Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e BastidoresColuna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Chat
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

Vasco: 8 pênaltis em 17 jogos. Não poderia ser de outro jeito.

Milton Medeiros
Milton Medeiros
Publicação: 20/04/2015
8 Comentários
Atualização: 20/04/2015
Compartilhar

Fonte: Mauro Cezar Pereira

O tradicional campeonato carioca já teve momentos terríveis. Como em 1998, quando times se recusavam a disputar partidas nas condições estipuladas à época. O certame foi um festival de jogos definidos no “WO”, com equipes simplesmente não aparecendo e entregando os pontos sem constrangimento.

Houve também o de quatro anos depois, que de tão ruim ficou popularmente conhecido como “Caixão 2002”. Acabou com erros absurdos de arbitragem e numa espécie de semi-anonimato, ignorado pela torcida e até pela mídia, mais atenta ao torneio Rio-São Paulo e à Copa do Mundo, que se aproximava.

Esse disputado em 2015 é de jogar a tolha. Novamente marcado por arbitragens tétricas, decisões de bastidores e tribunais que interferiram diretamente no andamento da competição. Difícil esperar que o torcedor leve esse negócio a sério. Como falar do que se passa nas quatro linhas ignorando o entorno?

Nas semifinais o Fluminense foi a maior vítima. Primeiro com a mudança do segundo jogo com o Botafogo para o Engenhão, o que seria aceitável caso tal decisão não fosse tomada entre as duas partidas, numa canetada. Depois veio a absurda suspensão de Fred por declarações naturais em qualquer ambiente democrático.

Para completar, o Botafogo venceu por 2 a 1 com o primeiro gol numa jogada irregular. O impedimento foi ignorado pela arbitragem. Na segunda etapa, com os alvinegros se arrastando em campo, os tricolores perderam a chance de vencer. Foram incapazes, é óbvio. Mas o que aconteceria se Fred estivesse em campo?

Jamais saberemos, mas podemos imaginar. Como é de se imaginar num ponto do Rio de Janeiro alguém celebrando com euforia a presença de dois aliados em sua festinha particular. O futebol carioca virou mero feudo de alguns. A administração no caos é sempre conveniente para certos personagens.

Flamengo x Vasco. Primeiro vamos deixar claro que esta é a análise dos confrontos decisivos de 2015. Erros do passado, como os que beneficiaram os rubro-negros em 2014 e outros momentos, citamos antes. É só navegar aqui pelo blog para reler. Olhando para os dois últimos jogos, o prejuízo é dos flamenguistas.

Na primeira partida Jonas deveria ter sido expulso. Não foi. Como no segundo o vascaíno Christiano, ao enfiar a chuteira nas costas de Anderson Pico. Gilberto idem, por comemorar o gol lá na torcida, o que deveria lhe custar o segundo cartão amarelo. Discordo de tal recomendação, mas ela existe, logo, deveria ser seguida.

E tudo depois do pênalti absurdamente marcado e que definiu o clássico. É claro que a falha do apito no segundo jogo foi maior e mais decisiva do que a do primeiro duelo. Fica com jeito de “Lei da compensação”. Nada surpreendente. “Erraram contra o Vasco, então se agora foi a favor, qual o problema?”, perguntam alguns.

Infelizmente o torcedor, que na absoluta e massacrante maioria não freqüenta os estádios, ignora isso. Reflexos de nossa sociedade, onde levar vantagem é visto como virtude em muitos casos. No futebol então, poucos ligam para um triunfo conseguido de forma irregular. O importante é vencer, não são poucos os que seguem tal lema.

Há até quem endosse as palavras de Felipe, ex-goleiro do Flamengo. No ano passado ele disse que “roubado é mais gostoso”. Foi logo após ganhar o título sobre o Vasco graças a um gol em impedimento de Márcio Araújo. Situações assim, mais comuns do que gostaríamos, proporcionam a proliferação de personagens nocivos ao futebol.

E eles são os maiores vencedores desse campeonato pífio e patético.

Aqui o post do blog após o título do Flamengo em 2014 com gol em impedimento

***

Vanderlei Luxemburgo não fez o Flamengo jogar uma vez sequer de maneira realmente convincente em 2015. Nem nos 3 a 0 sobre o Fluminense, facilitados pela injusta expulsão de Fred. Na coletiva após perder para o Vasco, dividiu a responsabilidade com o clube inteiro, do presidente ao porteiro. Mas o maior culpado é ele, que inexplicavelmente se valorizou com o interesse do São Paulo, algo que nos ajuda a entender o atual mau momento do time paulista.

Mas a vida de Luxemburgo poderia ser um pouco mais complicada se os repórteres fizessem perguntas mais ligadas ao trabalho dele, aos seus erros e acertos. O técnico ainda se safa com as velhas muletas, desviando do assunto central e levando a conversa para outro lado. Ele é esperto. Cabe aos cartolas serem mais inteligentes. Alguém vai cobrar o treinador? Não pela eliminação, mas devido ao futebol fraco do Flamengo no ano até aqui. Inclusive nos dois jogos ante o Vasco, que fora o pênalti, jogou melhor.

***
Em apenas 17 jogos disputados no Carioca 2015, o Vasco teve oito pênaltis a seu favor, média de quase um a cada duas partidas. O número, altíssimo, é identico à quantidade de penalidades máximas assinaladas para os vascaínos nas 38 rodadas da Série B 2014, quando só a Ponte Preta teve mais (nove). E igual ao número de penais dados a Fluminense e São Paulo, os que mais tiveram esse tipo de infração a favor nas 38 partidas que disputaram na Série A do ano passado. O que você acha disso?

Em 17 jogos os vascaíno igualaram marca dos 38 da Série B 2014

Dos oito penais, dois foram indiscutivelmente bem marcados: o último dos três assinalados contra o Friburguense, que Gilberto desperdiçou; e o diante do Nova Iguaçu, que abriu o placar. Outros dois são discutíveis, na vitória sobre o Fluminense, com o agarra-agarra na área ao ser cobrado um escanteio e que os árbitros eventualmente resolvem apontar, sem muito critério; e o do duelo com o Boavista. Na ocasião, Thales caiu numa jogada na qual a imagem da televisão não deixa claro se realmente ele é tocado por Vitor Faísca. Bem polêmico, mas o árbitro foi muito convicto. Aos 46 minutos do segundo tempo!

Contra quem foram os pênaltis e quais eram os árbitros
A penalidade máxima apontada para os vascaínos diante de Bonsucesso, aos 47 da etapa final, foi absurda, como sem sentido as duas primeiras no jogo com o Friburguense e finalmente o da partida com o Flamengo. Detalhe, dos oito pênaltis dados para o Vasco, quatro proporcionaram vitórias ao time, contra o Fluminense, Flamengo, Boavista e Bonsucesso, os dois últimos nos acréscimos do segundo tempo de partida. Os vascaínos venceram cinco dos seis jogos nos quais tiveram penalidades assinaladas ao seu favor. Somados no campeonato carioca deste ano, Botafogo, Flamengo e Fluminense têm sete penais contra os oito do Vasco da Gama.

Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
8 Comentários
  • Milton Monteiro Filho disse:
    20/04/2015 às 11:55

    Mauro C Pereira, sempre muito lúcido em seus comentários. Quanto ao Vanderlei, sempre praticando a famosa dança daquele elegante do comercial de massa de tomate- Tirando o seu da reta.

    Reply
    • Lucas disse:
      20/04/2015 às 14:13

      Em que momento ele tirou o dele da reta? Não leu a parte que ele diz que tem q ser analisados os erros? Só lê o q te convém?

      Reply
      • Milton Monteiro Filho disse:
        20/04/2015 às 15:09

        Caro Lucas, quando escrevo que o Vanderlei quer tirar o dele da reta e porque fica procurando desculpas para derrota. Quando a verdade o nosso Mengao não tem padra tático.

      • Lucas disse:
        20/04/2015 às 16:47

        Ele não ficou procurando, ele as tinha e era nítido, o flamengo claramente foi melhor no primeiro tempo, mas n tinha jogador por isso o padrão foi perdido no segundo tempo.

  • Milton Monteiro Filho disse:
    20/04/2015 às 14:55

    Mauro C Pereira, sempre muito lúcido em seus comentários. Quanto ao Vanderlei, sempre praticando a famosa dança daquele elegante do comercial de massa de tomate- Tirando o seu da reta.

    Reply
  • Wilberto Trigueiro disse:
    20/04/2015 às 13:39

    Análise perfeita deste excelente comentarista
    Luxa não sabe armar o time. Qual o padrão de jogo do FLA ? Chutao pra frente ? Recuar time feito pequenos ? Se expõe o tempo todo sem marcação adiantada..

    Reply
  • Wilberto Trigueiro disse:
    20/04/2015 às 16:39

    Análise perfeita deste excelente comentarista
    Luxa não sabe armar o time. Qual o padrão de jogo do FLA ? Chutao pra frente ? Recuar time feito pequenos ? Se expõe o tempo todo sem marcação adiantada..

    Reply
  • josé carlos julião disse:
    20/04/2015 às 16:13

    Excelente texto, o Luxemburgo se valorizou as custas do flamengo, pois pegou um time decadente e escapou do rebaixamento, mas vou dizer uma coisa que muitos vão discordar mas é minha opinião, o Jayme com aquele time não correria riscos de rebaixamento e hoje teríamos pelo menos um padrão de jogo, coisa que até hoje eu não vi no flamengo.

    Reply

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Cruzeiro anuncia contratação de Zé Lucas, do Sport; Flamengo tentou acordo com o jogador

1 3

Rossi celebra reencontro com a torcida em jogo do Flamengo x São Paulo, pelo Brasileirão

11
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

Gols do Flamengo: Pedro, Lorran e Bruno Henrique marcam para o Rubro-Negro contra o Olimpia; veja vídeos

25 4
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

Imprensa da Holanda coloca Memphis Depay na mira do Flamengo; veja a apuração do Coluna sobre o tema

4 64

Substituto de Thiago Almada? Atlético de Madrid anuncia contratação de meia do PSG

16 3
Brasileirão

Plata deve ser desfalque em jogo do Flamengo x São Paulo, pelo Brasileirão

9 13

Os escândalos no São Paulo, próximo adversário do Flamengo no Brasileirão

22 7
Libertadores

Adversário do Flamengo na Libertadores, Cruzeiro confirma fratura de atacante recém-contratado por mais de R$ 60 milhões

4 6

Palmeiras tem déficit milionário, Leila Pereira debocha e manda recado ao Flamengo

11 74
Comentários Recentes
  1. PS em Reforço? Flamengo convoca imprensa para anúncio importante de Bap neste domingo

    Creio que ira falar sobre o novo tratamento às comissões aos empresários e CBF para forçar a CBF a inclui-los…

  2. Almir em Flamengo anuncia patrocínio da Lubrax; veja detalhes

    R$ 24,5 milhões por três anos é muito pouco!! Se fosse R$ 24,5 milhões por ano, aí seria diferente.

  3. Gustavo Vinicius Feital em João Gomes é anunciado como novo reforço do Aston Villa; veja quanto o Flamengo vai lucrar

    Três temporadas e meia

  4. Vitor em O Flamengo pode salvar o Atlético de Madrid novamente? O que diz famoso jornal espanhol sobre a negociação por Almada

    Na boa. Caio Jorge seria muito mais útil.

  5. Josefla em Como está a situação de De La Cruz no Flamengo? Veja a apuração do Coluna do Fla

    Na Copa com o Uruguai o Dela Cruz jogou e correu como se não tivesse nada, pq no Flamengo ele…

Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo