Fonte: Blog do Rodrigo Mattos / Uol
Construtora do Allianz Parque, a W/Torre procurou a diretoria do Flamengo para falar sobre a construção de um estádio. As conversas ainda são bem iniciais. Até porque o clube não decidiu qual modelo vai adotar para projeto da casa própria que se torna cada vez mais necessária com o imbróglio envolvendo o Maracanã.
Há mais de um ano, dirigentes rubro-negros têm discutido qual a melhor solução para sediar os jogos do times. Entre as alternativas na mesa estão: tentar assumir o Maracanã, firmar uma acordo com parceiros para construção de um arena, ou levantar dinheiro por conta própria.
A quase certeza de um acordo entre a Odebrecht e o governo do Estado para o maior estádio da cidade praticamente elimina a chance de o clube ter a gestão dele. Assim, ganha força a ideia de construir uma casa própria.
Diversos parceiros já sentaram à mesa para sondagens e estudos e não deram certo. Entre eles, estavam a Odebrecht, a OAS e a Luso Arenas. A primeira tem um relacionamento de altos e baixos com o clube por conta dos problemas no Maracanã; as duas outras estão com situação financeira complicada. Aí surgiu a W/Torre.
A empresa procurou o Flamengo com uma ideia de uma parceria nos moldes do que ocorre no Palmeiras. O contato foi confirmado por duas fontes da diretoria rubro-negra. Só que não houve nenhum encontro da cúpula da construtora com o presidente do clube, Eduardo Bandeira de Mello, o que mostra como a conversa está no início.
O blog tentou falar com Walter Torre que não respondeu as ligações. Ele analisa outros projetos de estádios de clube como o do Santos: houve reunião com o presidente Modesto Roma Jr.
Uma questão do estádio rubro-negro é a falta de terreno na cidade do Rio de Janeiro. A ideia de fazer uma arena menor na Gávea não andou. Há ofertas de cidades na Baixada Fluminense como Duque de Caxias, que cederiam o terreno. Neste caso, o modelo econômico teria de ser pensado já que não há grande população de alto poder aquisitivo nas redondezas.
Além da possibilidade de fechar uma parceria, o Flamengo estuda o financiamento próprio por meio de dinheiro estrangeiro. Neste caso, precisaria de um modelo com custo baixo. Mas, para isso, o clube tem que evoluir bastante em sua situação financeira para ter credenciais para obter os recursos. Fato é que, confirmada a perda do Maracanã, os rubro-negros começarão de fato a escolher seu caminho.
Se agregasse o que tem de melhor no estádio do Palmeiras e do River Plate, seria o melhor do Brasil .
No estádio do River Plate, na parte inferior as arquibancadas, há escolas, academias, clinicas, entre outros … Seria Exemplo … SRN
Sempre fui defensor do maracanã como casa do flamengo, muito por achar que em 2016, teremos uma oportunidade politica para discutir a questão do consórcio…até porque esta diretoria seria capaz de propagandear coias negativas frente um candidato que não lhe “favorecesse” ( no bom sentido) e a torcida ecoaria o resto. Porém, um novo estádio poderia ter a roupagem Flamengo ( coisa que o maracanã não seria capaz)…Flamengo tem que definir logo um projeto com terreno se quiser ir para o combate com o poder público da cidade…fazendo a escolha por uma cidade da baixada, seria mais simples, mas a logística é mais complicada.
Alexander, Maracanã é com o Governo e não Prefeitura. Governo e consórcio praticamente chegaram em um denominador comum e o novo contrato será assinado em breve. Maraca, infelizmente, esquece.
Jason…falei poder público em geral, é claro que a pendenga com o municipio é maior…mas o estado para manter sua mamata com o consórcio iria tentar com certeza “influenciar” qq cidade da região metropolitana. Mas qndo falo aguardar para um ataque ao poder público…creio que ambos “poderosos” Paes e quadrilha Cabral estão fragilizadas, até pq ainda vem mais bomba por aí com os nomes deles. E ter um clube ( com 60% dos eleitores) que de forma “indireta” reforce isso, faz com que um grupo repense suas boquinhas.
Maracanã infelizmente já era. O Governo do RJ está na mão da Odebretch, diria até que é refém, pois se os diretores dela resolverem falar o que sabem a situação fica feia pra Pezão, Cabral e Paes. O Flamengo não conseguiu a concessão e nem conseguirá um acordo melhor em 2016. Tão pouco conseguirá as licenças pra fazer um estádio na cidade do Rio, pois o Governo sabe que se o Flamengo largar o Maracanã, a concessão não se mantém. Então a alternativa é ir pra Baixada, mas especificamente em Caxias. Lá todas as lideranças politicas são a favor, o terreno a ser cedido é de graça e próximo ao RJ (fica perto da Av. Brasil e da Linha Vermelha) e não teria associação de moradores pra encher o saco.
Tomara que seja verdade seria mais uma renda para o clube pois nossa torcida não tem igual.
eu gostaria que fosse muito parecido com o do borussia seria iconico pois atente todas as necessidades economicas da torcida alem de ser um caldeirão..
o maracanã não sera esquecido,ali ganhamos nossos titulos importantes,mas assim como a reforma mudou o estadio todo. uma casa nova também seria muito bom. é vida que segue e nesse caso o maracanã serve como uma ancora para o flamengo hoje deixando uma boa parte da receita comprometida.
Uma arena nos padrões da dos porcos seria perfeito, para mim ficou melhor que esses estádios padrões FIFA. Deixar a Oderbrecht, Prefeitura e FERJ morrem abraçadas com esse elefante branco que vai se tornar o Maracanã sem o Mengão!
Exatamente.
Gladston onde assino?
Agora se isso for verdade mesmo é só colocar em prática e ir pra cima, imagina uma arena com 90 mil pessoas e um time com bons jogadores e brigando pr tudos os titulos casa cheia sempre…
SRN…
90 mil é muito, nenhum clube no Mundo faz mais estádio com essa capacidade. O máximo é 45, 50 mil e olhe lá. É lógico que seria maravilhoso um estádio de 100 mil pessoas, mas os custos de manutenção são altíssimos e 80% das partidas não tem público suficiente pra isso. Algo em torno de 45 a 50 mil já estava ótimo.
Porque o Flamengo nao faz uma Arena no mesmo terreno do CT George Helal?
Afinal sao 140 mil metros quadrados…….tem terreno de sobra…….termina a parte do CT para os Profissionais e usa outra parte para o Estadio.
Esquece o projeto do CT para base neste local…….faz em outro,afinal a prefeitura deve um terreno para o Flamengo.
Era uma boa alternativa, mas o problema é que o local é isolado, não tem sequer linha regular de ônibus.
Vargem Grande é mais longe do Centro que Caxias…
Pra ser igual a Arena dos Porcos teria que ser no centro da cidade, logo na gavéa pq o estadio do corinthians não gera tanta renda como o do Palmeiras? pq é afastado um estadio na Gavea seria o mais valorizado do País, Por mim esqueceriamos o clube na gavea e passariamos os outros esportes pra onde via ficar o ct da base todos os outros esportes concentrados lá e o Ginasio do basquete e o estadio na Gavea conforme caberia perfeitamente como já foi esposto em postagem nesse site
O problema é a prefeitura concordar em fazer isso, em conceder as licenças. Se pra construir um ginásio de 3200 pessoas já está uma novela, imagina um estádio de 40 mil pessoas. É capaz de quererem expulsar o Flamengo da Gávea.
Concordo que lá e impossivel pela má vontade do governo, pq se seguisse o modelo britanico e americano que os estadios são em bairros e tivesse incentivo pq metro com a lina nova chega até lá e quanto ao transito jogos nunca acontecem em horario de pico, falta má vontade da prefeitura mas não sei se mudando o estadio do Flamengo pra outro lugar e eles vendo o quanto perderiam e o quanto um planejamento bem feito teria mais pros do que contras se isso não afetaria na decisão e sobre um suposto Aval, o Flamengo tem que começar a chantagear com esse governo pq tem um poder mto grande na mão
O problema são as associações de moradores, que na zona sul tem um poder que suas similares em outros bairros não tem. Todos os governantes tem medo de contrariá-las. O metrô linha 4 só saiu do papel porque mudou parte do trajeto e faz parte do ‘pacote’ das olimpíadas onde o lobby é mais forte, caso contrário não sairia. Pra qualquer obra desse porte é necessário apoio politico e da vizinhança e isso aqui na cidade do RJ o Flamengo não consegue, infelizmente.
Respeito sua opinião, mas discordo na parte que não influencia no lucro principalmente com o turismo na capital e vários outros poréns a Gaveá com estadio seria muito mais lucrativa que um estadio em qualquer outro lugar, entretanto não tenho intenção de chegar nos poréns e sou Flamenguista e quero é um lugar pro Flamengo chamar de casa independente de onde seja, Queremos um projeto bem formatado que o sucesso virá de uma forma ou de outra pq torcida temos em qualquer lugar.
O estádio do Corinthians gera, em termos de bilheteria, o mesmo lucro que o do Palmeiras (só não tem o name rights ainda) mas a diferença é que enquanto no Palmeiras a WTorre fica com somente 5% da bilheteria, no Corinthians a Odebretch fica com tudo. Os names rights pela mesma coisa: o Palmeiras fechou com a Alianz 300 milhões em 20 anos; o Corinthians quer 400 milhões em 5 anos somente. Eu tenho certeza que se os valores fossem iguais, a Allianz preferiria o Corinthians, A questão geográfica pouco influi nesse quesito.
Sinceramente….o melhor terreno na minha opinião é em Caxias. Nao iriamos sofrer interferencia do prefeito vascaíno e terreno já ate terimos la. Perto do trem,aeroporto,e viabilizaria estruturar a regiao. Só seria necessário melhorar as linhas de onibus por lá. Na gavea é impossível,se p construir a arena esta essa complicação,imagine o estádio. Na barra tem mt terreno,mas o pbm é q sao caríssimos. O importante é termos o nosso estádio e nao ficarmos mais reféns dessa corja do Maracanã. Nossa receita vai aumentar e socio torcedor tb.
É o que eu falo a séculos. Em Caxias as 3 lideranças politicas são favoráveis (Zito, Washington Reis e Alexandre Cardoso) e o terreno seria cedido de graça. Hoje ao meu ver é o local mais viável, pode não ser o local dos sonhos, mas é o que geraria menos custos e complicações com licenças e documentação. Quanto ao transporte, ao meu ver um estádio do Flamengo faria com que a região se desenvolvesse e os serviços melhorassem, como já vem acontecendo com o Corinthians em Itaquera. Se bem que o local escolhido, próximo ao Centro de Caxias, tem uma boa estrutura, fica perto da Avenida Brasil, da Linha Vermelha, possui diversas linhas de ônibus pro Centro do Rio, além de ficar a 10 min. do Centro de Caxias, que conta com estação da supervia.
Exatamente cara…..moro na zona norte,mas n vejo nenhum pbm ir ao estadio se for construido msm e em Caxias. Vou feliz da vida….ver meu time na sua casa. Esse povo q critica lugares é q n tem noçao do valor imobiliário. Caxias é o lugar mesmo. Tomara q dê certo tudo isso. Quem é flamenguista vai acompanhar onde for.
Esse receio vem em grande parte da cultura do próprio povo carioca, em achar que a Baixada é um local carente, sem recursos e isolado. Em muitas regiões é, mas também há regiões na Baixada que em nada ficam a dever a bairros como Tijuca ou Méier. Quem conhece por exemplo o Bairro 25 de Agosto em Caxias sabe disso. Ao meu ver hoje seria o local mais viável. Não digo o melhor (o melhor seria a Gávea, na nossa sede) mas o que geraria menos dor de cabeça.
Vou plagiar um texto de um poema musical. A letra diz assim’ disse o poeta, o artista vai onde o povo esta’ . Agora vou mudar. Disse o poeta, o povo vai onde mengo esta. Por isso torcemos, a qualquer hr e qualquer lugar. O que acharam? Isso da um canto pra torcida noa jogos do Mengão.
Pena que isso não deve ser verdade.
Eu acho que dessa vez é. Bandeira já anunciou e foi enfático: ou o Maracanã passa a ser vantajoso ou o Flamengo vai partir pra ter o próprio estádio. Diria até que o clube já tem tudo engatilhado e pronto pra por em prática.
Não sei se a diretoria já pensou nisso, mas além de Caxias que é uma boa alternativa e conta com apoio do poder público local, o clube poderia consultar o terreno da CEG em São Cristóvão perto da Rodoviária, que hoje está desativado e sendo usado como canteiro das obras do Porto, ou ainda comprar o estádio de um dos clubes pequenos do Rio e reformar (comprar mesmo, nada de dividir). O estádio do Bangu ou da Portuguesa tem terreno pra construir facilmente um estádio de 50 mil pessoas.
No Rio, esquece, os políticos daqui estão comprados pela Odebrecht, não vão ceder nenhum local para estádio concorrente.
Acho o melhor local pra o estádio do mengão, apesar de acreditar tbm que seria muito difícil por causa dos políticos vendidos… Teria de esperar novas eleições para colocar no governo municipal e estadual políticos que não tem coluio com odebrecht…
Quem tá dizendo que Caxias é pobre, não conhece a cidade. É o segundo maior PIB do Estado, só perde para a capital, e está crescendo. E o Flamengo na Baixada é mais do que necessidade, é simbólico. O Flamengo manda na região. E com terreno grátis e licenças liberadas, tem que aproveitar.
Agora tem uma coisa: se vai ser a casa do Flamengo,tem que ser a melhor. Nada de estádiozinho com 3 degraus de arquibancada Tem que ser algo moderno, confortável; uns 40 mil lugares, com a área popular estilo arquibancada pras organizadas e, de se possível um teto retrátil pro clube poder jogar as finais do basquete no estádio.
Penso ainda maior amigo rubro negro. Na minha opinião o flamengo consegue construir ao menos 70mil lugares. as obras começando e o time se reforçando s nacao vai começar a ser sócio por 30 reais mesno. Na verdade acho q esse nao sera o único estádio q o flamengo terá. O outro vai ser menor lá no norte/nordeste. Em um futuro bem próximo vamos ver isso. Tudo isso nso é utopia… so precisamos que EBM consiga trabalhar. Somos uma nação. Em qualquer nação pagam impostos e sao devolvidos com servicos públicos de qualidade . (Isso com uma boa administração, sem corrupção -EBM). Com nossa nação nao pode ser diferente… devemos pagar impostos (ser socio) pra ter serviços de qualidade (contratações, titulos e titulos) e entao as glórias. Essa é a analogia exata. Esse tem q ser o pensamento da nossa nação. Cantemos o hino!!!!!
Blues,
já, pra ontem… o acordo feito por esta empresa e o Palmeiras é muito
bom. Saiamos logo das maos do maracana da odebrecht (amiguinhos de
sergio crabal filho e pezao) q nos exploram. Vida longa aos Blues.
Precisamos de meias de armação e q Luxemburgo treine melhor o time.
Saudações st.. FORA RUBENS LOPES.
CONCORDO COM A IDIA DOTERRENO EM CAXIAS. NÃO É DIFICIL CHEGAR LÁ, E O POTENCIAL DO MUNICIPIO ~E GRANDE. CHEGA DE ESPERAR PELO GOVERNADOR E PREFEITOS DO RIO, ANTI FLAMENGUISTAS. QUE VÃO A MERDA.
E a idéia da Ilha da Pombeta no Caju?
Apoiado almir Albuquerque
https://www.googleadservices.com/pagead/aclk?sa=L&ai=Cw3YUlZ1fVZekKIe0fPf-gIgMrfq_lQfty-iB8AGN8quP7wMQASDcneglYM3A54CcA6ABu_XV1QPIAQGpAg9-jAMhrpU-qAMByAPDBKoEvwFP0PVVa6_zBA8b4j9btXEpo6uOFKFXSy1WWUOv1hxeAtYDXUZu7uhiFHY1jq03HgxfqVdjrhwCD8a062IkE3D1EKIEUKY7-E0aoCU5WZMBQDVxsUGrkVnKNj9vYtgHEfaScyE-5LMLPNQQdhxY1tBDmIHAgLiLGxU-dGJ96b5Y26XRC-5-oMWXO_Vn9ETYPdZdGqnIQQfNDeUMMFoHqRr8_MzU9-bm38j7RwwAbsqxaAivUmvJmT-t0qu4jpKgg4gGAdgGAoAHrYqqKqgHpr4b2AcB&num=1&cid=5GjP1tDJ_Xvx-2AGkNMh9E-P&sig=AOD64_1li6p5M36wYSjPmPwzwO3udpc82A&client=ca-pub-4061973250796165&adurl=https://assinatura.oglobo.globo.com/experimente.aspx%3Fid_parc%3D3879%26cod_prod%3D1267&nm=2&mb=2&bg=!Tk1EhmcG_cgTlkUCAAAC_FIAAABeKgD0GrNyKzm6jJON9YYCLW2e5fgD71BXHxwdxWr4g4nbLat7i4J6hIP7RFk9WE-_ylpIwvcrNcPMYOpTo2vyeXDXuWvnYAZPA9WilCT-OomatMcLVPTuCvFh59ltPM8HRX8Zj1dakbLLs3TZCMn3hSl-gAioI6NOpb16oyMYtmKU75akfHmicxi9ShOxFv6m3riOK77Vt0aFaPrNPea5WTFiCPzaBc-QReprY_cn40hB9qoazxBtwDbgeguztoaAt7N6eFmCOmkl1upKjMoowRsVszebA8559Nsyek9wHobhXfyM-3BZz16gvbBbd54stcTCy_nYbg
O flamengo já tem duas empresas investindo 230mi quer vender 10 mil cadeiras a 33 mil cada total 330mi e agora essa nova notícia tá esperando o quê, quanto mais rápido resolver isso menos prejuízos teremos com o mar acaba.
Terrenos e locais existem muitos no rio ,oque atrapalha e a politica .st413844
Acho que a diretoria tem que sentar à mesa com a prefeitura e o consórcio e mostrar que quem dá as cartas é o Flamengo, que deve dizer que tem uma proposta da prefeitura de Caxias e que gostaria de ouvir as contrapropostas. Pq, obviamente, sem o Flamengo o maracanã quebraria e a prefeitura deixaria de arrecadar um montante de dinheiro. Se não quer, tem quem quer. Simples assim.
.
Elvis é nessa linha…Flamengo precisa ter tudo bem encaminhado, financiador, terreno , carta de intenção, projeto etc…daí começar a guerrear. Porque apenas um apalavrado com apontamento de terreno para essas águias ( prefeitura, estado e Odebrecht) não é nada. Até porque por experiência esses caras sabem como dobrar um prefeito, por mais que uns achem Caxias rica o suficiente e o Alexandre Cardoso um cara menos disposto a se dobrar. O lance é este…flamengo precisa ter coisas concretas e se não conseguir negociações com as águias, partir para este plano B ( Baixada) e fazer uma guerra de informação…que já deveria estar sendo feita com a prefeitura que ainda não liberou a licença da arena.
Sinceramente, não vejo um local na baixada que ofereça transporte e logística geral interessante para um estádio…mas se isso indicar uma guerra política, que ajuda de certa forma a sangrar essa corja que administra estado e prefeitura do rio…já acho válida. Mesmo que isso comprometa minhas várias idas ao estádio ver o flamengo…o maraca é central de mais e o entorno é agradável para prévia ( rango, cervejinha etc).
*demais
Boa noite nação! E tem outra coisa faz um puta de um estádio em Caxias. Com ct e hotel integrados quando o Mengão jogar la, twm toda uma estrutura. Manda ver diretoria, assina um contrato com a w torre. Será mais vantajoso que assumit o maraca só pra dar din di pro estado.
O tema “Construção do Estádio do Flamengo” é algo que sempre mexe com esse rubro-negro roxo que vos escreve e o assunto tornou a “pipocar” na mídia reacendendo minhas esperanças em finalmente ver nossa arena de pé.
Contudo, não demora muito vem sempre um balde de água fria.
Então para evitar discursos pessimistas no sentido de que passamos por problemas financeiros que impedem concretizar esse antigo sonho da Nação, exponho uma singela ideia para viabilizar a construção do nosso estádio.
Cotize a arena em seis partes (1 atrás de um gol, 1 atrás do outro, 2 em uma lateral e 2 em outra, 1 em cada metade do campo) e procure empresas interessadas em adquirir as cotas como a Brahma, Tim, Caixa, Adidas, Jeep…
Suponhamos que a construção do nossa arena custe R$450.000.000,00, cada cota poderia ser fixadas em R$50.000.000,00 na lateral onde ficam as cabines de imprensa, R$75.000.000,00, atrás dos gols e R$100.000.000,00, na lateral oposta às cabines, mais cara pela maior exposição em jogos televisionados.
Cada setor teria o nome da patrocinadora (setor Brahma, setor Tim…), além de suas cores e publicidade, por um período determinado. Bom negócio para todos e compatível com a política do Ganha-Ganha compartilhada e propalada pela atual administração do Mengão.
Como cidadãos, não podemos mais compactuar com esse descalabro que foi a concessão do Maracanã, deixando de fora os clubes, que agora têm que pagar cifras vultosas para jogar lá.
Só aqui no Brasil que quem dá o espetáculo tem que pagar a conta. E que conta!
Já passou da hora de termos nossa casa.
Forte abraço a todos. SRN.
Ótima ideia, Brunn! VC deveria mandar um email para os blues. SRN
Mas mesmo em Caxias, será que a odebrechet não “sabotaria”???
Provavelmente não porque as autoridades locais tem interesse na construção. Além do mais a Odebretch daqui a pouco entra na Lava Jato e os podres dela virão a tona.
Aí eu fico pensando. .. o bandido sergio cabral conseguiu com uma canetada destruir o maracanã e sua tombada arquitetura que o legitimava como o ‘maior do mundo’, transformando-o numa arena comum e, ao tirar o Flamengo da licitação e privilegiar a odebrecht, esse canalha sacramentou o fim do legendário estádio – tão querido por nós, flamenguistas. VIDA QUE SEGUE. TEREMOS O NOSSO.
tem que aproveitar as obras da olimpiadas e fazer na regiao da barra e jacarepagua. me desculpe a galera da baixada mas ir pra caxias nao eh divertido. pra barra sim. pega a wtorre e faz acordo com a cyrela e faz no antigo terra encantada
Tendo transporte fácil pode ser em qualquer lugar. Só que na cidade do Rio de Janeiro a chance é ZERO. A patota Paes, Pezão e Cabral não vai deixar. E Flamengo não precisa de ”lugar divertido”, tem que ter um lugar onde seja bem vindo. Se esse lugar for a Baixada, Bangu, Barra, Leblon, tanto faz…