Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Flamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeos
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Flamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeosFlamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeos
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Chat
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

Um ídolo chamado Ronaldo Angelim

Rodrigo Coli
Rodrigo Coli
Publicação: 17/04/2015
16 Comentários
Atualização: 17/04/2015
Compartilhar

Em um futebol recheado da glamour, onde a fama e o dinheiro são mais importantes para a grande maioria dos jogadores do que o próprio futebol bem jogado, resolvi trazer esse ídolo recente de nossa história, que vai contra a tudo o que o futebol moderno nos proporciona. Para os amantes de PSG’s, Chelsea’s e Monaco’s, talvez esse tipo de jogador não tenha espaço e não seja reconhecido. Mas para quem relembra os áureos tempos de Rondinelli, Mozer e Marinho, e louva o jogo simples e eficiente de um verdadeiro zagueiro, Ronaldo Angelim representa muito.

Angelim não escondia suas origens. Pobre, cavava poços no interior do Ceará antes de seu futebol ser descoberto. Nunca perdeu sua essência. Venceu na vida, mas não deixou de ser o mesmo que era antes da fama. Em uma reportagem após o título de 2009, descreveu sua refeição favorita, nada de pratos refinados, ou estrangeiros: angu com frango. “Primeiro eu sirvo só o angu no prato. Abro um buraco no meio dele e coloco o caldo de frango. Só depois de comer tudo isso que eu pego o frango e como a carne. De preferência a do pescoço”.

É muito difícil destacar uma única qualidade de Angelim que explique seu status de ídolo para a maior torcida do Brasil. O gol do Hexacampeonato Brasileiro foi apenas a cereja do bolo de sua trajetória por aqui, marcada pela regularidade, pela raça, pela eficiência e, acima de tudo, pela humildade e simplicidade. Angelim não era brilhante, e nem esteve perto de ser cotado nos grandes clubes europeus. Porém, esteve sempre atuando pelo Flamengo e, especialmente após a chegada de Fábio Luciano, em 2007, se firmou de vez na titularidade da zaga rubro-negra. Além de defender com maestria, se destacava por seus avanços, por vezes até atuando como lateral esquerdo, e pelos gols (foram 18 pelo Flamengo).

Ronaldo Angelim surpreendia em suas entrevistas. A simplicidade era nítida, somada à sua paixão pelo Flamengo. Suas palavras eram tão únicas, tão sinceras e, ao mesmo tempo, tão completas, que não me darei o direito de trazê-las de outra forma que não seja transcritas exatamente da maneira dita por Angelim.

“Se as equipes do Rio não mudar (sic) a forma de jogar, o torcedor das outras equipes não comparecer, o Flamengo vai ser várias vezes campeão estadual, porque a torcida do Flamengo realmente comparece e prestigia os jogadores. Então ali, meu amigo, você tem que correr no mínimo, no mínimo, você tem que correr, dar seu máximo dentro de campo. Se você vai jogar bem ou jogar mal, aí é outra história, mas que você tem que mostrar raça, vontade e correr até o final, você tem, porque a torcida do Flamengo é apaixonante.”

“Eu sou torcedor do Flamengo de coração, e hoje o treinador (…) se ele botar eu pra… tirar eu do time e botar eu pra ir torcer lá no meio da torcida organizada, eu vou torcer, porque eu sou Flamengo de coração, eu quero ver o melhor pro Flamengo, então, independente (sic) de qualquer coisa, eu quero que o Flamengo vença. E eu não tenho vaidade comigo, minha vaidade é o Flamengo ganhar. O Flamengo ganhando, aí pronto, aí é minha vaidade.”

“Eu me considero um torcedor, jogo com a alma. Procuro jogar com raça porque sou flamenguista desde criancinha e o mínimo que posso fazer é correr quando entro em campo.”

Ronaldo Fenômeno, em entrevista à um canal fechado, foi perguntado sobre qual teria sido o melhor zagueiro que ele já havia enfrentado durante toda a carreira. Respondeu com Maldini, mas quis fazer um adendo sobre um, em especial, que ele nunca havia enfrentado. Era Ronaldo Angelim. Segundo o próprio Ronaldo, “ele não é um jogador rápido, mas tem uma colocação impressionante. É um jogador que não faz faltas, correto, e que está sempre no lugar certo, na hora certa. É um jogador que eu gostaria de ter ao meu favor”. Na realidade, Ronaldo Angelim tem uma marca histórica: nunca foi expulso de campo pelo Flamengo.

Sei que o texto foi grande, mas poderia ter escrito muito mais sobre esse jogador fantástico de nosso clube. O que me desaponta é o fato de a diretoria nunca ter organizado um jogo de despedida para ele. O mesmo que, após marcar o gol mais importante da carreira e da história recente do clube, pegou um ônibus, na Gávea, desceu no Flamengo, e ficou esperando, sozinho e em uma rua escura, a esposa o buscar, enquanto toda a Nação parava o país em sua comemoração. Este era Ronaldo Angelim.

 

Rodrigo Coli

Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
16 Comentários
  • Valdir Frota disse:
    17/04/2015 às 16:45

    idolo?? que nada, angelim foi apenas um jgador mediano. Se ele foi idolo, zico, junior foi o que??????? Deuses entao ne.

    Reply
    • Paulo Sérgio disse:
      17/04/2015 às 17:11

      Cara o que você define como ídolo? Para mim ele é mais ídolo que Léo Moura. Esse cara pediu pra ir pro banco por que estava velho e lento ele pediu isso para ajudar o flamengo enquanto o Léo Moura ajudou a tirar vários técnicos do time. Um ídolo não se mede na técnica e sim na história.

      Reply
      • Sandro Morgan disse:
        17/04/2015 às 19:19

        Paulo Sergio, PERFEITO!!! Angelim está eternizado. OBRIGADO POR TER SIDO FLAMENGO, OBRIGADO POR SER FLAMENGO.

    • Sandro Morgan disse:
      17/04/2015 às 19:20

      Valdir, tu és um imbecil. Se não tiveres algo inteligente para escrever, vai… que é melhor do que ficar escrevendo merda aqui.

      Reply
    • Ibsen Perdigao disse:
      18/04/2015 às 15:22

      valdir, vc nao eh flamengo. sorry man. ou eh casaca ou eh ignorante. muito provavelmente os dois

      Reply
    • Ibsen Perdigao disse:
      18/04/2015 às 18:22

      valdir, vc nao eh flamengo. sorry man. ou eh casaca ou eh ignorante. muito provavelmente os dois

      Reply
  • leosq disse:
    17/04/2015 às 17:56

    esse é IDOLO SIM, NÃO VOU COMPARAR COM NINGUEM CADA QUAL FOI MUITO IMPORTANTE NA SUA EPOCA, MAIS AQUELA COMEMORAÇÃO DO DO GOL DO HEXA VAI FICAR PRA SEMPRE NA HISTORIA!!!!!

    Reply
  • Fernando Lemos disse:
    17/04/2015 às 18:15

    Esse sim, merece todas as homenagens da Nação Rubro-Negra, simbolo de dedicação, comprometimento e humildade. Obrigado Angelim….!!!!

    Reply
  • Valdir Frota disse:
    17/04/2015 às 18:16

    Só foi titular pq nao tinha outros mais ou menos.

    Reply
    • Sidiclei Borges disse:
      17/04/2015 às 20:23

      Bipbipbipbip, um anti detectado.

      Reply
  • Andre Do Rio disse:
    17/04/2015 às 18:23

    A diretoria blue é quase perfeita…mas falta uma despedida digna e grandiosa ao verdadeiro RONALDO da nação !!

