Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e BastidoresColuna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

4 motivos para não comparar a preparação do Flamengo com a da Europa

Milton Medeiros
Milton Medeiros
Publicação: 09/06/2015
5 Comentários
Atualização: 09/06/2015
Compartilhar

Fonte: Primeiro Penta

Não gosto de falar sobre preparação física e recuperação de atletas aqui no Primeiro Penta. Apesar de ser área de atuação profissional, esse blog é para falar do Flamengo como torcedora e procuro manter essa linha. Porém, como há muitos questionamentos em cima da preparação física do Flamengo principalmente por ter adotado treinamento em um período, acho que cabe uns esclarecimentos, principalmente para quem relaciona a preparação física que é praticada no futebol europeu.

Claro que a opinião dada é feita em aspectos gerais e vou dar quatro motivos que acredito que é um erro comparar qualquer tipo de preparação fisica realizada aqui com time europeu.

– Pré temporada.

O tempo de pré temporada praticado na Europa e no Brasil são diferentes. Logo, sendo diferentes, as caratsterísticas trabalhadas nesse período são diferentes. Logo….

– Estilo de jogo

A forma como se joga futebol da Europa é diferente do que se joga no Brasil. Logo, qualidades físicas no futebol de lá são diferentes das utilizadas do que no futebol daqui. Como eu usarei o mesmo tipo/tempo/forma de treinamento se as características são diferentes?

– Característica do time

Será que um Gabriel, do Flamengo, precisa treinar a mesma coisa que o Messi? Será que as necessidades de treino do Flamengo, enquanto time, são as mesmas do Barcelona? Então por que se cita o tipo de treino no Barcelona para comparar com o que o Flamengo faz? Nesse caso, um modelo vitorioso não basta.

– Clima

O tempo, o sol, a chuva, a neve, o calor é um fator determinante para o desempenho físico de qualquer atleta, inclusive para jogador de futebol que joga ao ar livre. As condições de clima que os jogadores europeus enfrentam são iguais que os jogadores do Flamengo enfrentam? Os jogadores do Barcelona jogam num sol de 40º, num jogo as 16h, no nordeste brasileiro ou no Rio e Janeiro? Ou jogam mais a noite, sem tanto calor? Como querer usar como exemplo um treinamento ue não serve para o que eu tenho?

Eu poderia falar das diferenças de estruturas do time, da alimentação, a diferença de disciplina dos jogadores, da cultura, do tesão… Mas não compara o que é feito na Europa com o que é feito aqui. O Barcelona, a Juventus, o Real Madrid acharam o caminho para a preparação física de acordo com a necessidade que eles tem. A nossa necessidade é MUITO diferente.

Dizer que o Flamengo pode treinar uma vez só ao dia porque é o que se faz na Europa é raso, é pobre. É ignorar um monte de diferenças que implica diretamente na forma de trabalho.

Podem acreditar que a ciência envolvida na preparação física n Brasil é o que se tem de melhor no mundo, exportamos profissionais. Cada preparador físico tem a sua metodologia e acredito que essa metodologia que está sendo aplicada no Flamengo tenha o seu efeito, claro. Porém, a pergunta que fica é: será que essa metodologia é a mais adequada para o Flamengo de hoje com deficiência técnica e tática, vindo de troca de treinador? É a nossa necessidade?

Saudações!

Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
5 Comentários
  • Rodrigo Andrade disse:
    09/06/2015 às 18:50

    sem noção, não sabe nada esse cara

    Responder
  • Thalmus Domingos disse:
    09/06/2015 às 19:02

    Como diz o Pet, “quem tem boca, fala o que quer”. Primeiro, que isso não é uma matéria esportiva, pois não tem nenhuma procedência, fonte ou estudo. Segundo, a menina que escreveu isto não tem ideia do que está falando, misturando preparação física com treinamento técnico e tático. Quando ela fala sobre a diferença climática, com certeza ela não sabe como são as condições climáticas no sul do Brasil. E outra coisa, citou os jogos no nordeste, que são muito quentes e tal, sabendo-se que só temos o Sport de Recife representando o nordeste brasileiro na primeira divisão. Não vejo necessária uma modificação no planejamento de treinos para a realização de apenas uma partida durante a ano inteiro. E para finalizar, o Brasil é o país que mais revela grandes jogadores no mundo, em todos os tempos. Perdemos para a Alemanha em casa, no estádio mais importante do mundo, e o placar foi 7 a 1. Agora me responda nobre escrivinhadora, quem está certo? você ou o continente mais organizado do mundo, quando o assunto é futebol?

    Responder
    • joão dias disse:
      09/06/2015 às 21:02

      Não sou de pixotar mulheres quando escrevem ou comentam de futebol. Mas desta vez a garota errou. Faltou fontes e aprofundamento no assunto. Achismo não pode ter lugar para quem escreve sobre qualquer assunto. Da próxima vez, estude, entenda e traga informações relevantes para os leitores. A chamada até me animou… porém o conteúdo do texto.. já li comentários bem mais pertinentes aqui.

      Responder
  • Messias Neto disse:
    10/06/2015 às 09:18

    Sem qualquer fundamentaçao faz estas criticas.. O preparador fisico nao disse que simplesmente é o q se faz na Europa.. disse que o trabalho em um periodo proporciona MAIOR INTENSIDADE nos treinamentos fisicos e tecnicos.. logo, por maior intensidade entende-se que os jogadores treinarão mais forte em um periodo curto, melhorando a qualidade do treinamento.. intercalado com um periodo de descanso necessario a recuperacao.. qq atleta de academia sabe q o descanso é parte do treinamento… melhor do que ficar em periodo integral “morcegando” no chinelinho..

    SRN

    Responder
  • Ney Castro disse:
    10/06/2015 às 13:41

    O Brasil é um país de proporções intercontinentais, então tem preparação mais rígida, com mais vigor para os atletas, porque uma viagem de norte ao sul é desgastante, por isso que os jogadores que vem da Europa tem que se adaptar, e demoram um pouco, vê. como o E.Silva demorou um pouco a se adaptar, na Europa se tem mais facilidade, lá se faz mais gols pois tem defesas sem tanta marcação e assim sem muito desgaste dos atacante, meias, laterais… Aqui o jogador tem que ser praticamente de ferro, resistente, por isso mesmo o Brasil é penta mundial pela técnica mais pela resistência, o Flamengo está buscando as duas partes fundamentais no futebol para ser campeão de tudo! E vai alcançar pelo que vem trabalhando intensamente! Resta nós continuarmos torcendo!

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Flamengo lidera premiação entre semifinalistas da Libertadores e acumula valor milionário da Conmebol

Maracanã aplica fibra sintética em gramado antes de jogo da NFL

1
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

AO VIVO: assista ao jogo do Flamengo x Bragantino, pelo Brasileirão

5 2
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

Vila Nova anuncia contratação de Lincoln, ex-Flamengo

3

River Plate estuda contratação de Rossi, do Flamengo

23 50
Brasileirão

Em alta no Flamengo, Carrascal estreia visual novo

4 1

Presidente de time da Série C provoca Bap: “Dirigir o Flamengo com R$ 2 bilhões é mole”

2 9
Libertadores

Estudiantes confirma local de jogo contra o Flamengo, pela semifinal da Libertadores

4 2

Site argentino ironiza movimento de torcida do Flamengo antes de jogo contra o Estudiantes na Libertadores

1 8
Comentários Recentes
  1. Mônica Alves em Veja horário e onde assistir ao jogo do Flamengo x Fluminense hoje, pela Copa SuperVôlei

    Boa tarde, Ricardo! Ajustamos a data, obrigada! O jogo é às 19h! Abraço!

  2. Eduardo em Entenda o processo de naturalização para estrangeiros no Brasil; Flamengo tem 3 jogadores aptos

    O que acontecerá é a naturalização dos estrangeiros. Se isso serve para melhorar o futebol brasileiro, é extremamente válido. A…

  3. Ricardo Andrade em Veja horário e onde assistir ao jogo do Flamengo x Fluminense hoje, pela Copa SuperVôlei

    Caros amigos, reportagem com data errada, hoje é quinta dia 24/09 e sem o horário do jogo!

  4. Ricardo Andrade em Veja horário e onde assistir ao jogo do Flamengo x Fluminense hoje, pela Copa SuperVôlei

    Boa tarde Mônica! Hoje é quinta-feira 24. E qual horário do jogo?

  5. EROMACIO MARTINS DE OLIVEIRA em Ancelotti vai contra o Flamengo e defende redução de estrangeiros no Brasileirão

    Quem é esse merda pra ir contra o Flamengo, coitado, é tão pquenininho!

Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo