Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Flamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeos
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Flamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeosFlamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeos
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Chat
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

Sr. Waldemar lembra apresentação desastrada e diz: ‘Trabalho foi melhor da história do Fla’

Coluna do Flamengo
Coluna do Flamengo
Publicação: 24/04/2015
7 Comentários
Atualização: 24/04/2015
Compartilhar

Fonte: ESPN

“O novo técnico do Flamengo é o senhor Waldemar”.

Nunca um anúncio causou tanto furor na Gávea.

“Waldemar é o c…, p…! Vai tomar no c…! Waldemar é a p… que o pariu!”, gritam os torcedores presentes, insatisfeitos com o nome apontado para comandar o Flamengo em um momento de crise, em outubro de 2003, após a demissão de Oswaldo de Oliveira, que fazia campanha ruim no Campeonato Brasileiro.

Era Waldemar Lemos de Oliveira, treinador que somava apenas passagens por times pequenos do Rio, além da equipe B do Fluminense e das seleções de base do Brasil, até então na carreira. E, curiosamente, auxiliar e irmão do demitido Oswaldo.

“E por que o Waldemar, hein?”, questiona Cícero Melo, repórter dos canais ESPN, a Eduardo Moraes, o Vassoura, assustado diretor do time rubro-negro.

Vassoura, porém, parece imobilizado. Tenta falar, mas as palavras não saem.

“A gente tem que pensar no melhor para o Flamengo, achamos que a torcida é muito importante. São 10 jogos, e o Waldemar é uma pessoa de confiança”, explica.

A explicação não convence…

“Ah, ah, ah, fora, Waldemar! Ah, ah, ah, fora, Waldemar!”, bradam os inquisitores.

Mas não teve choro, nem vela: Waldemar ficou, apesar dos protestos.

12 anos se passaram desde então.

E Waldemar nunca esqueceu a apresentação mais desastrada da história do Fla.

“A torcida não me aceitava, porque queria um nome expressivo. Houve muita reclamação, porque eu nunca tinha sido treinador de um clube grande. Tive que pensar duas vezes antes de aceitar o convite, porque estava tendo uma contestação muito grande da torcida, e eu não entendia aquilo. Mas, por fim, a diretoria me convenceu a ficar”, conta o treinador, hoje com 60 anos, em entrevista à Rádio ESPN.

Em pouco mais de dois meses de trabalho interino, Lemos calou os críticos.

Pegou o Flamengo em frangalhos e comandou uma reação espetacular que fez o time terminar o Brasileirão na 8ª colocação, a melhor da equipe desde 1997.

Em dezembro, a torcida já estava mais calma, e todos esperavam a efetivação do técnico. Mas, para surpresa geral, Waldemar foi dispensado.

Mesmo após 6 vitórias, 3 empates e só 2 derrotas em seus 11 jogos.

Um aproveitamento de 63,64%.

No entanto, aquele não seria o fim.

Maior trabalho de todos os tempos

Vivendo anos tenebrosos após a parceria com a empresa de marketing ISL, que faliu e deixou o Flamengo à beira da bancarrota, o time rubro-negro vivia mais uma temporada difícil em 2006. No Campeonato Carioca, ficou na penúltima colocação e só não sofreu um rebaixamento vergonhoso porque a Portuguesa conseguiu fazer campanha ainda pior.

Era hora de acionar Waldemar Lemos.

Ele assumiu o time em 4 de março, e, mais uma vez, teve grande desempenho.

Em suas próprias palavras, foi “o melhor trabalho da história do Flamengo”.

Afinal, uma equipe quebrada, com cinco meses de salários atrasados, foi atropelando rival atrás de rival com goleadas impiedosas e chegou à final da Copa do Brasil, contra o Vasco.

“Foi a maior campanha, o maior trabalho que houve na história do Flamengo. O time estava completamente desacreditado, quase caiu para a Série B do Carioca, e fomos à final da Copa do Brasil. Foi muito especial”, relembra.

Waldemar sabe como foi difícil. Afinal, foi um dos que mais sofreu com os problemas.

“Para você ter uma ideia, no começo daquela Copa do Brasil, a situação era tão ruim que, chegando em Natal para jogar contra o ABC, eu estava entrando no ônibus e um torcedor acertou um ovo minha cabeça. Os jogadores ficaram revoltados, mas nós contornamos. O rapaz que me acertou ficou preso, eu pedi ao delegado e ao segurança do clube que me arrumassem três ovos: um para jogar no cara, um para o pai e outro para a mãe dele. Mas acabei não fazendo isso, porque me convenceram do contrário (risos). Mesmo nesse caso, eu não deixo de pensar na educação das pessoas”, ensina.

“E também já estava tarde, era 1h da manhã, mas acho que a maior mensagem foi dada depois com o trabalho. Ele acabou depois pedindo desculpas, fizeram até entrevista com ele na televisão”, recorda, aos risos.

Segundo o treinador, o clube estava tão endividado que não conseguia pagar nem os fornecedores e prestadores de serviço. Com isso, muitas vezes os atletas ficaram horas esperando a diretoria dar algum jeito de bancar um ônibus para levá-los para casa. Até mesmo estrelas como o atacante Luizão, pentacampeão do mundo, e o lateral Léo Moura…

No entanto, isso só serviu para unir ainda mais o grupo.

“Os jogadores ficavam lá após o treinamento à noite, todos calados, não reclamaram de nada. Juntamos um grupo de muito caráter, e tínhamos um líder muito grande, o [zagueiro] Fernando, que era capitão e tinha muita representatividade, mas que algumas vezes o clube não reconheceu”, ressalta.

“Por isso que eu digo que, de todas as épocas, esse foi o maior trabalho que o Flamengo já fez na sua vida”, torna a enfatizar Waldemar.

A inesperada demissão

22 de maio de 2006.

Lemos comanda o treino do Fla pela manhã. Seu time está na final da Copa do Brasil, que só será disputada após a Copa do Mundo da Alemanha. No Brasileirão, porém, a equipe patina, e vinha de uma derrota por 2 a 1 para o Cruzeiro, de virada, no Mineirão.

Na Gávea, a diretoria se reúne. Em seguida, o comandante é chamado.

Menos de três meses após assumir a equipe rubro-negra e levá-la de maneira heróica a uma final, mesmo sem pagamentos, o treinador é avisado que está demitido. No mesmo dia, o Fla anuncia Ney Franco, técnico revelação do Ipatinga, como seu novo técnico.

O mesmo Ney Franco que havia sido eliminado por Waldemar nas semifinais da Copa do Brasil.

O golpe é duro demais para Lemos, que veria pela televisão “seu” time vencer o Vasco na decisão e conquistar a Copa do Brasil no Maracanã lotado.

Na súmula do jogo, porém, consta que o treinador campeão foi Ney Franco da Silveira Júnior.

“Eu fiquei chateado demais com a saída, não tem como negar…”, confessa.

“Mas depois tive reconhecimento de muitos jogadores, que vestiram camisas com meu nome nas finais e dedicaram a mim o título”, lembra.

“A gente sabe como é… Eu não aceito, mas o futebol brasileiro é isso aí…”, lamenta.

Por que foste demitido, então, Waldemar?

“Acho que nessa época eu estava incomodando muitas pessoas no Flamengo… Eles estariam assinando um atestado de burrice diante do que vinha acontecendo. Porque antes não dava certo com ninguém, passaram grandes treinadores com nome e nada acontecia, e as coisas passaram a dar certo comigo”, opina.

MARCELO FERRELLI/GAZETA PRESS
Waldemar Lemos Flamengo Sao Paulo Campeonato Brasileiro 16/04/2006
Waldemar Lemos durou pouco no Fla em 2006
“Eu estava mostrando a eles o que eu achava certo, que era inadmissível um clube grande do Rio de Janeiro trabalhar daquela maneira. Você tem que contratar poucos jogadores, não trazer uma baciada todo ano para montar uma equipe. Precisava ter organização, padrão e metodologia, cobrar conduta e pessoas com perfil para o seu time”, acrescenta.

Depois disso, Waldemar seguiu em frente. Ainda em 2006, assumiu o Figueirense, e terminou o Brasileiro na 7ª colocação. Passou por vários times brasileiros, como Paulista de Jundiaí, Atlético-PR, Joinville, Náutico, Sport, Atlético-GO, ABC, Vila Nova, entre outros, além do futebol sul-coreano e… jamaicano!

Seu último clube foi o Boavista, no Carioca deste ano. Durou cerca de um mês no cargo, ficando entre 20 de fevereiro e 22 de março. Mais uma vez, foi vítima de um sistema que batalhou durante toda a carreira para tentar mudar. Sem sucesso…

Mas o técnico garante: ainda tem motivação de sobra para trabalhar.

“Jogo bola quase todos os dias e tento colocar em prática as coisas que eu acho que devem acontecer dentro do futebol. Eu estudo muito, leio muito…”, diz.

“É uma pena que as coisas estão assim hoje em dia. Fico muito triste, porque nós estamos perdendo há muitos anos por causa de pessoas que estão mais interessadas em políticas e negócios do que se preocupar com o futebol dentro de campo”, finaliza.

Enquanto isso, Waldemar Lemos espera um convite de um novo time para trabalhar.

E espera também que, ao ser apresentado, seja melhor recebido do que em 2003.

Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
7 Comentários
  • Luiz Coelho disse:
    24/04/2015 às 12:14

    Quem o demitiu? O famigerado kleber Leite.

    Reply
  • Luiz Coelho disse:
    24/04/2015 às 15:14

    Quem o demitiu? O famigerado kleber Leite.

    Reply
  • Weber RC disse:
    24/04/2015 às 14:38

    Mais uma prova do amadorismo do Kleber Leite, para não dizer outra coisa. E ainda se gaba lá na sua coluna.

    Reply
  • JUNIOR disse:
    24/04/2015 às 15:10

    ELE É O CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL DE 2006…. OBRIGADO WALDEMAR LEMOS

    Reply
  • JUNIOR disse:
    24/04/2015 às 18:10

    ELE É O CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL DE 2006…. OBRIGADO WALDEMAR LEMOS

    Reply
  • Almir Albuquerque disse:
    24/04/2015 às 16:12

    Duas coisas: fico triste e envergonhado pelo que o Flamengo fez com esse rapaz. Não a torcida, que é passional e irracional, mas dirigentes estúpidos que demitiram o Waldemar de forma covarde.
    E segundo, o que eu li foi um pequeno retrato de um Flamengo tenebroso, falido e desacreditado no passado recente, que eu espero que não volte NUNCA mais.

    Reply
  • Samilu de Mesquita disse:
    24/04/2015 às 21:24

    Esse foi o flamengo que tivemos que conviver por muitos anos e o pior tudo esses mesmos abutres ainda sobrevoam a Gâvea!

    Reply

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Ex-Flamengo, Vini Jr. entra no ranking de mais dribles na Copa do Mundo após jogo do Brasil x Japão

2

Veja o discurso de Bielsa a Arrascaeta e a todo elenco do Uruguai após eliminação na Copa do Mundo

1
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

AO VIVO E COM IMAGENS: assista ao jogo do Brasil x Escócia, pela Copa do Mundo

11 3
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

Boto desabafa sobre mudança de postura do Flamengo na busca por reforços: “Gastamos muito nas últimas janelas”

11 11

Zenit mira contratação de Léo Ortiz e aguarda possível saída de Nino para avançar por zagueiro do Flamengo

12 62
Brasileirão

Flamengo quer Arrascaeta 100% para próximo jogo

23 5

CBF antecipa janela de transferências, e Flamengo poderá inscrever contratações antes da 19ª rodada do Brasileirão

31 5
Libertadores

Adversário do Flamengo na Libertadores, Cruzeiro anuncia contratação de companheiro de Messi na Seleção Argentina

12 33

Técnico campeão pelo Flamengo é demitido de time que disputou a Libertadores 2026

3 2
Comentários Recentes
  1. Vitor em Com eliminação do Uruguai na Copa, trio do Flamengo deve ficar fora da intertemporada em Portugal

    Num pode dar férias agora não. Arrasca sempre volta das férias mal. Se tirar férias agora, esse ano não joga…

  2. sampietro em Interesse da Europa faz Alex Sandro e Danilo considerarem saída do Flamengo; entenda a situação

    Todos , em todos os setores, preferem a Europa ao Brasil. a gente vê aí na midia.

  3. sampietro em Flamengo volta a atacar Gerson em ação judicial: “Descumpridor de contratos”

    Quem tem olho grande não entra na China e nem na gávea.

  4. Eliezer Rocha Dos Santos em Flamengo divulga lista de relacionados para a intertemporada em Portugal

    Luís Araujo não vai??

  5. José Carlos em Interesse da Europa faz Alex Sandro e Danilo considerarem saída do Flamengo; entenda a situação

    Podem ir pro Porto. Assim o Flamengo olha mais pra base e dar mais chances ao Daniel Sales, a base…

Flamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeos

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo