Flamengo mira vaga na semi do NBB diante do São José

Compartilhe com os amigos

Fonte: GE

Em toda a história do NBB, o Flamengo nunca ficou de fora da semifinal da competição. Na noite desta quinta-feira, às 19h30, a equipe mira uma vitória sobre o São José no ginásio Lineu de Moura para se garantir na etapa e, assim, manter a escrita das últimas edições. Mas, para atingir a meta, terá que passar por um adversário que não deve dar a vaga facilmente. Como um revés significaria o fim da temporada para os joseenses, eles prometem ter uma atuação melhor do que no último jogo e para forçar o quinto e decisivo duelo do playoff. O SporTV transmite ao vivo o confronto, e o GloboEsporte.com faz a transmissão em tempo real.

O caminho para o Flamengo se classificar é mais curto. Como vence a série melhor de cinco por 2 a 1, carimba a vaga com uma vitória já nesta quinta. Para o São José, a classificação só vem se vencer o Rubro-Negro agora e, depois, triunfar no quinto e último jogo do playoff.

O fato de a partida ser de “vida ou morte” para o time do interior de São Paulo é visto pelo Flamengo como motivo de alerta. Marcelinho é um dos que pedem atenção redobrada para o embate na casa do adversário.

– Sabemos que vamos enfrentar um time que estará jogando tudo, já que se eles perderem estarão eliminados. Eles têm jogadores vencedores e que podem desequilibrar uma partida, como Caio, Valtinho, Laws, Dedé… É preciso ter muita atenção para gente poder fechar a série, que é o que nós queremos. Sabemos que precisamos jogar bem, como aconteceu na terça. Só que quando nós jogamos muito mal no segundo jogo no Rio. Embora tenhamos tido chance de vencer, acabamos perdendo. Por isso, temos que entrar focados para não desperdiçar a chance de fechar a série – alertou o jogador.

O técnico José Neto reforça o coro do camisa 4. Ao fim da terceira partida do playoff, em que os flamenguistas venceram por 86 a 68, o comandante elogiou a postura defensiva da equipe. Para vencer nesta quinta-feira, deseja que a postura defensiva seja mantida.

– Na partida de ontem, conseguimos ter o controle de jogo pela defesa. Não é nada fácil defender a equipe de São José, que sabe usar bem suas peças. Muito mérito da atitude dos nossos jogadores que conseguiram executar muito bem o que tínhamos planejado. Ofensivamente jogamos melhor coletivamente e pudemos manter uma regularidade. Playoff é assim: cada jogo tem sua história. Vamos para esta próxima partida tendo consciência da necessidade de jogar ainda mais forte se queremos sair com mais uma vitória, que nos dá a passagem para a próxima fase da competição – destacou.

Enquanto o Flamengo espera manter a atuação do último jogo, o São José quer atuar de forma completamente distinta. Para o técnico Luiz Zanon, a receita para ter chances de superar o Rubro-Negro é jogar “no ápice” das condições físicas, técnicas, táticas e emocionais. Algo que ele acredita que faltou ao time na terceira partida da série.

– Se você ver cada jogo desse playoff, foi assim: no primeiro, eles sobraram. No segundo, nós, mordidos, buscamos. No terceiro, eles mordidos e buscaram. Espero que agora continue essa escrita. Nós mordidos, eles mais descontraídos, para buscarmos essa vitória e forçar o quinto jogo. (…) Sabemos da qualidade deles. O Flamengo não tem todas essas conquistas se não tivesse esse bom trabalho. Mas isso tem que ser um fator de motivação. Vamos buscar em cima de um grande. É mais gostoso você ganhar de quem você não pode, do que em cima de quem você pode – comentou Zanon.

Os dois primeiros confrontos da série, aliás, são apontados pelos joseenses como uma prova de que é possível empatar o playoff. Após perder o primeiro jogo por uma larga diferença, o São José deu o troco na partida seguinte. Essa reação serve para inspirar o time neste momento. O armador Valtinho, capitão da equipe, espera por uma postura diferente do duelo dessa terça-feira, 28.

– No último jogo, não tivemos essa força para reverter uma situação. Começamos até bem, mas no segundo quarto desandou e não conseguimos reverter o quadro. Coisa diferente do jogo no Rio, em que conseguimos jogar forte, físico, os 40 minutos. Eles não conseguiram fazer bolas fáceis. No último jogo, parecia que estávamos sem força, não conseguindo. Amanhã é dia de disso. De ter contato, não deixar jogar fácil, não deixar contra-ataque, não deixar bandejas… Isso tem que ser os 40 minutos, porque se você der cinco minutos de bobeira, eles fazem. Temos que estar com essa pegada, essa volúpia. Assim, com certeza nós dificultamos o jogo. E não deixando eles abrirem uma diferença, chega no último quarto e tudo pode acontecer – disse.

Confira a programação da série entre Flamengo (2º) 2 x 1 São José (11º)

23/04 – Flamengo85 x 62 São José – Ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio
25/04 – Flamengo 76 x 82São José – Ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio
28/04 – São José 68 x 86 Flamengo – Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos
30/04 (19h30) – São José x Flamengo – Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos

* a data de uma possível quinta partida ainda não foi divulgada

Compartilhe com os amigos

Veja também