Liga da salvação

Compartilhe com os amigos

Fonte: Renato Maurício Prado

Que os clubes precisam se livrar do jugo maldito das federações, autênticas sanguessugas do nosso esporte, não é novidade para ninguém com mais de dois neurônios. A do Rio, então, é um exemplo perfeito disso. Um dado novo, entretanto, surgiu para comprovar, com fatos reais e palpáveis, como a vida pode ser bem melhor longe desses autênticos donos de sauna, que comandam o velho e violento esporte bretão, no Brasil, ganhando fortunas com o suor alheio e infernizando os torcedores, jogadores, dirigentes bem-intencionados etc.

Falo, é claro, da Liga do Nordeste, carinhosamente apelidada (creio que por Xico Sá) de “Lampions League”. A constatação que se segue foi feita pelo amigo e velho companheiro Carlos Orletti em seu Facebook. Assino embaixo:

“Curioso: o campeonato de futebol de maior êxito no Brasil em 2015 não é organizado por federação estadual, tampouco pela CBF. A Copa do Nordeste terminou com 63.903 torcedores na final vencida pelo Ceará por 2 a 1 sobre o Bahia. É o maior público do ano no pais. A competição é feita por uma liga, a Liga do Nordeste. Essa coisa de liga bem que poderia ser uma alternativa a tudo isso que está aí”.

Não somente poderia, como deveria, meu bravo Orletti. O sistema atual está caindo de velho e de podre. Não temos mais craques por aqui e poucos são os ótimos jogadores ainda em atividade no Brasil. No Rio, então, nem se fala.

Há alguns anos, já prevendo essa triste debandada, escrevi uma coluna intitulada “Bengalas e chupetas”. Referia-me, claro, à constatação de que os nossos bons valores iam cada vez mais cedo para o exterior e os craques que retornavam, na verdade, já tinham virado refugo por lá. Em suma, nossos times eram formados ou por jovens de chupeta na boca ou velhos de bengala na mão. Os que não se enquadravam em nenhuma das duas categorias, pertenciam a uma terceira: a dos pernas-de-pau. E de lá pra cá, a coisa só piorou.

Como os clubes vão conseguir se reerguer, sendo obrigados a jogar estaduais ridiculamente inchados e absurdamente extensos, nos quais 70% dos jogos são deficitários? Como terão dinheiro se os custos dos estádios são altíssimos e as cotas cobradas pelas federações abusivas – no caso do Rio (10% da arrecadação BRUTA), escorchantes?

Já passou a hora do Independência ou Morte. E, nem tudo é notícia ruim, afinal, a dupla Fla-Flu já se deu conta disso. Que se mantenha firma na luta, apesar das perseguições covardes e mesquinhas que tem sofrido da parte dos cartolas que não querem largar o osso, mesmo quando este já faz parte de um pútrido esqueleto.

Só rindo

Meu amigo Jean-Pierre Franknheuis, experiente e atilado observador do futebol internacional, me envia de algum lugar da Europa (o homem viaja um bocado) um e-mail certeiro:

“Prezado Renato, deixe ver se entendo: nem os 7 x 1 da Alemanha, nem os 3 x 0 da Holanda mudaram algo na percepção de que tudo vai bem no futebol brasileiro e que nada precisa ser modificado; além disto é considerado inconstitucional pedir aos clubes, em troca do parcelamento à perder de vista de suas dívidas colossais, que paguem seus jogadores em dia e publiquem os seus balanços financeiros, evitando temeridades e não gastem hoje aquilo (ou mais) que só vão receber depois de amanhã. Nesse quadro alucinado, só faltaria agora que uma federação estadual ganhasse mais renda num jogo do que os dois clubes protagonistas…”

Pano rápido, Jean-Pierre, pano rápido… Aliás, como se diria isso em francês???

Furo confirmado

Confirmando informação dada aqui na coluna no dia 10 de abril, o Flamengo conseguiu novo patrocínio para a camisa. Trata-se da Jeep (braço da Chrysler que produz, no Brasil, caminhonetes esportivas como a Cherooke, a Wangler e a Renegade). Falta apenas a aprovação do Conselho Deliberativo, o que deve acontecer na semana que vem. A marca Jeep aparecerá embaixo do número, na camisa. Curiosamente, teve site que foi atrás da notícia e a publicou, depois de mim, sem dar o crédito… Viva o jornalismo copia e cola e faz cara de paisagem…

Final

Botafogo x Vasco? No domingo, ok?

Compartilhe com os amigos

Veja também