Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Flamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeos
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Flamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeosFlamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeos
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Chat
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

Já fomos assim

Milton Medeiros
Milton Medeiros
Publicação: 15/05/2015
6 Comentários
Atualização: 15/05/2015
Compartilhar

Fonte: Renato Maurício Prado

O magnífico jogo entre Bayer de Munique e Barcelona, pela Liga dos Campeões (vitória alemã por 3 a 2 e classificação catalã, graças ao triunfo por 3 a 0, na primeira partida), me deixou nostálgico: há quanto tempo não vemos por aqui um espetáculo com tantos craques em campo? Tive a ventura de assistir a muitos destes shows inesquecíveis. Mas hoje em dia… Só mesmo pela TV.

Já era nascido, mas não cheguei a presenciar os memoráveis confrontos entre o Santos de Pelé e o Botafogo de Mané Garrincha, duas máquinas de jogar bola que, não tenho dúvidas, superavam esse Barça x Bayern no número de jogadores extraordinários em campo.

Duvida? Vamos lá, de um lado, Pelé, Coutinho, Zito, Gilmar, Pepe, Mengálvio etc, do outro Mané, Didi, Nilton Santos, Amarildo, Manga, Zagallo e por aí vai. Alguns gênios da bola. Como apenas Messi é hoje em dia (e Neymar talvez seja no futuro).

Como disse, não tive a ventura de acompanhar esses duelos extraordinários porque era muito pequeno. Mas o primeiro choque de estrelas a que assisti, até hoje permanece na minha memória. Era o ano de 1966 e, diante da TV, meu pai e eu ficamos boquiabertos ao ver o ainda poderoso Santos de Pelé ser espancado no Mineirão por uma equipe infernal de garotos como Tostão, Dirceu Lopes, Zé Carlos, Natal, Piazza, Raul etc. Foi 6 a 2 lá e 3 a 2 (de virada), no Pacaembu. Detalhe: Pelé estava em grande forma e se não tinha mais Coutinho ao lado, fazia par com outro grande artilheiro: Toninho. E ainda havia Edu, infernal, na ponta-esquerda.

Dois esquadrões dos melhores em todos os tempos, que cruzariam os bigodes, nos anos seguintes com mais um timaço, cheio de craques: o Botafogo de Gérson, Jairzinho, Roberto e Paulo César Caju (além de Leônidas, um monstro na zaga).

Bons tempos, que prosseguiram com a Máquina Tricolor, de Francisco Horta (Rivelino, Paulo César Caju, Doval, Pintinho, Edinho etc) duelando com o Internacional de Carpegianni, Falcão e Figueroa; o Flamengo de Zico, Júnior, Leandro, Adílio, Tita, Andrade e cia, enfrentando o fantástico Atlético Mineiro de Reinaldo, Cerezo, Éder, Palhinha etc e o São Paulo (bicampeão do mundo) dirigido por Telê Santana, encarando o Palmeiras da era Parmalat, com Rivaldo, Edmundo, Djalminha e Evair.

Me arrisco a dizer que a partir daí a coisa foi piorando mas até o ano 2000 ainda tivemos alguns duelos, cheios de craques, por aqui. O Vasco, campeão da Copa Mercosul (sobre o Palmeiras) e Brasileiro (sobre o São Caetano) era também galáctico: Romário, Juninho Pernambucano, Juninho Paulista, Euller, Jorginho, Helton, Pedrinho, Felipe etc.

Daí pra frente, confesso, já não me recordo de times fora de série. No máximo, bons. Na seleção campeã do mundo, em 2002, praticamente todos já jogavam no exterior. Mas, pelo menos, eram protagonistas. Agora, nem isso. E fica cada vez maior o contraste entre o que vemos lá fora (principalmente na Premier League, da Inglaterra, e na Liga dos Campeões) e por aqui.

Será que um dia voltaremos a ter craques de verdade atuando nos gramados brasileiro? O último (e solitário) foi Neymar. O resto, quando muito, pode ser considerado bom jogador.

Quanto vale?

Meu amigo Alfredo Osório, sempre antenado com as coisas do esporte, dispara, por e-mail, as cotações do futebol, no momento:

“O Corinthians não vale três Guaranis; o São Paulo não vale um Cruzeiro; e o Real caiu….”

