O Globo – O Fla-Flu deste domingo no Maracanã só não é final de campeonato. De resto, tem tudo o que fez do clássico um dos mais importantes do país. Tem disputa pela artilharia – entre o rubro-negro Marcelo Cirino e o tricolor Fred, ambos com nove gols (juntos com Rodrigo Pinho, do Madureira). Tem título em jogo – o líder Flamengo pode levantar a Taça Guanabara caso vença e haja tropeço do Vasco e empate na partida Botafogo x Madureira. Tem disputa por vaga nas semifinais – o Fluminense, em quinto lugar, precisa derrotar o rival para manter as esperanças de classificação, enquanto o empate já garante o rubro-negro. E tem ainda expectativa de Maracanã lotado: até foram vendidos mais da metade dos 56.843 ingressos disponíveis .
Tudo isso já seria motivo suficiente para tornar o primeiro Fla-Flu do ano especial. Mas o clássico extrapola o que pode acontecer dentro de campo. Fora dele, a rivalidade foi deixada de lado. Flamengo e Fluminense uniram forças contra a Federação de Futebol do Rio (Ferj) e o atual modelo do Campeonato Carioca. Rompidos com a entidade, os dois clubes sonham com a criação de uma liga estadual. Ainda que as duas torcidas ocupem lados opostos e comemorem os seus gols, está previsto um protesto em conjunto contra a Federação não só na arquibancada como dentro de campo. Hoje, na Gávea, torcedores rubro-negros já fizeram um protesto.
No caso do Flamengo, a manifestação ganhou ainda mais força por causa da suspensão de dois jogos do técnico Vanderlei Luxemburgo, por ter feito críticas à Federação.
– Nos últimos anos, não tivemos um Fla-Flu tão badalado como este de agora – disse Wallace.
Luxemburgo não estará à beira do campo e será substituído pelo auxiliar Deivid. O time está confirmado, com a volta do volante Jonas, do lateral-esquerdo Anderson Pico e de Paulinho ao ataque. Éverton, ainda com estiramento muscular, e Canteros, com entorse no joelho, são desfalques.
No Flu, a semana começou turbulenta após Walter abandonar o treino. O atacante pediu desculpas e voltou aos treinos. Porém, está fora do clássico e dos próximos jogos. Aos poucos, a tensão diminuiu, menos a expectativa do técnico Ricardo Drubscky, que fará sua estreia em Fla-Flu. Ele manterá o time das duas últimas vitórias.
– São dois grandes times. Vai ser um bom jogo.
Flamengo x Fluminense
Flamengo: Paulo Victor, Pará, Bressan, Wallace e Anderson Pico; Jonas, Marcio Araujo e Gabriel; Marcelo Cirino, Alecsandro e Paulinho.
Fluminense: Diego Cavalieri, bWellington Silva, Marlon, Gum e Giovanni; Edson, Jean, Gerson e Wagner; Kenedy e Fred.
Juiz: Wagner do Nascimento Magalhães
Local: Maracanã
Horário: 18h30m

Corinthians, Vasco, SP e Fluminense , Atlético-MG com Kalliu, Grêmio principalmente os 4 primeiros corroperam a CBF, federações de SP e RJ, STJD, STJ, parecem o PT que apoia o curintia, e isso provavelmente desde 2005, isso não é teoria, as circunstâncias consequências obvias mostram isso, eles querem mandar em tudo em detrimento do Flamengo, eles tem o alvo em comum que é prejudicar o Mengão, não querem que o Flamengo ganhe mais títulos nacionais e internacionais, só que o Mengão não treme pra nenhum e tem torcida pra fortalecer ajudando a pagar as dívidas e formar timmes fortes, um dos planos maldosos deles é rebaixar o Flamengo, não querem que o Flamengo ganhe mais títulos pois querem aparecer sem merecer pelo futebol, ganhar injustamente, por isso que digo é Flamengo contra tudo e contra todos! SRN!
Corinthians, Vasco, SP e Fluminense , Atlético-MG com Kalliu, Grêmio principalmente os 4 primeiros corroperam a CBF, federações de SP e RJ, STJD, STJ, parecem o PT que apoia o curintia, e isso provavelmente desde 2005, isso não é teoria, as circunstâncias consequências obvias mostram isso, eles querem mandar em tudo em detrimento do Flamengo, eles tem o alvo em comum que é prejudicar o Mengão, não querem que o Flamengo ganhe mais títulos nacionais e internacionais, só que o Mengão não treme pra nenhum e tem torcida pra fortalecer ajudando a pagar as dívidas e formar timmes fortes, um dos planos maldosos deles é rebaixar o Flamengo, não querem que o Flamengo ganhe mais títulos pois querem aparecer sem merecer pelo futebol, ganhar injustamente, por isso que digo é Flamengo contra tudo e contra todos! SRN!