Luxa terá 18 dias para preparar o Flamengo para a temporada que se inicia agora… Isso mesmo, o que tivemos nesses primeiros meses do ano foi uma pré-temporada, gorda por sinal!
Durante os últimos 4 meses disputamos 1 Amistoso internacional, o Torneio Super Series, a Taça Guanabara, o Estadual, e as primeiras fases da Copa do Brasil. Foram 24 jogos, 17 vitórias, 5 empates, e apenas 2 derrotas.
Tivemos um aproveitamento de 77,8%, com saldo de 30 gols positivos, 41 gols marcados, e apenas 11 sofridos. Média de 1,7 gols pró por jogo, e 0,45 gols sofridos por jogo. Os números estão bem longe de estarem ruins.
Alguns pontos incomodaram, como o jejum de 311 minutos sem fazer gols na fase derradeira da competição estadual, coincidindo justamente com a queda de rendimento de Marcelo Cirino, e também incomodou o crônico problema da criação das jogadas.
Necessitamos de reforços sim, entretanto, mesmo se não chegarem, o Flamengo pode brigar de igual pra igual com qualquer time do Brasil, com bastante trabalho, e acertando alguns pontos.
Esse período de treinamentos forçados pode ajudar, e muito, o Flamengo para essa temporada. Luxemburgo já faz um belíssimo trabalho a frente do clube, mais do que nunca precisa de tranquilidade para trabalhar nesse período.
A torcida é o termômetro do ambiente do clube, em hipótese alguma podemos deixar desencadear uma crise por uma derrota para um rival de pouca expressão, em um campeonato escroto de pré-temporada, e sendo roubado descaradamente.
Luxa deve mapear as falhas da equipe nessa pré-temporada, e trabalhar com foco total nelas, são 18 dias pra isso. Acredito muito nesse time, nesse treinador, e nessa diretoria, podemos brigar por tudo.
Que comece a temporada 2015.
Saudações Rubro-Negras, Vinny Dunga.