Meia surpresa

Thomaz Bellucci jogou, talvez, o melhor set de sua vida e derrotou Novak Djokovic por 7/5, nas oitavas de final do Masters 1.000 de Roma. Depois… Era querer demais, né? Nole 5/7, 6/2 e 6/3. Mas Bellucci, justiça seja feita, jogou muito bem. Djoko é que é mesmo um monstro. E segue firme rumo à conquista do Grand Slam esse ano. Conseguirá Rafael Nadal impedir o seu triunfo, em Roland Garros?

O reforço do Mengo

Raposa felpuda do Fla desconfia que a presença da bela Fiorella Mattheis, atual namorada de Alexandre Pato, pode não ter sido apenas uma coincidência, na apresentação da nova camisa do clube, com o patrocínio da Jeep. Pato na Gávea? Não acredito.

A mesma fonte me garante que a contratação do reforço rubro-negro foi fechada na última terça-feira, mas só deve ser anunciada no final do mês. O que, pra mim, indica que é mesmo Robinho.

Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
6 Comentários
  • Almir Albuquerque disse:
    15/05/2015 às 13:24

    Quanto aos times galáticos brasileiros, a coisa começou a desandar quando o poder econômico da Europa começou a levar embora nossos craques.
    Imagina como seria o campeonato brasileiro se os jogadores da seleção jogassem aqui, como era antigamente.
    Quanto aos reforços RMP não é fonte de confiança pra ninguém.

    Reply
    • duannu disse:
      15/05/2015 às 15:15

      RMP acertou o patrocínio da JEEP

      Reply
  • Pablo Caiado disse:
    15/05/2015 às 15:23

    RMP nao da’ uma dentro… Robinho entao ja sabemos q nao e’. kkkkkkk

    Reply
  • Hildemberg Fernandes disse:
    15/05/2015 às 16:35

    O flamengo tá fazendo certo a mídia que está atirando para todo lado para saber que é e fica colocando jogador caro que não joga nada para jogar a torcida contra a diretoria

    Reply
  • Hildemberg Fernandes disse:
    15/05/2015 às 16:37

    De que adianta o curintias e os bambis ter elenco caro e não ganha nada de 2013 para ca ganhamos mais títulos do que eles dois por mais ruim que foi esses anos

    Reply
  • Ibsen Perdigao disse:
    16/05/2015 às 00:09

    rmp, eo zandonaide? vc ainda chupa o pau do cara?

    Reply

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Cebolinha projeta quando Flamengo atingirá o ápice e celebra chances para jovens

1

João Gomes visita sede do Flamengo e se emociona: “Nostalgia”

8
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

AO VIVO E COM IMAGENS: assista ao jogo do Brasil x Escócia, pela Copa do Mundo

11 3
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

Flamengo recusa proposta por Luiz Araújo e define futuro do atacante na temporada

28 25

Flamengo toma decisão sobre venda de Emerson Royal após proposta milionária do Aston Villa

23 60
Brasileirão

Saiba onde assistir ao jogo do Flamengo hoje

3 2

Flamengo quer Arrascaeta 100% para próximo jogo

25 5
Libertadores

Novo reforço do Cruzeiro relembra semifinal de Libertadores contra o Flamengo em 2025

1 6

Capitão do Cruzeiro, Lucas Silva demonstra confiança antes de jogo contra o Flamengo, pela Libertadores

2 5
Comentários Recentes
  1. RAPHAEL DA COSTA COELHO em Romário abre mão de salário durante a Copa do Mundo; veja o valor que o ex-Flamengo recebe como senador

    MENTIRA

  2. Leandro Martins em Cria do Flamengo reencontra freguês Haaland em jogo do Brasil x Noruega, pela Copa do Mundo

    Alguém pode me explicar porque o Flamengo não garimpa oportunidades no futebol africano? A Copa esta ai mostrando o potencial…

  3. Leandro Martins em Nova contratação? Jogador francês chega ao Rio e veste camisa do Flamengo; veja foto

    Cade o Boto com os reforços. ?? Qual a desculpa desta vez? Fora Boto

  4. Leandro Martins em Flamengo toma decisão sobre venda de Emerson Royal após proposta milionária do Aston Villa

    Vende logo e traz outro mais ofensivo, que apoie melhor o ataque

  5. Carlos Magno em Boto desabafa sobre mudança de postura do Flamengo na busca por reforços: “Gastamos muito nas últimas janelas”

    Manda embora esse Emerson Royal

Flamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeos

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo