Fonte: Magia Rubro Negra
Quem é Rubro-Negro, sabe. Basta entrar em discussão com torcedor do Fluminense e lá vem a célebre frase: ‘’não pipocamos pra vocês em decisões, o placar é de 8×3 para o Fluminense, FREGUÊS, o Fla sempre amarela em jogos decisivos ’’.
O Magia Rubro Negra mostra que não é bem assim. O placar em jogos decisivos aponta uma pequena vantagem para o Flamengo 8×7.
Para chegar aos números finais, usamos os seguintes princípios básicos e justos:
1 – Final – Jogo entre 2 clubes que tem condições de sair ao final da partida como Campeão;
2 – Pontos corridos, triangular, quadrangular, hexagonal, octogonal não possuem finais, a não ser que, EXCEPCIONALMENTE, os 2 clubes cheguem à última rodada podendo ganhar o título, como aconteceu algumas vezes, sendo 1995 o maior exemplo.
Vamos agora as demonstrações dos números.
Campeonato Carioca:
Os tricolores alegam que possuem 8 vitórias contra 3 do Flamengo. Seriam, portanto, os anos de 1919, 1936, 1941, 1969, 1973, 1983, 1984 e 1995.
Desses 8, 3 não são reais. Não podem ser computados em jogos decisivos e explicaremos os motivos.
1919 – O Estadual do Rio de Janeiro foi disputado por 10 clubes. A fórmula de disputa era pontos corridos, turno e returno, quem fizesse mais pontos seria o campeão. Naquela época a vitória valia 2 pontos. Na classificação final, o Fluminense terminou com 34 pontos e o Flamengo com 28. O Flamengo perdeu os 2 clássicos que fez contra o Fluminense, sendo que no último, o que os tricolores alegam ser a primeira final envolvendo os clubes’’, apenas o Fluminense jogava pelo título. A diferença era de 4 pontos a favor do Fluminense faltando 2 rodadas, ou seja, o Flamengo precisaria ainda de uma nova vitória na última rodada e de uma derrota do Fluminense para o América, para ainda forçar jogo extra.
1969 – Doze clubes disputaram o 1º turno do Estadual do Rio de Janeiro, em turno único. Os 8 melhores avançavam para o 2º turno, carregando a pontuação que tivessem feito no primeiro. Ao final do 1º turno, Fluminense e Botafogo tinham 17 pontos, 2 a mais que o Flamengo. Na penúltima rodada do 2º turno, Aconteceu o Fla x Flu e o Fluminense ainda tinha a mesma vantagem de 2 pontos que trouxe do turno. O Flamengo precisava vencer o clássico, contar com tropeço do rival na rodada seguinte e ganhar seu jogo para garantir o título. O Fluminense eliminou o Flamengo em 1969.
1983 – 12 equipes, 2 turnos com 11 jogos. O vencedor de cada turno garantia vaga na final. Se uma terceira equipe não ganhasse um turno, mas somasse mais pontos no geral, o regulamento previa um triangular. E foi o que aconteceu, com o Flamengo ganhando a Taça Guanabara, o Fluminense a Taça Rio e o Bangu como líder no geral. No triangular, essa foi a ordem dos jogos: Fluminense x Bangu, Flamengo x Fluminense e Bangu x Flamengo.
No primeiro jogo Fluminense x Bangu empataram. Logo, o Fla x Flu não dava a ninguém a chance de ser campeão, pois o Flamengo ainda não tinha jogado no triangular e o Fluminense só poderia chegar aos 3 pontos e o Bangu poderia igualar a pontuação caso vencesse o Flamengo na última rodada. Caso o Fla x Flu terminasse empatado, o Flamengo e Bangu ficariam com um ponto cada e o Fluminense com 2, com o título sendo decidido no jogo Flamengo x Bangu e com qualquer um dos 3 podendo ganhar a Taça. E mesmo com a vitória no Fla x Flu – 1 a 0, gol de Assis – o Fluminense só pode comemorar seu título 3 dias depois, quando o Flamengo venceu o Bangu por 2×0 (caso o Bangu vencesse o Flamengo por mais de um gol de diferença, seria Campeão).
Os anos de 1936, 1941, 1973, 1984 e 1995 são incontestáveis.
Os títulos do Flamengo foram em:
1963: O Flamengo jogava pelo empate para ser campeão e diante do maior público entre clubes (194.603) registrado na história, o empate de 0x0 deu o título ao Flamengo.
1972: Foram 3 turnos, cada um com um vencedor diferente. O Flamengo venceu o 1º, o Fluminense o 2º, o Vasco o 3º. Um triangular para decidir o título foi marcado e essa era a ordem dos jogos: Flamengo x Vasco, Fluminense x Vasco, Flamengo x Fluminense.
No 1º jogo, o Flamengo venceu o Vasco por 1×0. No segundo jogo, o Fluminense venceu o Vasco por 2×0. O Fla x Flu da última rodada do triangular decidiria o título e o Fluminense tinha a vantagem do empate. O Flamengo venceu o jogo por 2×1 e ganhou o título.
1991: Final entre o Campeão da Taça Guanabara o Fluminense e o Campeão da Taça Rio, o Flamengo. Primeiro jogo 1×1, segundo jogo, Flamengo 4×2.
Então, temos hoje, uma pequena vantagem tricolor em finais de carioca, 5×3. Mas está longe de ser aquela superioridade que tanto os tricolores alardeiam.
Existem porém, outros campeonatos, outras competições e por consequência, outros jogos decisivos. Que devem ser contabilizados para chegarmos ao resultado final.
Por exemplo, a Taça Guanabara.
Essa competição foi criada em 1965 para apontar o representante carioca na Taça Brasil Em 1969, a Taça Brasil foi extinta, porém a Taça Guanabara continuou a ser disputada e sendo muito valorizada pelos clubes. Só a partir da década de 90, é que ela perdeu um pouco do seu charme, valendo apenas para apontar um dos finalistas do campeonato.
Flamengo x Fluminense já disputaram 6 finais de Taça Guanabara. O Flamengo venceu 5 e perdeu apenas 1. Vejam a relação:
1966 – Fluminense 3×1 Flamengo – Público: 69.730
1970 – Flamengo 1×1 Fluminense – Flamengo jogava pelo empate – Público: 106.515
1972 – Flamengo 5×2 Fluminense – Público: 137.002
1984 – Flamengo 1×0 Fluminense – Público: 99.898
2001 – Flamengo 1×1 Fluminense (5×3 pênaltis) – Público: 66.191
2004 – Flamengo 3×2 Fluminense – Público: 76.002
O público foi destacado nesses jogos decisivos para acabar com o argumento que “final de Taça Guanabara não conta” – A média de público desses 6 jogos decisivos foi de 92.556 torcedores. Não faz sentido mais de 90 mil por jogo, prestigiarem uma partida que não vale nada não é mesmo?
Por justiça, devemos portanto, considerar a Taça Rio na contagem.
Tivemos apenas 1 decisão envolvendo Flamengo e Fluminense, e o Fluminense levou a melhor ganhando por 4×1, em 2005.
Sendo assim, temos hoje, 8 vitórias do Flamengo, contra 7 do Fluminense. A vantagem é pequena, mas mostra que a história que o Flamengo treme em finais contra o tricolor é lenda !!! É mito !!! Fluminense é freguês, também em jogos decisivos!!!