    Reply
  • Círio Santos disse:
    17/04/2015 às 21:26

    torcida com memoria curta é brabo o cara era vaiado em 90% dos jogos so jogou bem junto com fabio luciano depois disso foi so raiva que fez na torcida os atacantes deitavam e rolavam neymar que o diga da ate nojo de ler esses comentarios de gente carente que sofre de amnesia…. façam o seguinte procurem materias da epocas e leiam os comentarios… era unanime a pedida da saida dele do time e que precisava contratar um zagueiro urgente mas o que ficou na cabeça da torcida foi o gol do titulo fazer o que né

    Reply
  • Círio Santos disse:
    17/04/2015 às 21:29

    é por isso que pedem hernane brocador de volta pq pra essa torcida qualquer perna de pau vira idolo tantos anos mal tratada que ficou com sindrome de vira lata acha que o mediano ja ta bom ACORDEM NOS SOMOS FLAMENGOS E MERECEMOS O QUE TEM DE MELHOR

    Reply
    • Ibsen Perdigao disse:
      18/04/2015 às 15:26

      seu pai eh provavelmente um nada. mas nao vai deixar de ser seu ídolo. alem de tudo alguem aqui disse craque?

      Reply
  • Fernando Lemos disse:
    17/04/2015 às 21:59

    Tem torcedor que nada sabe de Flamengo, quem disse que pra se tornar ídolo tem necessariamente que ser craque. Vamos bem lá atrás e lembrar de Biguá , da lendária linha média Biguá, Bria e Jayme. Biguá era o menos bafejado de técnica, porém o mais festejado pela Nação. Era de uma dedicação invulgar, raça a serviço do “mais querido”. Mais recente vamos lembrar do “Deus da Raça” Rondinelli, pouca técnica, mas capaz de dar o sangue pelas cores rubro-negra. Nunes, o “artilheiro das grandes decisões” também estava longe de ser um craque. Outros e muitos outros na longa e magnífica história do clube. Mas tem muita gente que não consegue enxergar um palmo a frente. Angelim eterno ídolo da Nação Rubro-Negra…!!!!

    Reply
  • Camila Miranda disse:
    18/04/2015 às 13:24

    Belo texto! Angelim foi um gigante em campo, autor do gol mais importante da história recente do Flamengo e sempre com a mesma humildade e simplicidade. Merece muito respeito pela figura humana que é e pela história que escreveu no clube.

    Reply

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Brasil defende invencibilidade de 25 anos em jogos oficiais contra o Japão; veja retrospecto do confronto

Copa do Mundo: jogo do Brasil x Japão vai passar na Globo?

1 1
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

AO VIVO E COM IMAGENS: assista ao jogo do Brasil x Escócia, pela Copa do Mundo

11 3
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

Zenit mira contratação de Léo Ortiz e aguarda possível saída de Nino para avançar por zagueiro do Flamengo

12 62

Chelsea tenta contratação de ex-Flamengo, mas recebe ‘porta fechada’ da Roma

5 8
Brasileirão

Flamengo quer Arrascaeta 100% para próximo jogo

22 5

CBF antecipa janela de transferências, e Flamengo poderá inscrever contratações antes da 19ª rodada do Brasileirão

31 5
Libertadores

Adversário do Flamengo na Libertadores, Cruzeiro anuncia contratação de companheiro de Messi na Seleção Argentina

12 33

Técnico campeão pelo Flamengo é demitido de time que disputou a Libertadores 2026

3 2
Comentários Recentes
  1. Vitor em Com eliminação do Uruguai na Copa, trio do Flamengo deve ficar fora da intertemporada em Portugal

    Num pode dar férias agora não. Arrasca sempre volta das férias mal. Se tirar férias agora, esse ano não joga…

  2. sampietro em Interesse da Europa faz Alex Sandro e Danilo considerarem saída do Flamengo; entenda a situação

    Todos , em todos os setores, preferem a Europa ao Brasil. a gente vê aí na midia.

  3. sampietro em Flamengo volta a atacar Gerson em ação judicial: “Descumpridor de contratos”

    Quem tem olho grande não entra na China e nem na gávea.

  4. Eliezer Rocha Dos Santos em Flamengo divulga lista de relacionados para a intertemporada em Portugal

    Luís Araujo não vai??

  5. José Carlos em Interesse da Europa faz Alex Sandro e Danilo considerarem saída do Flamengo; entenda a situação

    Podem ir pro Porto. Assim o Flamengo olha mais pra base e dar mais chances ao Daniel Sales, a base…

Flamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeos

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo