Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Flamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeos
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Flamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeosFlamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeos
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Chat
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

‘A obrigação de vencer é a maior derrota dos times brasileiros’

Coluna do Flamengo
Coluna do Flamengo
Publicação: 25/05/2015
Nenhum comentário
Atualização: 25/05/2015
Compartilhar

Fonte: ESPN

A terceira rodada da Série A do Campeonato Brasileiro se foi e o que vimos até aqui foram jogos e mais jogos de baixíssimo nível técnico, média de gols em queda livre – 2,8 na primeira rodada, 1,7 na segunda e 1,5 na terceira – e raríssimas jogadas bem pensadas e executadas.

Um olhar para os campos da “elite” do país e a pergunta inevitável: qual foi a preparação dos times nestes quase quatro meses completos de trabalho? De que serviram os estaduais?

Na prática, pouco ou quase nada. E desta vez apenas Cruzeiro e Internacional ainda estão envolvidos com a Libertadores que sempre tem enorme impacto neste início de competição nacional.

A indigência na forma de jogar das equipes passa diretamente pela cobrança de resultados imediatos. Já virou clichê porque ninguém encontra solução: o Estadual é visto como fase de preparação, quase uma continuação da pré-temporada que ganhou mais dias em 2015. Mas uma derrota para time de menor investimento já balança o treinador.

O raciocínio simplista: “Se está tendo dificuldades contra o time pequeno xxxx, imagine quando enfrentar o yyyy no Brasileiro”. Como se a evolução coletiva com a assimilação de um modelo de jogo fosse uma impossibilidade.

O mesmo vale em caso de título regional. Como o que conta são apenas os três pontos, os triunfos no Estadual não são relativizados. Se há vitória está tudo certo. Até as críticas no próximo revés.

Porque o dirigente não contrata com convicção. Tantas vezes o estilo do técnico nada tem a ver com o elenco do clube. A espera é pela “química” que em alguns casos parece mais uma busca de milagre mesmo.

O planejamento só dura até o jogo seguinte. As avaliações também. Tite já não é mais o melhor técnico brasileiro porque o Corinthians que se dissolve financeiramente não consegue repetir a campanha do início da temporada. Oswaldo de Oliveira é questionado no Palmeiras por não dar liga a um elenco remontado quase do zero. Luxemburgo, considerado o técnico brasileiro ideal para o São Paulo há um mês, está por um fio no Flamengo. Ricardo Drubscky demitido do Fluminense com dois meses de trabalho.

Sempre o resultado. Cobram os três pontos, nem tanto o desempenho. Duas vitórias jogando mal significam “boa fase”. Um empate e uma derrota atuando melhor que os adversários são o início da “crise”. Essa montanha-russa de emoções, ou transtorno bipolar, explica o perde e ganha da grande maioria nas 38 rodadas.

Para piorar, agora há também a obrigação de ser “moderno”. Não por filosofia, mas pela crença de que as chances de sucesso aumentam. Com isso, os treinadores tentam copiar conceitos da Europa, como compactar os setores e pressionar a zona do campo onde está a bola para recuperá-la.

A questão é: o que fazer com ela? Se os dois times trabalham para tirar os espaços, alguém tem que criá-los. Mas como, se mal há tempo de treinar os jogadores para destruir as jogadas? A construção do nosso jogo é deteriorada, incompleta.

Aí surge a “fórmula mágica”: “Falta o camisa dez!” Essa entidade que em um toque na bola vai fazer os setores se sincronizarem com perfeição. Todos vão passar certo, se deslocar no momento correto e finalizar com precisão. Será?

O problema por aqui é que ainda acreditam que se a defesa garantir atrás, um ou dois talentos vão resolver na frente. Isso era na época dos “latifúndios” – campos enormes que pareciam imensos com as equipes espaçadas e cinco marcando pelos outros cinco, mais o goleiro.

Sem espaço você tem que criar movimentos mais complexos, como, por exemplo, iniciar a jogada de um lado, inverter rapidamente e finalizar com um homem surpresa ou as tabelas com infiltrações em diagonal. Perto da meta adversária, o drible que desequilibra a defesa.

Só que isso exige qualidade nos fundamentos, especialmente o passe. A jogada precisa ser mais elaborada, não basta apenas esperar o erro do rival. No país que consagrou, pelos resultados, vários times de ligações diretas e bolas aéreas, com um ou outro craque para decidir, é um choque de realidade. Triste.

Sigamos, pois, entre uma pelada e outra esperando dias melhores, em que a pressão insana por vitórias não seja a maior derrota dos times brasileiros.

Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Veja o motivo de Leonardo Jardim convocar jogadores da base para intertemporada em Portugal

1 1

Rossi surpreende com atitude antes de viagem para jogos do Flamengo em Portugal

6 2
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

AO VIVO E COM IMAGENS: assista ao jogo do Brasil x Escócia, pela Copa do Mundo

11 3
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

Zenit mira contratação de Léo Ortiz e aguarda possível saída de Nino para avançar por zagueiro do Flamengo

12 62

Chelsea tenta contratação de ex-Flamengo, mas recebe ‘porta fechada’ da Roma

5 8
Brasileirão

Flamengo quer Arrascaeta 100% para próximo jogo

18 5

CBF antecipa janela de transferências, e Flamengo poderá inscrever contratações antes da 19ª rodada do Brasileirão

30 5
Libertadores

Adversário do Flamengo na Libertadores, Cruzeiro anuncia contratação de companheiro de Messi na Seleção Argentina

12 33

Técnico campeão pelo Flamengo é demitido de time que disputou a Libertadores 2026

3 2
Comentários Recentes
  1. Vitor em Com eliminação do Uruguai na Copa, trio do Flamengo deve ficar fora da intertemporada em Portugal

    Num pode dar férias agora não. Arrasca sempre volta das férias mal. Se tirar férias agora, esse ano não joga…

  2. sampietro em Interesse da Europa faz Alex Sandro e Danilo considerarem saída do Flamengo; entenda a situação

    Todos , em todos os setores, preferem a Europa ao Brasil. a gente vê aí na midia.

  3. sampietro em Flamengo volta a atacar Gerson em ação judicial: “Descumpridor de contratos”

    Quem tem olho grande não entra na China e nem na gávea.

  4. Eliezer Rocha Dos Santos em Flamengo divulga lista de relacionados para a intertemporada em Portugal

    Luís Araujo não vai??

  5. José Carlos em Interesse da Europa faz Alex Sandro e Danilo considerarem saída do Flamengo; entenda a situação

    Podem ir pro Porto. Assim o Flamengo olha mais pra base e dar mais chances ao Daniel Sales, a base…

Flamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeos

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo