como é hoje o Internacional no Brasil e o Benfica no mundo.
Concordou?Descordou?
Tem algo para acrescentar?
Então comente, as próximas idéias expostas aqui poderão ser as suas.
Rodrigo Ferreira. Somos Loucos e Fanáticos.
driko_ferreira@yahoo.com.br