Enfim, é Angelim

Compartilhe

Fonte: Mundo Rubro Negro

Ronaldo Simões Angelim, criado na região do Cariri, interior sul do Ceará. Durante a sua juventude não teve os recursos desejados para se dedicar exclusivamente ao futebol. Junto com os treinamentos no Icasa, nos quais já era possível observar um jogador de potencial, o jovem rapaz era obrigado a ajudar sua humilde família, e por isso ora treinava, ora cavava poços artesianos.

O tempo foi passando e em 1996 Angelim aparecia no clube de Juazeiro do Norte, em 99 no Ceará e após rápida passagem pelo Ituano no ano 2000, desembarcou de volta à sua terra pra jogar no Fortaleza, onde criou raízes e se tornou um dos maiores ídolos do clube da capital Cearense. Mas a data que sobre a qual quero escrever é o dia 2 de fevereiro de 2006.

Nesse dia, Angelim já era zagueiro do Flamengo e logo na sua estreia marcou um de seus 17 gols pelo Flamengo, vitória por 4 x 2 no Maracanã. Angelim finalmente chegava no seu habitat natural. O rapaz de infância pobre, de muita batalha na adolescência e de extrema simplicidade finalmente vestia o nosso manto sagrado.

Angelim é o reflexo do povo Rubro Negro, ele é a personificação da Nação. Guerreiro, humilde e apaixonado pelo Flamengo, assim como todos os membros dessa imensa torcida.

Sua disciplina e respeito ao Manto Sagrado sempre chamaram atenção. Angelim sempre quis os holofotes longe, já que a sua maior vaidade “era ver o Flamengo vencer”, como o próprio diz.

No Flamengo, 10 taças entre 2006 e 2011. E a maior delas, e a mais importante dos últimos 23 anos do clube, o hexa de 2009. E como tudo na vida do Magro de Aço não foi fácil, no começo de 2009 Angelim foi submetido a uma urgente cirurgia no dia 13 de fevereiro para tratar de uma síndrome compartimental aguda, que caso não fosse tratada no tempo certo, poderia causar a amputação da perna do nosso zagueiro. Ficou afastado por quase um mês dos treinos, mas os Deuses Rubro Negros existem e são justos, e já haviam escolhido ele pra ser o responsável por escrever mais um belo capítulo na história do Mengo.

Chega o dia 6 de dezembro de 2009, e num jogo apertado e cercado de tensão, após um escanteio cobrado pelo Pet, Angelim marca o gol da vitória. Não só a vitória do Flamengo, mas a vitória dele, de sua esposa, de sua família. Era a vitória da superação de todos os obstáculos que uma vida dura lhe impuseram. Mengão Hexa, depois de 17 anos campeão brasileiro. E Angelim, finalmente eternizado na memória e no coração de cada um de nós.

Por tudo o que representou, por tudo o que demonstrou, por tudo o que fez, Angelim é colocado ao lado dos maiores ídolos da história do Clube de Regatas do Flamengo. E pra este que vos escreve e que acabou de chegar aos 24 anos, Angelim é o seu maior ídolo.

Me sinto extremamente orgulhoso por poder escrever sobre ele. Pra mim ele é exemplo de liderança, humildade, raça e superação. Angelim venceu na vida, e o Flamengo foi feito pra vencer. O Magro de Aço é eterno, senhores. E qualquer tipo de homenagem que venha a receber, será pouco pelo tamanho do amor que o nosso querido camisa 4 mostrou, mostra e continuará mostrando ao nosso Flamengo.

Enfim, é Angelim!

Igor Pedrazzi

Notícias recentes

  • Manchetes

Copa do Mundo: veja dia, horário e adversário do Brasil nas oitavas de final

Quem é o próximo adversário do Brasil na Copa do Mundo?   O Brasil segue…

29/06/2026
  • Manchetes

Brasil vira nos últimos minutos, supera Japão e está classificado para a próxima fase da Copa do Mundo

Como foi o jogo do Brasil x Japão, pela Copa do Mundo 2026?   O…

29/06/2026
  • Manchetes

Lucas Paquetá sente dores e é substituído em jogo do Brasil x Japão, pela Copa do Mundo

O que aconteceu com Lucas Paquetá em jogo do Brasil x Japão? A Seleção Brasileira…

29/06/2026
  • Destaque

AO VIVO E COM IMAGENS: assista ao jogo do Brasil x Japão, pela Copa do Mundo

Brasil busca vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo A bola vai rolar…

29/06/2026
  • Destaque

Esportiva Bet paga odd 18 para Vini Jr marcar gol ou assistência em jogo do Brasil x Japão, pela Copa do Mundo

Esportiva Bet lançou odd especial para jogo do Brasil hoje A Seleção Brasileira entra em…

29/06/2026
  • Manchetes

Boto desabafa sobre mudança de postura do Flamengo na busca por reforços: “Gastamos muito nas últimas janelas”

O que disse José Boto, diretor de futebol do Flamengo, sobre reforços?   José Boto…

29/06/2026