Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Flamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeos
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Flamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeosFlamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeos
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Chat
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

Ao tirar ídolo do Corinthians, Flamengo pode dar passo para ser o mais forte

Milton Medeiros
Milton Medeiros
Publicação: 30/05/2015
23 Comentários
Atualização: 30/05/2015
Compartilhar

Fonte: Mauro Cezar Pereira

Nos últimos dois anos e cinco meses, o Flamengo tem sido elogiado por sua postura austera. Reduziu dívidas de 2011 para cá enquanto rivais aumentaram as suas. A política de recuperação econômica não pode significar uma âncora que mantenha o futebol do clube lá no fundo. Em algum momento seria preciso fazer algo.

Esse momento, pelo jeito, não virá de uma só vez, com dezenas de contratações, como fez o Palmeiras no começo de 2015. Mas pode estar apenas começando. Para melhorar o time de futebol é preciso dinheiro. Guerrero é caro? Muito. É caríssimo. Eu pagaria tanto por ele? Provavelmente não. Mas não sou dirigente de clube.

Nosso papel, como jornalistas, é informar e, diante dos fatos, se for a função, emitir opinião. Os cartolas da Gávea asseguram que dão passo do tamanho das pernas. Em alguns meses saberemos se é verdade, se o Flamengo fez o investimento pesado na hora certa. Até porque pelo menos mais uma aquisição deverá acontecer em breve.

Só o tempo dirá se o clube fez investimento dentro das possibilidades, se era a hora certa ou houve precipitação. Saberemos quando os salários forem pagos em dia, ou não. Com Guerrero, o Fla pode ter dado passo errado. Mas também pode ter iniciado uma fase de superioridade. Pode colher frutos dos tempos de economia.

Pois o clube não está pagando impostos e escalando uma equipe mediana há dois anos e meio por acaso. É óbvio que em algum momento teria que reforçar seu elenco. A intenção é contratar pelo menos mais um bom jogador nas próximas semanas. Em dezembro dispensar alguns em fim de contrato e buscar melhores para 2016. Mas o planejamento precisa estar correto e a escolha dos reforços tem que ser bem feita. Por sinal, o novo técnico Cristóvão Borges passa a ser ouvido ao assumir o time.

Se não pagar caro por novos “Carlos Eduardos”, jogador que chegou em 2013 custando muito e com futebol mediano, o Flamengo pode ficar forte. Seria o resultado de tudo aquilo que tem sido feito. Com o maior faturamento do país, se equilibrar dívidas com receita, cada vez mais ampliará seu poderio econômico. Caminho que absurdamente o Corinthians abandonou depois de ganhar o Mundial da Fifa.

Não existe mágica. Um dia isso aconteceria. Os resultados dependerão, agora, da questão técnica, na escolha dos nomes certos e na utilização dos novos atletas. Com salários em dia, óbvio. E é preciso, pois patrocinadores, bilheteria, sócio-torcedor entre outras fontes de renda dependem da existência de um time competitivo.

Se bem formado, ele custa e gera dinheiro. Parte da mídia, especialmente de São Paulo, se acostumou a elogiar a postura dos dirigentes que assumiram o Flamengo os últimos dias de 2012. Acha correto (e claro que é) reestruturar o clube. Mas talvez os colegas imaginassem que o time carioca ficasse pela eternidade só pagando os atrasados, sem se reforçar, sem aprimorar o elenco. Para resumir, quietinho, sem ameaçar!

Vivo na capital paulista há 22 anos, gosto muito daqui e sou grato a ela pelo que me proporcionou. Portanto, observo com facilidade o bairrismo de lado a lado. O poderio econômico de São Paulo é incomparável. E o time de fora do Estado mais capacitado para desafiar os paulistas é o Flamengo, pela popularidade e força nacional.

O que Cruzeiro, Atlético e Internacional fizeram nos últimos anos é estupendo. Com alcance mais regionalizado e poderio econômico inferior, desafiaram a todos, com sucesso. Mas ampliaram, demais, as suas dívidas. No caso rubro-negro as possibilidades são obviamente mais amplas. Ou seja, caso o Flamengo se fortaleça de verdade e não caia (novamente) em mãos erradas, será mais poderoso.

Talvez alguns gostem de ver o clube da Gávea pagando contas e com time modesto, sem assustar, sem ameaçar, sem fazer cócegas. Se deparar com uma possível mudança de realidade deve mesmo assustar. Botafogo, Fluminense e também o Vasco tentam, cada um à sua maneira, se reorganizar. Todos precisam fazer isso. Todos!

Nos últimos tempos vimos os maiores times de São Paulo atrasando salários e ampliando dívidas. Fato é que o maior defeito do futebol carioca parece ter contaminado os vizinhos. É o momento de imprensa e torcida paulistas questionarem os cartolas que levam a tal cenário. É fácil identificá-los.

Daí a reação de quem ficou assustado ao ver o Flamengo tomar o ídolo do Corinthians. Algo inimaginável há algum tempo, com o “Flalido”, como os rivais chamavam, e o “Poderoso Timão” em extremos. Vamos à calculadora então. Somemos os vencimentos de Vágner Love e Cristian no Corinthians. Dá mais do que o Flamengo vai gastar com Paolo Guerrero, incluindo os encargos. Que tal questionar quem fez isso?

Quanto custa o salário mensal de Alexandre Pato? Mais do que o Flamengo vai gastar com Paolo Guerrero a cada 30 dias. Sem falar do valor pago ao Milan, € 15 milhões (R$ 52.395.000 pelo câmbio do dia). Se diluirmos tal cifra pelos quatro anos de contrato, como o Flamengo fez com os R$ 12 milhões por Guerrero, teremos, mensalmente, mais R$ 1,091 milhão mensais pagos pelo atacante emprestado ao São Paulo. Fora salários.

Além disso, ao voltar para o Brasil Pato abriu mão de luvas para defender o Corinthians. Assim, o clube ficou com 40% dos direitos. Ao Corinthians restaram 60%. Outro exemplo? Qual o investimento feito pelo Atlético, com apoio de investidores, para ter o argentino Lucas Pratto? Dá um valor próximo do que o Flamengo pagará por Guerrero. Tecnicamente inquestionável, mas financeiramente, vão questionar também?

Podemos discutir, hoje, essas contratações do Corinthians. Ou os R$ 28 milhões que o Internacional pagará em quatro anos para ter Anderson, reserva como foi nos seus útimos anos na Europa. Também é possível analisar os 22 reforços do Palmeiras. Entre eles o suspenso Dudu, que teve metade de seus direitos adquiridos por R$ 9,5 milhões. Fora um ótimo salário. Mas a reformulação verde quase que só recebe elogios.

Por sinal, as contratações palmeirenses nos últimos meses foram capitaneadas por Alexandre Matos, executivo de ótimo trabalho no Cruzeiro. Mas que participou, também, da contratação de Júlio Baptista, o mais caro nome do elenco bicampeão brasileiro, que chegou num carro-forte e ficou quase sempre na reserva. Ele também custa mensalmente mais do que o Flamengo vai gastar com Guerrero.

Nenhum desses casos gerou as críticas de quem hoje aponta o “erro” do clube carioca por começar a se reforçar. Chega a ser pretensioso. Antes de saber se os salários serão pagos em dia, a pessoa já sentencia que tudo será colocado a perder. Vamos bater novamente na tecla da paciência: esperar, ver o que acontece com as finanças rubro-negras e então formar opinião. Para que tanta pressa?

Dirigentes tradicionalmente gastam mais do que podem. Os rubro-negros atualmente no poder discursam na contra-mão desse conceito. E asseguram que os vencimentos de Guerrero são compatíveis com o que têm. Um dos colegas da imprensa de São Paulo, preocupadíssimo com as finanças rubro-negras, previu que os demais jogadores irão se revoltar com os salários do peruano. Ele já vê a crise.

Talvez imagine que a queda técnica do Corinthians se deva ao salário de Pato. Mas este chegou a um clube campeão de tudo e superestimado. Guerrero desembarcará num elenco razoável para bom, nada mais. Pode acontecer a revolta de alguns, é claro, embora seja bizarro um time que está na zona de rebaixamento não gostar da chegada de um atacante que pode ajudá-los a sair de lá, da manjada “zona da confusão”.

O efeito também pode ser inverso. Quando mostra a todos que está disposto a formar um time mais forte, o Flamengo acena para outros bons jogadores com um pacote atraente. Promete pagar em dia e colocar gente boa ao lado para jogar. No mais, a situação é simples. Se o clube atrasar salários, voltar a ampliar suas dívidas e cometer erros como no passado, esses cartolas serão criticados. Serei um dos primeiros da fila.

Antes, qualquer pitaco é adivinhação. Com essa curiosa preocupação com as finanças do clube carioca, demonstrada por setores da mídia, especialmente em São Paulo. É óbvio que os bairristas, assumidos ou não, temem um time de outro Estado forte.

Sugiro que se unam ao este blogueiro no que temos feito há algum tempo, destacando a gastança maluca de times cujas dívidas só crescem. Se você ainda não entendeu nada, clique aqui para conferir um post recente. Tenho certeza de que uma rápida leitura irá clarear as idéias. Defendo, sim, que todos os clubes gastem o que podem, cada um dentro de sua realidade, de acordo com suas condições. Viver a realidade!

Que estabeleçam políticas salarias compatíveis com o faturamento. Que paguem em dia. Assim, ficarão mais fortes. O Flamengo ameça se fortalecer, mas mesmo que ocorra, vai levar tempo, Guerrero não basta. Cabe à direção não gastar mais do que pode, escolher os jogadores certos, ter capacidade administrativa e na gestão do futebol, além, claro, de uma dose de sorte, como tudo na vida. E bom senso.

Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
23 Comentários
  • Romaquis Ribeiro disse:
    30/05/2015 às 15:06

    Que medo esses caras tem. Sabem que o fla equilibrado dificilmente ficará fraco.
    PRESTEM ATENÇÃO!!!!!
    O BASQUETE JÁ DOMINAMOS OS ESPORTES OLÍMPICOS EM GERAL ESTAMOS VOLTANDO, NO RIO SOMOS OS MAIORES NO FUTEBOL NO BRASIL ISSO SERÁ EM BREVE!!!

    Reply
  • Daniel Torres disse:
    30/05/2015 às 15:11

    Vi essa reportagem, MCP falou tudo! É isso que assusta a imprensa paulista! 2016 É o nosso ano!

    Reply
    • Gabriel Braga disse:
      30/05/2015 às 16:04

      2016 é só o começo!

      Saudações Rubro-Negras!

      Reply
  • Christopher Vanelli disse:
    30/05/2015 às 15:16

    Mauro Cesar Pereira pra mim eh o melhor comentarista de futebol na atualidade, ele fala tudo que vê, e sem ser bairrista, e tudo que ele falou eh verdade, mengao rumo ao topo! SRN

    Reply
    • Bruno Guimaraes disse:
      30/05/2015 às 16:28

      Convido a todos lerem a entrevista com a Ernest Young, aqui na página, conheçam como o Fla vai dominar o futebol Sul americano! Metas: Ajudar o futebol brasileiro a crescer, pois só assim, com o bolo crescendo, poderemos rivalizar de igual p igual com os europeus.
      ST desde 2013!

      Reply
  • Gean Medeiros disse:
    30/05/2015 às 15:27

    Mauro matando a pau como sempre…
    como homenagem.. deixo aqui o meu sincero e caloroso: CHUPEM GAMBAS!!!

    Reply
    • Gabriel Braga disse:
      30/05/2015 às 16:07

      Cara como é gostoso ler o mimimi desses gambás nojentos.

      Tomara que o Elias venha também, que além de ser mais um ótimo reforço, deixaria a gambazada mais puta!

      Reply
      • Gean Medeiros disse:
        30/05/2015 às 16:20

        kkkkkkkkkkkkk tá lá duro, pé rapado, salário atrasado… pra ficar só s curtir um lepo lepo aheuhaeueaueh
        faltando só o Diego nesse time agora… se trouxer o Elias mesmo vai ter que trazer o Maicon tbm pra deixar ele felizinho kkkkkkkkkkk

    • Bruno Guimaraes disse:
      30/05/2015 às 16:26

      Convido a todos lerem a entrevista com a Ernest Young, aqui na página, conheçam como o Fla vai dominar o futebol Sul americano! Metas: Internacionalizaçao do elenco.
      ST desde 2013!

      Reply
  • Thalmus Domingos disse:
    30/05/2015 às 15:46

    Para mim Mauro Cesar Pereira tem, quase sempre, uma visão lúcida sobre o
    futebol. Sempre vi ele se perder quando o assunto era Luxemburgo, deve
    ter tido algum atrito quando o ex-treinador do Fla passou pela emissora. Em relação à esta matéria, é
    o que eu acredito. Só o futuro vai mostrar se o investimento esta
    dentro da realidade financeira do clube. Pessoalmente, acredito que
    está. No início do ano tínhamos 30 milhões para contratações, diminuímos
    quase 1 milhão da folha do elenco com as dispensas e empréstimos,
    estamos no lucro. Se a contratação do Guerrero tivesse estourado as
    finanças, não estariam falando sobre mais uma contratação de peso, que
    deve ocorrer muito em breve, pelo menos assim espero. SRN

    Reply
  • Gabriel Braga disse:
    30/05/2015 às 16:00

    Tô muito feliz com nosso Mengão. Nem tanto pelo Gurrero em si, que embora seja um excelente jogador e uma ótima aquisição, não é um cracasso espetacular.A felicidade é pelo que essa contratação significa, pois quem diria em 2013, quando os blues assumiram, que dois depois o falido Flamengo conseguiria comprar o melhor jogador do Corinthians, que acabava de ser campeão mundial e muita gente dizia que seria o Bayern de Munique brasileiro por causa do seu poderio financeiro?

    Eu me sinto satisfeito também por estar contribuindo com o fortalecimento do clube que eu amo, pois desde abril de 2013 sou sócio torcedor (40352) e é muito bom saber que estamos mesmo no caminho certo.Sei q aqui mesmo muita gente já dizia isso mesmo quando as esperanças de contratações de peso eram seguidamente frustradas, mas agora temos a confirmação de que em breve nós seremos o Bayern brasileiro.

    Reply
    • Rodrigo Andrade disse:
      30/05/2015 às 16:06

      E nem precisa esperar sentado hein!!!

      Reply
    • Bruno Guimaraes disse:
      30/05/2015 às 16:25

      Convido a todos lerem a entrevista com a Ernest Young, aqui na página, conheçam como o Fla vai dominar o futebol Sul americano! Metas: Dominar o cenário sul americano no Basquete(já conseguiu), Vôlei e Remo.
      St desde 2013.

      Reply
      • Ruan disse:
        30/05/2015 às 20:40

        Manda o link…

      • Bruno Guimaraes disse:
        31/05/2015 às 08:49

        https://209.133.202.26/~colunadoflamengo/2015/05/conheca-a-visao-da-ey-sobre-a-reestruturacao-rubro-negra.html

    • Leandro Araújo disse:
      30/05/2015 às 20:43

      Sou sócio torcedor desde novembro de 2013 e contribuo com o Fla em dia com 20R$ mensais, no que posso ajudar o Flamengo tô ajudando e não tenho benefícios pq moro em Natal, há mais de 15 anos ! E agora fico feliz que as contas estão equilibradas e poderemos finalmente montar um time melhor ! Nada do Flamengo, tudo pelo Flamengo !

      SRN ST414112

      Reply
  • Rodrigo Andrade disse:
    30/05/2015 às 16:12

    Achei que esse dia iria demorar mais tempo (sei que não chegou completamente ainda ) pois o Flamengo estava muito atrás dos outros, mas graças a incompetência dos outros clubes esse dia chegará com alguns anos de antecedência !!!
    Eu sabia que o Flamengo dominaria o futebol brasileiro, mas não em 2016 ou 2017, mas somente em 2019 pra frente, mas os outros estão nos alcançando em dívidas e nós se distanciando a cada ano em arrecadação, acredito que em 2016 seremos os mais forte no futebol, mas somente em 2017 dominaremos de verdade igual o Bayern na Alemanha !!!

    Reply
    • Bruno Guimaraes disse:
      30/05/2015 às 16:23

      Convido a todos lerem a entrevista com a Ernest Young, aqui na página, conheçam como o Fla vai dominar o futebol Sul americano! Meta: atingir 40% da receita dos grandes Europeus.
      ST desde 2013!

      Reply
  • [email protected] disse:
    30/05/2015 às 16:53

    Quem diria, a pouco tempo atras começo de 2013 o Flalido como era chamado o Flamengo assumido pelos blues . E poderoso timão falado que ia ser o bayer Munique do Brasil por causa do seu poderio financeiro estavam aos extremos das pontas.
    Hoje 2015 o mundo gira pode ter certeza que gira.
    Continuam nos extremos so que trocaram de pontas. O Blues trouxeram o maior ídolo gambasence como simbolo da virada, e é só o começo.
    O Flamengo volta ao lugar onde nunca devia ter saído o trono.
    E os gambas também voltam de onde nunca devia ter saído , se não fossem o papai lula. Do lixão

    Meu sincero e calouroso. Chupa Gambas, lula, neto seus sang sugas.

    Vou está assistindo de camarote, a devolução da arena, debandada de jogadores, chuvas de processos trabalhista e cíveis.

    Que dó das galinhas kkk

    Viva os blues

    Reply
  • Elvis Presley disse:
    30/05/2015 às 18:39

    Esse é o melhor jornalista esportivo do Brasil. O resto é torcedor disfarçado que joga para galera, tipo foxsports radio e band, rizek, eu nem assisto, é abjeto o bairrismo e a soberba desses caras que falam 90% do tempo de sp e 10% dividido para o restante do Brasil. Não dá.

    Reply
  • Ruan disse:
    30/05/2015 às 20:39

    Mauro Cézar Perreira – o melhor comentarista esportivo do Brasil! #semMais

    Reply
  • Thomaz disse:
    02/06/2015 às 11:44

    Daqui a (Três anos) O Presidente Da UEFA Champions Leaguer vai convidar o Flamengo a participar da maior competição do mundo! E os gambas vai ficar de boca aberta tudo com inveja.

    Reply
  • Ney Castro disse:
    09/06/2015 às 10:17

    Não quero saber de times paulistas corruptos, quero saber do Flamengo que ganha por méritos!

    Reply

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Ex-técnico do Japão, Zico faz alerta ao Brasil antes de jogo da Copa do Mundo

Torcida do Flamengo esgota ingressos para jogo contra o Benfica durante Copa do Mundo

1
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

AO VIVO E COM IMAGENS: assista ao jogo do Brasil x Escócia, pela Copa do Mundo

10 3
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

Zenit mira contratação de Léo Ortiz e aguarda possível saída de Nino para avançar por zagueiro do Flamengo

8 56

Chelsea tenta contratação de ex-Flamengo, mas recebe ‘porta fechada’ da Roma

4 8
Brasileirão

CBF antecipa janela de transferências, e Flamengo poderá inscrever contratações antes da 19ª rodada do Brasileirão

24 4

Saiba onde assistir ao jogo do Flamengo x Corinthians hoje

8 4
Libertadores

Adversário do Flamengo na Libertadores, Cruzeiro anuncia contratação de companheiro de Messi na Seleção Argentina

12 33

Técnico campeão pelo Flamengo é demitido de time que disputou a Libertadores 2026

3 2
Comentários Recentes
  1. sampietro em Interesse da Europa faz Alex Sandro e Danilo considerarem saída do Flamengo; entenda a situação

    Todos , em todos os setores, preferem a Europa ao Brasil. a gente vê aí na midia.

  2. sampietro em Flamengo volta a atacar Gerson em ação judicial: “Descumpridor de contratos”

    Quem tem olho grande não entra na China e nem na gávea.

  3. Eliezer Rocha Dos Santos em Flamengo divulga lista de relacionados para a intertemporada em Portugal

    Luís Araujo não vai??

  4. José Carlos em Interesse da Europa faz Alex Sandro e Danilo considerarem saída do Flamengo; entenda a situação

    Podem ir pro Porto. Assim o Flamengo olha mais pra base e dar mais chances ao Daniel Sales, a base…

  5. Daniel Lobo em Interesse da Europa faz Alex Sandro e Danilo considerarem saída do Flamengo; entenda a situação

    Alexsandro podia fechar logo com o porto.

Flamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeos

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo