Caros Rubro Negros,
Eu sou daqueles torcedores que não gosta de perder nem par ou ímpar. Não gosto de ver o Flamengo perder nem amistosos… Digo isso para que vocês possam imaginar como fiquei no domingo passado, quando fomos eliminados pelo Vasco, nas semifinais do campeonato carioca. Hoje não entrarei em polêmicas com arbitragem, com a desimportância do campeonato, com o nosso técnico que pode estar com a cabeça voltada para a galera de Higienópolis, com o fato de que nossos “rivais estaduais” estão cada vez menores, um que comemorou fervorosamente titulo da taça Guanabara e o outro que comemorou de forma efusiva a primeira vitória em 3 anos do “campeonato à parte”( Isso se chama dar IBOPE. Obrigado, vices ). Nada disso importa agora.
Hoje, gostaria de falar brevemente sobre o time, o elenco e a continuidade do ano de 2015 para o Flamengo.
Pensando com a cabeça no lugar, mesmo com a eliminação precoce e o mico diante do Nova Iguaçu, mesmo assim o time e o elenco do Flamengo são superiores ao de seus adversários do RJ. A eliminação se deu por diversos fatores, entre os quais vou me ater agora à falta de foco do nosso time e a elogiável vontade de eliminar o Flamengo que foi vista na galera da camisa feiona que vem acumulando vices desde o homem chamado Vasco da Gama saiu de Portugal a procurar uma nova rota para Índia…
Porém, ter o melhor elenco ou o melhor time do RJ hoje quer dizer muito pouco no cenário nacional. Para disputarmos o campeonato Brasileiro com esperanças de disputarmos na parte de cima da tabela, e também para brigarmos por titulo na Copa do Brasil fica claro que precisamos de reforços.
Dessa forma vamos à avaliação do elenco:
No gol vamos bem, Obrigado. Paulo Victor tem se mostrado a altura da tarefa de defender o gol da torcida mais bem vestido do país. Em termos de zagueiros também podemos passar o ano bem, principalmente se o Samir conseguir sair do DM. Na lateral direita temos hoje o Pará…é um jogador que certamente divide opiniões…os seus detratores ( entre eles eu ) reclama da sua pouca utilidade ofensiva. E os seus defensores dizem que se trata de um jogador que apresenta regularidade e que defensivamente. O fato é que não temos um substituto para ele. O Luis Antônio não tem jogado bem nem na posição dele…que dirá improvisado… Na lateral esquerda eu admito que tinha ficado “cabreiro” com a contratação do Armero…mas as últimas atuações do Anderson Pico ( e suas forma física sempre arredondada ) me fizeram achar uma boa a contratação do colombiano.
Na meiuca, falando dos volantes…Não sei se é o caso de termos de contratar…o Jonas parece ser um jogador promissor, e se conseguir ter equilíbrio para não repetir atitudes como a da jogada com o Gilberto, tem tudo pra ser titular no nosso time. Márcio Araujo, Cárceres e Luis Antônio, cada um com suas peculiaridades e limitações, podem ser úteis e compor o nosso elenco para a maratona que é o campeonato Brasileiro. E ainda temos o Canteiros, que entre problemas de contusões e alguns “cochilos”, continua a ser a figura mais sóbria no meio campo do Flamengo hoje.
Em termos de meia-atacantes, e atacantes pelos lados continuamos bem. Principalmente se o Everton e o Paulinho conseguirem se recuperar fisicamente. Como atacante, finalizador, temos o Alecsandro, que, assim com o Pará, também gera polêmicas. Se por um lado esta longe de ser o atacante dos sonhos dos rubro negros, também não acho que este seja o maior problema do nosso time hoje, apesar que uma contratação para essa posição também não seria ruim. Mas estamos falando de alguém pra ser titular!!!
Dessa forma, na minha visão ( e na visão de muitos ), a maior necessidade do Flamengo hoje é famoso “camisa 10”, hoje em falta no mercado. Mais do que isso…a procura parece ser pelo falado “medalhão”, pelo jogador com “as costas largas”…aquele que pega assume a responsabilidade…aquele que já chega pra assumir a titularidade…que tem “tarimba” para suportar a pressão de ser o camisa 10 do time de maior torcida do Brasil. Sem esse camisa 10 ficamos reféns de um estilo de jogo…temos muitas dificuldades de criar, principalmente contra times que jogam mais fechados…retrancados…E essa missão se torna ainda mais difícil para a nossa diretoria tendo em vista a louvável política de pés no chão e de responsabilidade fiscal que hoje ( graças a Deus ) é lei no Flamengo.
De todo jeito, com a continuação da Copa do Brasil e com o inicio do Campeonato Brasileiro podemos dizer que a parte que importa do ano esta começando. E ainda não estamos totalmente preparados para ela.
Saudações Rubro Negras!!!
Luiz Henrique Amorim
Qual o caminho devemos seguir, o do Coração, ou o da Razão?. Certamente se o caminho da emoção fosse o mais importante, o coração estaria no lugar do cérebro, ou seja, em primeiro plano. A Nação tem acompanhado a luta dos BLUS, para colocar o nosso Clube nos trilhos da confiabilidade e credibilidade, agora , em apenas dois anos de mandato, já começa aflorar os resultados positivos dessa luta, então, vamos apoiá-los, vamos juntos no caminho da Razão e deixamos as emoções para quando estivermos com base e suporte para curti-las.