Falando de Flamengo – Estava tudo no sapatinho. Tudo feito na surdina. Até a discussão sobre o Maracanã e seus custos absurdos estava meio morna. Mas, como tudo que diz respeito ao Flamengo, uma pequena nota do Ancelmo Gois foi suficiente para provocar um enorme alvoroço, fazendo renascer no coração dos rubro-negros a esperança de contar com sua casa própria.
A nota do colunista de O Globo relata uma arena para quarenta mil pessoas, na Gávea, que ficaria pronta para suprir as possíveis ausências do Maracanã e do Engenhão durante o período de Olimpíadas, em 2016. A nota acaba por ser cheia de pontos extremamente discutíveis. O primeiro é: cabe um estádio de quarenta mil lugares na Gávea? Como ficaria o trânsito, o entorno, os estacionamentos, etc. Outra questão seria se os órgãos governamentais disponibilizariam todas as licenças e autorizações necessárias para tal. E uma última pergunta: Seria possível construir em tão pouco tempo uma obra de tamanha proporção?
Foram tantos pontos sem explicação, que rapidamente novas versões surgiram nas redes sociais. A mais palpável delas trata de uma arena para vinte mil pessoas, que seria construída de maneira provisória e já teria até a aprovação do governador Pezão. A idéia da diretoria rubro-negra seria aproveitar esse caráter provisório para, posteriormente, transformar o provisório em definitivo.
Um estádio pequeno pode levar os menores jogos para Gávea e ainda gerar lucros, não só na bilheteria dos jogos mas no programa de Sócio-Torcedor. Dessa forma, os clássicos e partidas mais importantes, que, por conta do apelo, conseguem gerar maiores receitas, seriam disputadas no Maracanã. Seria um luxo ter dois estádios nossos: um de fato e outro de direito.
Que seja feito o melhor para o Flamengo. Mas depois de tantas especulações em único dia, desejo apenas que o torcedor rubro-negro não seja mais uma vez iludido. O tema estádio é um dos poucos que ainda deixam a Nação mexida, pois sabemos que um alçapão rubro-negro pode ir muito além de belos lucros: pode gerar vantagem competitiva nas partidas. Vamos esperar, mas como bons e otimistas rubro-negros, vamos esperar o melhor.
eu acredito mais que será uma arena provisória ano que vem! Não tem como, em princípio, construir um Estádio de 40 mil, pois só para conseguir todas as licenças demoraria muito. MAS JÁ ACHO UMA BOA IDEIA, POIS JÁ FARIA UM TESTE NA GÁVEA, E SE FOSSE SUCESSO, CONSTRUÍA AI MESMO! SRN
Concordo contigo!! Essa estrategia de fazer estruturas provisorias são soluções para viabilizar o projeto do futuro estadio!
A diretoria está acertando nisso ai, o Pezão já aceitou.
Não podemos abrir mão da Gávea e muito menos do Maracanã. 40 mil seria excelente. Numa área nobre da cidade dessas conseguiríamos vender o Naming Right num pulo. Assim como foi a Arena do Palmeiras. Diferentemente se fosse numa área desvalorizada como foi o caso do Itaquerão, que até hoje não vendeu o Naming Right.
SRN!
Concordo com o Alex Guilherme e claro que vai ser um sucesso ou melhor já é um sucesso, vamos da uma força, parabéns diretoria.
P C
Cara na boa essa merda de site que deveria cobrir materias sobre o Mengão ajudar a capitar novos sócios em fim falar bem do mengão mostrar coisas legais da atual diretoria que vem fazendo um trabalho impar no clube que foi saqueado por esses ladroes a anos, essa merda aqui tudo esses blogueiros de merda desse site criticam tudo eles duvidam sentam o pau toda hora parecem que mais torcem pra o mengão se fuder de vermelho e preto do que pelo sucesso do clube, distorcem materias porque eles não vão atrás da fonte não verificam a veracidade nada disso apenas copiam e colam a materia dos outros e depois vão opinar distorcer vão se fuder bando de filhos da puta esse site é pra enaltecer nosso clube coisas boas do nosso clube já me basta o UOL, LANCE, EXTRA e muitos outros jornalecos que falam mau do mengão bando de filhos da puta!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! FODAM-SE
Falando de Brasil as licenças se saírem demoraria em torno de 20 a 30 anos.
Já falei isso até pessoalmente com o Bandeira… Quem manda no Fla não entende o que é nossa torcida… não podemos ser elitistas… tem muito espaço na periferia pra fazer esse estádio e tudo seria mais fácil… mas só pensam em fazer estádio na Zona Sul ou possivelmente na Zona Oeste… Tem ali na Av. Brasil com a Dutra um bom terreno… tem por quase toda a Av. Brasil… tem em Guadalupe… Ricardo… tem na Dutra… tem na Washington Luiz perto ou longe do Arco Rodoviário… mas ninguém enxerga isso… Nada de fazer estádio longe da casa dos riquinhos… ninguém quer se deslocar pra perto dos pobres… mas os pobres são a torcida do Flamengo… ótima administração… 1000 acertos pra cada 2 ou 3 defeitos… mas não ver isso é um desses defeitos… Abraço a todos e SRN.
Concordo em partes com vc, mas infelizmente o futebol hoje em dia, é mais negócio do que paixão. As empresas comerciais vão preferir investir na Zona Sul ou na favela? Veja o exemplo do Corinthians, que está na maior dificuldade para vender os naming rights, pois sua Arena fica num lugar desvalorizado da cidade, e o Palmeiras, antes mesmo de inaugurar o seu, já tinha vendido tudo. Mas a arena do Pal fica numa área nobre…SRN!
Mesmo que for na gáveia, dá para fazer um setor para o povão, com ingresso mais baratos…e sem falar que sempre teremos o maracanã!
Caro Rodrigo, SRN.
Em alguns pontos vc tem razao, mas vamos as observações.
1. Qualquer terreno que vc citou ai o Flamengo teria de comprar.
2. Estadio na Gavea na area nobre como você apartir do ano que vem ja tera duas linhas de metro e aumentaria e muito o valor do patrimonio do clube e faria do Flamengo sim uma potencia ainda maior, se vier o de 40mil, de 20mil nao sou a favor, aliado ao ginasio MCFLA. O Rio tradicionalmente é lotado de gringos que vao despejar dolares, euros, libras na gavea poic mesmos essa area graças a deus é nobre tem a lagoa rodrigo de freitas como cartao postal e aliada do Flamengo.
3. Nossa torcida proporcionalmente é de classe C/D mas a maioria nas classes A/B também sao Flamengo. Precisamos de todas as classes, todos nós somos Flamengo.
A Gavea é nossa, area linda, pra que fazer estadio na periferia se podemos zoar os vascaidos que tem um poleiro na favela de sao januario ?
Um abraço e seja socio, o Flamengo precisa de você.
O ideal era construir um estádio para 40 ou 50mil, pois a torcida do FLA chega em peso, um estádio para 20 mil torcedores só poderia ser usado no Carioca, já que no Brasileiro não comportaria, pois se o FLA estiver bem, vai ser grande a procura. Um estádio também vai alavancar o ST, pois a diretoria abriria compra de ingresso, primeiramente, para o ST, e depois para o restante da Torcida, como acontece com o Corinthians, Palmeiras, Internacional e Grêmio, os quatros de ponta do ST, coincidência ou não, todos tem Estádio próprio. É interessante analisar a questão da luminosidade da Gávea, para não perder a cota de jogos da Globo, pois é transmitida à noite.
No limite entre Niterói e São Gonçalo, a menos de 7 KMs da Ponte Rio-Niterói há um terreno imenso, que pertence a Gerdal e inclusive tem um campo enorme de futebol e que seria o local ideal para se construir o estádio do Flamengo.
Niterói e São Gonçalo juntos têm quase 2 milhões de habitantes, quase todos flamenguistas. O estádio ficando bem próximo da Ponte, não seria difícil pra quem vem do Rio (Capital) e da Baixada Fluminense.
O terreno fica a 1,5 hora da região dos lagos e a 40 minutos da região serrana.
Não há outro terreno que fique tão próximo de tantas regiões.
E a prefeitura de São Gonçalo não dificultaria a construção, pois se trata de uma área que está abandonada. Seria, na verdade uma revitalização para o bairro e valorizaria muito as demais construções da região.
É também uma região sem favelas e tem ônibus pra tudo que é lado.
Estudem a minha sugestão!
tem o terreno do antigo Terra Encantada é maior q a área do Engenhão e ali vai passar o metro tem BRT pra td lado seria uma opção sem contar q é perto do CT do Fla é o melhor lugar pro estádio do Fla
A diretoria deveria romper com o Consórcio, pegar um desses estádios de clubes pequenos e fazer como o Atlético- MG. Fazer o “horto do Fla”. Garanto que teria mais lucro. Maracanã só para jogos muito importantes como finais, liberta e alguns clássicos. Manda esse Consórcio pra PQP. * Me parece que ai já tem um jogo de interesses…sei lá se o Fla já pegou algum com o Consórcio…do contrário, não vejo porque o Fla ficar nessa. Acabaram com o POVÃO, mataram o geraldino, a ELITIZAÇÃO espanta 80% dos torcedores que são povão.
estadio pra 40000 ou mais tem alta despesa e tambem vai devagar tirar o mengao do maraca fazer no maximo para 30000 com cotas de visitantes ja inclusa para carioca,alguns do brasileiro copa do brasil e liberta nas primeiras fazes vendo exemplos do corintias e gremio que nao conseguem lotacao com capacidade de 450000 nao comparando o mengao com eles mas a realidade do futebol brasileiro acho eu q seria augo a pensar agora q na gavea seria augo de dar orgulho seria ja pensou o nosso e no bairro da gavea um dos locais mais caros do brasil pra quem e considerado mulambos seria de calar a boca pra falar de flamengo srn.
https://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2015/03/dirigente-freia-animacao-por-estadio-nao-queremos-vender-sonhos.html
Bem…esta conjuntura é retrato de uma situação política e outra prática no estado…ano que vem, Engenhão e Maracanã ficarão fechados 8 meses…isso não sensibilizaria o estado do RJ, que obrigaria os clubes a jogar em V. redonda, porém a onda de ataques que estão surgindo e irão surgir ao governantes do RJ nos últimos dias e meses…provocou uma emergência e eles precisam desviar a massa. A ideia são as estruturas provisórias para um público até 20 a 25 mil. A coisa boa se isso realmente acontecer…é que a gente no Brasil sabe que depois que uma coisa é fixada é difícil ir lá retirar (vide obras, favelas etc)…e 8 meses é o suficiente para saber problemas no trânsito e segurança. Flamengo tem que aproveitar este momento delicado ( cambada de safados) e entubar as coisas que nós desejamos…primeiro a arena e depois quem sabe estas estruturas provisórias que é um prelúdio para um estádio. Os governantes aqui estão nas cordas ( petrolão, campo de golfe e etc)…o momento de levar os caras ao knock dow é agora…porque se esfriar já era.
Perfeito! É isso que tento explicar aos que criticam as tais estruturas provisórias e só aceitam a idéia de um estádio para mais de 80 mil pessoas, que NUNCA será aprovado em qualquer lugar do município do Rio…
Estádio próprio já!!! Na gávea ou não….não importa!!! Saudações sempre rubro-negras st..
Honestamente, independente do local, 20 mil é subestimar a capacidade da torcida…. isso aqui não é botafogo, flor ou vasquim….
Tenho absoluta certeza, que se construírem de 20 mil, vão se arrepender. Tem que ser de 40 mil pra lá…. e ó que 40 mil também acho pouco.
Há mais o flamengo tem média de público de 20mil…. isso porque temos que sustentar Odebrech e FERJ… já come uma pedaço significativo da arrecadação…. mas com estádio próprio, não haveria aluguel ou “parceiros de lucro”…
Fácil fácil, os custos da manutenção seriam cobertos, além de possibilitar promoções e preços mais acessíveis…
Estádio de 50mil ou mais é o que há…
Se liga, até a porra do Palmeiras, que nem torcida tem, conseguiu, imagine o flamengo, gigante como é….?
Pow Augusto…Os porcos tem torcida sim rssss. Eu sinceramente, acho que um caldeirão com 30 mil está excelente ( desde a década de 70, mais de 70% dos jogos do flamengo tem menos de 30 mil, isto é um dado)…Maracanã faz parte da nossa história tb e os grandes jogos seriam lá…um estádio menor , significa menor custo de manutenção, e tb é interessante pq isso pressionaria um novo acordo ou mesmo uma nova gestão do Maracanã. Em São Paulo a prefeitura não age de má fé, porque ela entende a rivalidade e a importância dos estádios próprios, aqui (RJ) existe má fé e interesses escusos para liberar uma licença.
Se o problema for a necessidade extrema de construir na Gávea, limpe todo o terreno, inclusive demolindo a Sede e transferido esta para outro local e construa o estádio utilizando toda a área, inclusive, construindo um edifício garagem no local.
Acho que é mais fácil achar uma área em outro local para construir uma nova Sede do que achar uma área em bairro nobre para construir um estádio.
Mas faça a transferência antes da construção da nova super piscina.
Wallin está correto. Primeiro o CT e a Arena. Depois o Estádio. Tudo no seu tempo. Os Blues estão ai há três anos. Não dá pra resolver tanto problema do dia para noite. Esse papo de estádio já é inconsequente. Claro que seria maravilhoso, mas ainda não vejo um clube com estádio e sem CT.