Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Flamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeos
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Flamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeosFlamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeos
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Chat
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

Enfim, é Angelim

Milton Medeiros
Milton Medeiros
Publicação: 22/04/2015
Nenhum comentário
Atualização: 22/04/2015
Compartilhar

Fonte: Mundo Rubro Negro

Ronaldo Simões Angelim, criado na região do Cariri, interior sul do Ceará. Durante a sua juventude não teve os recursos desejados para se dedicar exclusivamente ao futebol. Junto com os treinamentos no Icasa, nos quais já era possível observar um jogador de potencial, o jovem rapaz era obrigado a ajudar sua humilde família, e por isso ora treinava, ora cavava poços artesianos.

O tempo foi passando e em 1996 Angelim aparecia no clube de Juazeiro do Norte, em 99 no Ceará e após rápida passagem pelo Ituano no ano 2000, desembarcou de volta à sua terra pra jogar no Fortaleza, onde criou raízes e se tornou um dos maiores ídolos do clube da capital Cearense. Mas a data que sobre a qual quero escrever é o dia 2 de fevereiro de 2006.

Nesse dia, Angelim já era zagueiro do Flamengo e logo na sua estreia marcou um de seus 17 gols pelo Flamengo, vitória por 4 x 2 no Maracanã. Angelim finalmente chegava no seu habitat natural. O rapaz de infância pobre, de muita batalha na adolescência e de extrema simplicidade finalmente vestia o nosso manto sagrado.

Angelim é o reflexo do povo Rubro Negro, ele é a personificação da Nação. Guerreiro, humilde e apaixonado pelo Flamengo, assim como todos os membros dessa imensa torcida.

Sua disciplina e respeito ao Manto Sagrado sempre chamaram atenção. Angelim sempre quis os holofotes longe, já que a sua maior vaidade “era ver o Flamengo vencer”, como o próprio diz.

No Flamengo, 10 taças entre 2006 e 2011. E a maior delas, e a mais importante dos últimos 23 anos do clube, o hexa de 2009. E como tudo na vida do Magro de Aço não foi fácil, no começo de 2009 Angelim foi submetido a uma urgente cirurgia no dia 13 de fevereiro para tratar de uma síndrome compartimental aguda, que caso não fosse tratada no tempo certo, poderia causar a amputação da perna do nosso zagueiro. Ficou afastado por quase um mês dos treinos, mas os Deuses Rubro Negros existem e são justos, e já haviam escolhido ele pra ser o responsável por escrever mais um belo capítulo na história do Mengo.

Chega o dia 6 de dezembro de 2009, e num jogo apertado e cercado de tensão, após um escanteio cobrado pelo Pet, Angelim marca o gol da vitória. Não só a vitória do Flamengo, mas a vitória dele, de sua esposa, de sua família. Era a vitória da superação de todos os obstáculos que uma vida dura lhe impuseram. Mengão Hexa, depois de 17 anos campeão brasileiro. E Angelim, finalmente eternizado na memória e no coração de cada um de nós.

Por tudo o que representou, por tudo o que demonstrou, por tudo o que fez, Angelim é colocado ao lado dos maiores ídolos da história do Clube de Regatas do Flamengo. E pra este que vos escreve e que acabou de chegar aos 24 anos, Angelim é o seu maior ídolo.

Me sinto extremamente orgulhoso por poder escrever sobre ele. Pra mim ele é exemplo de liderança, humildade, raça e superação. Angelim venceu na vida, e o Flamengo foi feito pra vencer. O Magro de Aço é eterno, senhores. E qualquer tipo de homenagem que venha a receber, será pouco pelo tamanho do amor que o nosso querido camisa 4 mostrou, mostra e continuará mostrando ao nosso Flamengo.

Enfim, é Angelim!

Igor Pedrazzi

Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Copa do Mundo: veja dia, horário e adversário do Brasil nas oitavas de final

1

Brasil vira nos últimos minutos, supera Japão e está classificado para a próxima fase da Copa do Mundo

1
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

AO VIVO E COM IMAGENS: assista ao jogo do Brasil x Escócia, pela Copa do Mundo

11 3
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

Boto desabafa sobre mudança de postura do Flamengo na busca por reforços: “Gastamos muito nas últimas janelas”

5 4

Zenit mira contratação de Léo Ortiz e aguarda possível saída de Nino para avançar por zagueiro do Flamengo

12 62
Brasileirão

Flamengo quer Arrascaeta 100% para próximo jogo

22 5

CBF antecipa janela de transferências, e Flamengo poderá inscrever contratações antes da 19ª rodada do Brasileirão

31 5
Libertadores

Adversário do Flamengo na Libertadores, Cruzeiro anuncia contratação de companheiro de Messi na Seleção Argentina

12 33

Técnico campeão pelo Flamengo é demitido de time que disputou a Libertadores 2026

3 2
Comentários Recentes
  1. Vitor em Com eliminação do Uruguai na Copa, trio do Flamengo deve ficar fora da intertemporada em Portugal

    Num pode dar férias agora não. Arrasca sempre volta das férias mal. Se tirar férias agora, esse ano não joga…

  2. sampietro em Interesse da Europa faz Alex Sandro e Danilo considerarem saída do Flamengo; entenda a situação

    Todos , em todos os setores, preferem a Europa ao Brasil. a gente vê aí na midia.

  3. sampietro em Flamengo volta a atacar Gerson em ação judicial: “Descumpridor de contratos”

    Quem tem olho grande não entra na China e nem na gávea.

  4. Eliezer Rocha Dos Santos em Flamengo divulga lista de relacionados para a intertemporada em Portugal

    Luís Araujo não vai??

  5. José Carlos em Interesse da Europa faz Alex Sandro e Danilo considerarem saída do Flamengo; entenda a situação

    Podem ir pro Porto. Assim o Flamengo olha mais pra base e dar mais chances ao Daniel Sales, a base…

Flamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeos

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo