Com Luxa ou sem Luxa? Eis a questão! O que você acha?

Compartilhe com os amigos

Fonte: Falando de Flamengo

Para ter a “cabeça fria” deixei para escrever hoje. Ontem após o jogo debati com diversos amigos que pregavam o mantra “A culpa é do Luxemburgo”. Não que eu seja um defensor dos métodos e forma de trabalho do treinador, até porque não as conheço. Só sei o que vem pela imprensa, sendo assim, seria leviano da minha parte julgar qualquer coisa por esse viés. Avalio que o problema do Flamengo é muito maior do que pensamos. Os primeiros jogos do ano nos deram uma sensação que tínhamos um time pronto e um puta elenco, por isso, ao invés de apenas culpar o treinador, prefiro acreditar que o buraco é muito mais embaixo.

A primeira pergunta que fiz a esses amigos: Quem seria o treinador? Joel, Ney Franco, Renato Gaúcho, quem? Alguns não responderam, outros vieram com a resposta de Abel Braga. Beleza, até gosto do trabalho do Abelão, mas, acho do mesmo nível do nosso “treinero’. Valendo ressaltar que semanas atrás foi disputado a tapa com o mesmo São Paulo que nos venceu com o time misto. Ou seja, Abel, Luxa, Joel, não vai mudar nada! A única mudança que essa equipe pode ter para passar a dar resultado é a contratação de jogadores.

Entendo o trabalho dos ‘blues’, entendo o planejamento, entendo da questão da responsabilidade com o orçamento, mas, também entendo de futebol (um pouco). Com esses jogadores nem mesmo o Guardiola daria jeito. Tudo bem, a maioria dos leitores aqui são Flamengo. E isso quer dizer que sempre consideram que a camisa vá jogar sozinha. Infelizmente, no futebol atual isso é cada vez mais complicado.

Ontem fomos a campo com: PV, Pará, Bressan, Wallace, Pico, Jonas, Canteros, Almir, Everton, Cirino e Gabriel. E ainda entraram: Eduardo da Silva, Mugni e Arthur Maia. Não vou fazer a analise jogador a jogador. Isso demandaria uma semana, mas, faço a pergunta: qual desses seria titular absoluto em qualquer time do Brasil? Na minha concepção nenhum. O Paulo Victor tem até chance na maioria dos clubes, afinal está em uma ótima fase. Depois dele, seria o Cirino, um dos que poderia ter chance em alguns times. Claro, desde que aprenda a não se jogar logo após a driblar o zagueiro, cena patética que me lembrou o Vinicius Pacheco e me fez ter dúvidas sobre a qualidade do “Cirinão da Massa”. Jogador do porte dele não pode ter medo de decidir, não pode se jogar dentro da grande área após ficar com o gol aberto, não pode!

A realidade é que com esse time, vamos ficar entre sétimo e décimo segundo, sem perigos para cair, contudo sem chances de Libertadores. Claro que isso vindo de um time que brigou para não cair em 2014 já é um avanço. Mas, é pequeno demais para o Flamengo. E esse é o problema da política de austeridade. Não que ela deva ser deixada de lado, mas não podemos nos apequenar. O rubro-negro nunca vai se contentar com isso. Por isso dou razão ao Luxa quando ele cobra jogadores, e de jogadores que decidam. Ontem foi uma prova disso. Os criticados Luis Fabiano e Alexandre Pato, com a contribuição dos não menos achincalhados Wesley e Ganso, em 30 minutos deram a vitória ao time paulista. São jogadores diferenciados. Jogadores que decidem. Por isso, acho que por mais que o Luxa tenha grande culpa no cartório, o maior problema ainda é achar quem decida nesse time.

Ontem tínhamos um ataque veloz, mas, que não sabe bater em gol (tá… o Cirino ainda tá dois passos na frente), um meio que não cria, laterais que não sobe e uma zaga que passa alguma segura, eu disse alguma. Não que todos sejam ruins, não é uma critica a todo elenco, pois, todos são medianos. Falta o craque. Por incrível que pareça o único jogador que põe a bola no chão e pensa o jogo (mesmo com todo peso) é o Pico. Sempre para a bola, pensa, tenta o drible ou o melhor passe. O restante vai numa correria desenfreada e de uma pouca inteligência irritante. Um bumba meu boi, um medo de segurar a bola e resolver, que deixa qualquer um de cabelo em pé. A culpa é do treinador? Pode ser, mas, também pode ser da falta de capacidade dos comandados. Sendo assim, com Luxa ou sem Luxa precisamos mesmo é de quem decida dentro de campo. Fora dele estamos muito bem. Temos que resolver o problema dentro das 4 linhas, para que isso não venha afetar o trabalho fora delas.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Coloquem o José Neto como o técnico do futebol também aí o Flamengo voltará a ser temido dentro e fora quando jogar, e eu estou falando sério, pronto!!!

  • Parei no “nem Guardiola daria jeito”. O Flamengo não existe como time coletivo. Simplesmente não existe.

    • Também parei aí, Marcelo! É notória a inexistência de um padrão de jogo e como o time se posiciona mal diversas vezes (atacando, defendendo ou em bolas paradas). Aí, nem colocando o Xavi no meio resolve. Acho que precisamos de reforços, mas gostaria primeiro de enxergar um TIME. Isso me preocupa. É muito cômodo pro Luxemburgo ficar pedindo jogador sem ser questionado sobre como o Flamengo conseguiu perder o Carioca (e jogando muito mal) mesmo tendo o melhor elenco do Rio e a base mais antiga. O Botafogo, por exemplo, era um remendo no começo do ano e jogou melhor coletivamente que o Flamengo.

  • Tudo bem, a torcida comprou a idéia de arrumar a casa…pagar as dívidas e tudo mais…assino em baixo também.
    Mas caramba, os caras estão jogando no FLAMENGO…não é qualquer clube não. E mais…salários rigorosamente em dia….tem que dar aquele algo a mais….tem que capinar sentado num formigueiro sim…..tem que entrar para ser campeão…esse tem que ser o discurso….libertadores seria brinde.
    Estamos pecando no departamento de futebol…tem que haver cobrança. Do treinador ao roupeiro…SRN e ST sempre

    • será que comprou mesmo Sandro’ Leonardo’ kd o nosso carro chefe o ST quantos estão aderindo?? muita reclamação sobre o time, sobre o tecnico mais ajudar mesmo financeiramente que é oque mais o flamengo precisa poucos estão ajudando, querem ajudar mais se tiverem retorno, como assim nem podem ser considerado torcedores os que assim pensam, 6 duzias de cervejas no buteco hoje já deu os 29,90 que o flamengo , precisamos é de dinheiro para contratar e não de choradeira e reclamações em redes socias..

  • Concordo com tudo que disse alias ano passado o fla alem de não ganhar de ninguem fazia mal mal gol antes de luxa, quanto a quem resolve um grande exemplo é o sheik que poderia vir alem de ser um cara vibrante pq o fla parece meio sonolento sem gana, se Paulinho voltar inteiro sem contusões vai ser um grande reforço melhor que Everto que apesar de esforçado e veloz tem um chute horrivel e Cirino que até agora só fez gol em time pequeno e jogos faceis, o Eduardo da Silva é matador porem ainda não jogou em sua posição esse ano, agora fato que precisamos de um 10 3 Canteros tem que acorda do jeito que ele esta até sinto falta do MA…

  • Concordo com a politica de austeridade… mas concordo que tudo tem limite…
    Jogadores que ficaram no mercado poderiam no minimo reforçar o elenco do Flamengo…
    Amaral do Goias foi de graça pro Palmeiras…
    Gabriel do Botafogo foi de graça pro Palmeiras…
    O Ricardo Oliveira… o contrato acabou e o Flamengo nem pra entrar em um leilão pelo salário…
    Arouca eu acho que não foi de graça pro Palmeiras… mas não deve ter sido caro…
    Alguns outros ficaram sem contrato e poderiam vir pra reforças o elenco… mas o que eu quero dizer é que está faltando contratação… mesmo que não venha pra ser a solução… mas que venha pra somar…

    Ricardo Oliveira ganhando 400 mil seria muito melhor que o CE10… um contrato de pelo menos 18 meses ja valia a pena…

    Sheik ganhando 400 mil até o final do ano com chance de renovação tb é uma boa…

    Um ataque com Sheik, Ricardo Oliveira e Cirino já seria bem melhor que o atual.

  • Cristóvão é o nome

    • Se for pra mudar, pra que Cristóvão? Temos o Jaime.

      • Creio q o Cristóvão seja melhor,mesmo sabendo do título q o Jayme ganhou e tals,eu optaria pelo Cristóvão, até pq a nossa diretoria fez uma grande sacanagem com o Jayme ,não creio q ele voltaria a ser técnico. Como seria a confiança dele para com a direção??

  • Eu queria q o andrade voltasse ou colocasse jaime de almeida

  • O caso é que se luxa for pro SÃO PAULO… esse jogo foi muito suspeito…

Comentários não são permitidos.