UOL – O presidente Eduardo Bandeira de Mello não poupou elogios ao técnico Vanderlei Luxemburgo pelo protesto contra a censura nesta sexta-feira (3). O treinador do Flamengo fez um pronunciamento para ressaltar a liberdade de expressão e colocou um esparadrapo na boca ao encerramento.
A atitude rapidamente repercutiu entre dirigentes e conselheiros. Nas redes sociais, jornalistas, torcedores rubro-negros e até de rivais apoiaram a manifestação. Desde a noite da última quinta-feira (2), quando o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) reconsiderou o efeito suspensivo e o obrigou a cumprir a punição de dois jogos por críticas à Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro), Luxa amadureceu a ideia de fazer um pronunciamento.
Antes do treinamento da manhã do feriado de Sexta-feira Santa, o técnico conversou com os dirigentes e muito foi falado sobre a “lei da mordaça”. A partir daí, surgiu a ideia de protestar com o esparadrapo na boca para representar a luta contra a censura. Resultado: apoio irrestrito e sucesso com a maioria da torcida.
“Foi uma grande ideia. O nosso treinador é experiente e está acostumado aos embates. O Vanderlei tem o apoio de todos no Flamengo. Concordamos, pois ele foi impedido de trabalhar. É natural que fique indignado. Essa repercussão é comum contra qualquer ato ditatorial. A opinião pública repudia isso e não seria diferente neste caso”, afirmou o presidente rubro-negro Bandeira de Mello ao UOL Esporte.
Perguntado se teme alguma nova denúncia do TJD-RJ (Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro) por conta da manifestação do técnico, o mandatário do Flamengo respondeu com convicção.
“Não temo mais. É um direito assegurado pela constituição. O Flamengo não vai se calar. Isso é um ponto fundamental em nossa luta contra tudo o que acontece atualmente no futebol do Rio de Janeiro”, encerrou.
Relembre o caso
Vanderlei Luxemburgo foi punido com dois jogos por criticar à Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro). O Pleno do TJD recusou o efeito suspensivo, aprovado pelo STJD na sequência e revogado de forma definitiva na noite de quinta-feira (2).
Na ocasião, o técnico declarou que os jornalistas deveriam dar “porrada” na federação ao reclamar do regulamento do Estadual, principalmente da regra para inscrição de apenas cinco jogadores das categorias de base.
Segundo o departamento jurídico rubro-negro, a declaração de Luxemburgo aconteceu apenas em tom de crítica e sem qualquer incentivo a violência, já que foi mal interpretada. O clube reafirmou apoio irrestrito ao treinador e também publicou uma nota de repudio. O auxiliar técnico Deivid comandará o time no clássico contra o Fluminense, domingo, às 18h30, no Maracanã.

Repetirei aqui o mesmo post de outro comentário!
ATENÇÃO DIRETORIA!
A função do técnico é cuidar do time e não de
políticas do futebol. Não dêem “asas a cobra” por que é o Flamengo quem
vai pagar o pato. Um dos maiores problemas desse Luxemburgo sempre foi a
lingua. Se vocês querem autorizá-lo a dar declações que não seja a
respeito do time, que por sinal vem jogando um futebol sofrível em algumas partidas, façam a rescisão do contrato de técnico e entreguem uma
diretoria pra ele dirigir, afinal o desejo dele é ser Presidente do
Flamengo um dia, então por que não antecipar logo esse desejo? Estamos em ano eleitoral, acordem, esse “Luxemburgo não é marinheiro de primeira viagem…”
Valeu euriquete e rubensete.
Kkkkkkkkkk Você só pode estar de brincadeira…
Você tem todo o diretor de dar a sua opinião e eu tenho o meu direito de discordar. A questão é essa. A ditadura acabou, ou você é a favor de uma?Bom, eu não portanto apoio todas a declarações do Luxa.
hahahaha comédia!
O Luxa pode estar até exagerando, mas quando falou em dar porrada ele estava se referindo a penas a criticas, ele quis tirar o dele da reta é claro pelo excesso de contusões e desfalques pro cartões no time e disse que a imprensa não deveria pegar tão pesado com ele e sim com a Federação que fez o Regulamento, mas sempre no sentido de cobrar e fazer criticas a ela. Até ai o que ha demais? E não é a imprensa que se arvora na maior defensora da liberdade de expressão e ela própria a pratica sem nenhuma regra, nenhuma lei ou limite? Não é ela que destrói ou constrói qualquer reputação e se julga o maior poder por isso desde que derrubou um Presidente da República? Então por mais esdruxula que seja toda essa indignação do Professor tem lá um grande sentido de razão ainda mais porque ele sente que isso é uma coisa tendenciosa e dirigida.
Esse Luxemburgo sempre foi um oportunista! Quem tem que bater de frente com essa merda de FERJ é a diretoria e não ele.
O Luxa pode estar até exagerando, mas quando falou em dar porrada ele estava se referindo a penas a criticas, ele quis tirar o dele da reta é claro pelo excesso de contusões e desfalques pro cartões no time e disse que a imprensa não deveria pegar tão pesado com ele e sim com a Federação que fez o Regulamento, mas sempre no sentido de cobrar e fazer criticas a ela. Até ai o que ha demais? E não é a imprensa que se arvora na maior defensora da liberdade de expressão e ela própria a pratica sem nenhuma regra, nenhuma lei ou limite? Não é ela que destrói ou constrói qualquer reputação e se julga o maior poder por isso desde que derrubou um Presidente da República? Então por mais esdruxula que seja toda essa indignação do Professor tem lá um grande sentido de razão ainda mais porque ele sente que isso é uma coisa tendenciosa e dirigida.