Flamengo tem o maior lucro da história do futebol brasileiro

Compartilhe

Fonte: ESPN

Mesmo sem nenhuma venda significativa, o Flamengo conseguiu em 2014 o maior lucro da história do futebol brasileiro. Segundo balanço financeiro divulgado nesta semana, o clube teve um superávit de R$ 64,311 milhões na última temporada e deixou para trás o Santos, que carregava a marca até então. O time da Vila Belmiro fechou 2005 com um faturamento de R$ 63,167 milhões impulsionado por seus ‘meninos’.

Com a transferência de Robinho para o Real Madrid e de Léo para o Benfica, dentre outros, o alvinegro praiano faturou R$ 93,577 milhões somente com a negociação de direitos federativos de seus jogadores.

A cifra foi responsável por 69,1% de toda a sua arrecadação naquele ano.

Para finalmente virar uma ‘máquina de fazer dinheiro’, o Flamengo se apoiou em outras receitas. Foram apenas R$ 19,7 milhões com transações de atletas – sendo que uma fatia considerável desses recursos ainda não entrou em caixa devido ao ‘calote’ do Al Nassr na saída de Hernane.

O vice-presidente de finanças Rodrigo Tostes conta com futuras vendas para melhorar ainda mais a sua situação.

“Precisamos disso para que possamos fazer um investimento ainda maior, sempre surge uma outra oportunidade, mas não se concretiza. O Rodrigo Caetano (diretor executivo de futebol) trabalha nisso diariamente. Ele sabe que é importante vendermos para melhorarmos a nossa situação”, afirma Tostes ao ESPN.com.br.

Os prejuízos recorrentes ficaram para trás no Flamengo: em 2012, foram R$ 62,452 milhões de déficit, por exemplo.

Nesse processo, mesmo sempre mencionada, a dependência em relação às cotas de TV vem sendo reduzida a cada temporada.

Os R$ 115 milhões de direitos de transmissão que enchem seus cofres correspondem atualmente a 33% de todas as suas receitas. Logo em seguida, surgem os R$ 79,946 milhões em patrocínios – fruto de seu primeiro ano com máster e ainda anúncio nas mangas. Por fim, a contribuição da massa: foram R$ 40 milhões com bilheteria e R$ 30,375 milhões com o programa de sócio-torcedor.

Com uma dívida líquida de R$ 698 milhões, o Flamengo não se dá por satisfeito e ressalta que a situação ainda não é totalmente tranquila.

“Não mesmo. Por isso, temos que manter essa política financeira. Não podemos passar a sensação de que o problema está resolvido. Podemos dizer que tiramos o doente da UTI, mas ele segue dentro do hospital”, analisa o vice de finanças Rodrigo Tostes, que discorda que a ‘libertação’ do clube virá somente em 2018, ao fim do pagamento dos empréstimos bancários.

“Não acredito nisso de que você não pode fazer futebol com dívidas. Desde que assumimos, tivemos um aumento exponencial de arrecadação de mais de 80%. Nossa despesa, por outro lado, segue igual, não deixamos de gastar. A gente aposta basicamente no seguinte: em construir uma instituição forte; um clube forte também no futebol; e desenvolver um trabalho de credibilidade explorando todo potencial que temos”, conclui.

Ver comentários

  • Impressionado com a competência dessa diretoria! Pelo visto se ficarem no clube pelo menos mais uns dois mandatos, atingiremos proporções ainda mais gigantescas!
    Com essa diretoria estamos caminhando para sermos de nível europeu!

    Vida longa aos blues!!

  • Da muito orgulho ler uma noticia dessa!
    Galera vamos pegar o link da noticia da ESPN e compartilhar com nossos amigos Rubro Negros!
    #VamosFlamengo
    SRN

  • oque dizer dessa diretoria, se ficar mais uns 10 anos atingi rimos a marca de gigantes europeus Vida eterna aos blues!!!

    • Gustavo atingiremos se a torcida comprar a briga virando st, senão jamais chegaremos. Fato

  • Sempre que vejo uma.materia sobre a divida semprw dizem que a divida ainda esta em.700 milhoes, nessa materia se ve que ela.esta em 698 m liquidos,.e.no balanço do vlube em 500 e poucos m. Liquidos, ate quando vao se fazer materias e dizer o valor correto.

    • A diretoria estabelece em 577 em função de um carater tecnico-contábil das antecipações da TV, descontando essas antecipações, a dívida esta em 650. Mas qualquer que seja o critério adotado, a divida atual é menor que a passada

  • Temos que fazer campanha para a reeleição do bandeira em galera o cara e super competente , eu apoio vida longa aos blues.

  • Se o Flamengo explorar todo potencial que tem irá pagar todas as dívidas e ter dinheiro para o estádio próprio, assim o Flamengo fica muito forte, esse renda ainda é o começo de que o Flamengo pode ter, o Flamengo pode mais ainda... Tem que pagar logo essas dívidas pois assim dá pra investir muito no futebol e estrutura e assim colher frutos de títulos internacionais e nacionais por anos seguidos!

Notícias recentes

  • Destaque

Treinos e voo para Portugal! Flamengo divulga programação semanal durante disputa da Copa do Mundo

Flamengo fará intertemporada em Portugal durante a Copa do Mundo O elenco do Flamengo se…

21/06/2026
  • Notícias

Palpites, escalações e mais sobre Uruguai x Cabo Verde

Quais as expectativas de Uruguai x Cabo Verde, na Copa do Mundo? A Copa do…

21/06/2026
  • Notícias

Paquetá revela importância de Raphinha para a Seleção Brasileira

Lucas Paquetá também projetou próximo jogo do Brasil e falou sobre parceria com Vini Jr.…

21/06/2026
  • Destaque

Flamengo sinaliza proposta ‘astronômica’ para contratar Danilo, do Botafogo; veja valores

Quanto o Flamengo ofereceu para contratar Danilo? O volante Danilo, do Botafogo, é um dos…

21/06/2026
  • Destaque

Jogador do Flamengo critica estreia de Rayan em jogo do Brasil x Haiti, pela Copa do Mundo

Como foi a atuação de Rayan, ex-Vasco, em jogo do Brasil x Haiti? A vitória…

21/06/2026
  • Destaque

FIFA define arbitragem para jogo do Brasil x Escócia, pela Copa do Mundo

Quem será o responsável por apitar o jogo do Brasil x Escócia? A Seleção Brasileira…

21/06/2026