Fonte: André Rocha | ESPN
Emerson Sheik volta ao seu time de coração com 36 anos e o “combo” de problemas que passou pelo próprio Flamengo, Fluminense, Corinthians e Botafogo. Guerrero é investimento alto, mas que tem tudo para dar respostas em campo e, consequentemente, na captação de sócios-torcedores, vendas de camisas e outras receitas. Estreia depois da participação do Peru na Copa América.
Marcelo Cirino é reserva com Cristóvão Borges, mas se já não estiver negociado para o exterior pela Doyen, tem que dar retorno financeiro ao fundo de investimento e técnico ao clube que precisa valorizá-lo.
No papel, um trio de ataque de respeito para o futebol jogado no Brasil. A questão é: pode funcionar? A resposta é óbvia: se houver trabalho coletivo que potencialize suas qualidades, sim. E nem será tão necessário o tal “camisa dez”.
Como? Seguindo a tendência dos melhores ataques do mundo. Na dinâmica, obviamente, sem qualquer comparação técnica. Como são o posicionamento e a movimentação de Messi, Suárez e Neymar no Barcelona e Bale, Benzema e Cristiano Ronaldo no Real Madrid?
Os três se aproximam, se procuram em campo naturalmente. Com Cirino e Emerson pelas pontas e Guerrero na área esperando os cruzamentos a marcação do adversário fica facilitada.
Há duas maneiras de inverter o posicionamento: uma é quando a bola está parada e os jogadores trocam. Por exemplo, Guerrero vai para a esquerda, Emerson cai à direita e Cirino entra pelo meio. Interessante apenas para variar os confrontos com os marcadores na última linha de defesa.
A mais eficiente é no ataque, em progressão, com o time trabalhando a bola. No Barcelona, Messi corta da direita para dentro, Suárez entra no espaço aberto. No Real, Benzema sai do meio para a esquerda, Cristiano Ronaldo infiltra em diagonal. De novo, para reforçar: sem comparações, o paralelo é apenas na dinâmica dos deslocamentos!
No Fla, Guerrero pode recuar como pivô e permitir as entradas de Cirino e Emerson em diagonal. O peruano também tem a opção de procurar a esquerda, como fazia constantemente no Corinthians de Mano Menezes no ano passado. Emerson centraliza e Cirino penetra na área para concluir. Uma entre outras opções criadas por treinador e atacantes com características complementares, que podem dar “liga”.
Os números não são animadores, de fato. Emerson marcou 14 gols nas últimas duas temporadas. Em 108 partidas! Cirino tem dez gols e seis assistências em 30 partidas pelo Fla, mas sem destaque nos jogos grandes. Guerrero é mais consistente, com 12 gols em 21 partidas em 2015. Mas juntos podem reescrever uma nova história.
O torcedor rubro-negro que chegou até aqui pode perguntar: quem cria para eles? É aí que entra o trabalho coletivo. Eles mesmos criam entre si. Ou os meio-campistas, mesmo sem o meia essencialmente criativo. Ou os laterais. Todo mundo.
O ideal é que os atacantes fiquem próximos, mas sem a figura do ponteiro típico, para abrir os corredores para os laterais – Pará ou Ayrton pela direita, Armero à esquerda quando voltar da Copa América.
No meio, Jonas ou Cáceres à frente da defesa. Mas com Cristóvão cobrando a qualidade nos passes que um já demonstrou no Sampaio Correia pela Série B e o outro no Paraguai por Libertad e seleção. Canteros continua sendo o jogador mais cerebral, só precisa de regularidade, vigor físico e um pouco mais de intensidade.
Alan Patrick pode ser considerado uma incógnita. Não é solução, ao menos em um time que dependa das individualides. Mas é meio-campista inteligente, que fazia bom revezamento com Alex no Internacional de Abel Braga em 2014. Se incentivado, chega na área para concluir.
De novo o trabalho coletivo. Se os outros sete jogadores trabalharem apenas para entregar a bola para os três atacantes e deixar eles se virarem contra a defesa as chances de funcionar são remotas. Mas se meio-campistas e até os laterais se aproximarem, derem opções de passe e também aparecerem para a finalização podem complicar o oponente.
Sem a típica mentalidade brasileira: “volante marca, lateral vai à linha de fundo, meia cria, ‘segundo atacante” se movimenta e centroavante faz gol”. Não há mais espaços para “especialistas”. Versatilidade é a palavra. Contra times cada vez mais compactos, fechados em 30 metros de campo, todos precisam saber jogar e marcar.
Os três na frente também participam sem a bola, pressionando a saída adversária e voltando para recompor, colaborando na compactação. Não precisam necessariamente desarmar, apenas fechar espaços de forma inteligente.
Cabe a Cristóvão Borges trabalhar as opções. Ainda há Gabriel, Everton, Eduardo da Silva, Paulinho, Luiz Antonio, Marcio Araújo, Nixon. O jovem e promissor goleiro César para compensar a fratura de Paulo Victor. Se vier o “dez”, que chegue como mais uma solução, não a única. Ou um Messias que vai resolver todos os problemas no primeiro passe.
Rodar elenco é outra ideia a ser trabalhada, apesar da resistência por aqui do jogador que não aceita ficar no banco. Com o jogo tão intenso e rápido, equilibrar a seqüência de partidas é fundamental para evitar a queda física e lesões. Mais inteligência e menos vaidade.
Jogo em equipe. Se bem coordenado, pode transformar o atleta ruim em médio, o médio em bom, o bom em craque e o craque em gênio. No Flamengo de hoje não há um craque. Mas pode dar time forte com um trio de ataque veloz e eficiente.
Mapa de movimentação de Emerson no último ano, inclusive Botafogo – procura mais o lado esquerdo, mas circula por todo o ataque.
Guerrero no Corinthians e Peru no último ano: circula mais no centro e à esquerda, é inteligente para abrir espaços e recuar fazendo o pivô.
Cirino no Flamengo: mais à direita, mesmo quando atuou no centro do ataque. Precisa infiltrar mais em diagonal.
eu acho que como o everton sabe jogar de lateral e volta pra ajudar na marcação acho que ele conseguiria desempenhar bem a mesma função do alan patrick nesse esquema
Se colocar o Éverton no lugar do camisa 10, não vai dar em nada. Ele não é meia. Já desempenhou essa função e não foi bem.
No fim das contas iremos jogar com 2 volantes e 4 atacantes.
Igual ao que jogaremos contra o atlético
mais se ta pensando que alan patrick é camisa 10 quando ele jogar vao ver que ele é meia atacante, nao é criador de jogadas nao, e nessa formação desenhado no esqueme ali nao tem camisa 10, é um volante de marcação protegendo a zaga e tipo dois articuladores pelos lados que seria o canteros e alan patrick e na minha opniao everton sabe fazer tbm
O meu time titular seria exatamente esse….
Ou faria um teste:
Trocando Cirino por Arthur Maia
Ficando:
Jonas e Canteros ( volantes )
Alan Patrick e Arthur Maia ( meias )
Sheik e Guerreiro ( atacantes )
Já jogamos com vários jogadores, sempre com 3 atacantes…..
Mas sempre tivemos o mesmo problema, o da criação, a bola não chega nos 3 atacantes. Só chega através de chutão ou em contra ataques……
O Sheik e o Guerreiro estão acostumados a jogar no 4-4-2
Vamos jogar só com um volante… everton no meio junto com o arthur ou alan
no caso do corinthians nos ultimos jogos era 4-3-3 tbm o jadson jogava aberto na mesma função do gabriel e o renato augusto jogava centralizado
a formação do Corinthians era o 4-1-4-1 com R. Augusto e Jadson criando as jogadas com o Elias vindo de trás e o Emerson pela esquerda quase como uma meia atacante só ficava o Ralf de volante praticamente.
nao só quem joga no brasil com essa formação 4-1-4-1 é o atletico mineiro conrinthians era no 4-5-1 que mudo para o 4-3-3 depois
Faria isso também so trocar o Jonas pelo caceres e canteiros por eles
Canteiros por elias
Vou fazer minha escalação inspirada no Real campeão da Champions.
Paulo Victor, Ayrton, Wallace, Samir, Armero, Caceres, Canteros, Everton, Sheik, Cirino, Guerrero… em um 4-3-3
Caceres jogaria na frente da zaga protegendo, um pouco a frente no lado direito fica o Canteros como um Modric armando jogadas e marcando, na esquerda fica o Everton, como o Di Maria funcionando como um mototzinho puxando os contra ataques e armando jogadas, e os três da frente revezando posições no ataque como o Trio BBC…
real campeão da champions daonde? kkkk
2014
mais o real de 2014 nao era esse time assim nao bem diferente alias
Iker, Carvajal, pepe, Ramos, Marcelo, Alonso, Modric, Di Maria, Bale, CR7, Benzema
“O Real campeão da Champions” o Real de 2013/14
Eh mesmo arthur maia na meiuca e um bom teste mulek e bom so ta sentindo o peso do manto tem jogar mulek num joga
Arthur maia não parceiro chega de promessa será se ele fosse tão bom assim o treinador não olha o futebol dele no treino desde janeiro ? Precisamos de jogadores que entram e resolvam tipo o Elias e o campeonato não espera se agente quiser uma vaga na libertadores
Não concordo, o arthur tem potencial, essas palavras foram ditas até pelo Juninho pernambucano. Porém qualquer jogador precisa jogar. Acho que pode render, já vi dando bons passes, porém não há milagre.
Concordo mano. O moleque já demostrou que tem bom passe e é esforçado. Acho que não custa nada deixar o cara ter uma sequência. Quando teve no início do ano, jogou muito bem !
Moleque tem potencial e na minha opinião merece mais chances. SRN
Não adianta falar Guilherme, os caras veem a liga Europeia e ficam sonhando com Messi…..
Pois é.
Os caras acham melhor gastar 20 milhões com o Ganso.
Só falta dizer agora que o Mugni tem potencial, ai eu desisto.
Acho o Artur maia fominha
O Cirino e o Paulinho ainda vão retomar a boa forma. Aguardem.
Ta faltando o everton
Este é exatamente o esquema tático que o Luxemburgo tentou implantar no Flamengo, só que sem os reforços e um monte de jogadores no departamento médico. É o que ele tentou fazer e foi demitido por isso, com a comemoração da grande maioria da torcida. Engraçado como agora virou o melhor esquema de jogo…
Ele nao tava treinando o time. Nao tinha padrao tatico, nao tinha uma jogada ensaiada. Ele se metia nas possiveis contratações sem a aquiescencia dos dirigentes q tinham deixado bem claro pra ele q tava vindo pro Fla pra ser somente treinador e nao manager. Saudações rubro-negras st..
Tb acho. Ele foi muito prejudicado pelo departamento médico que, aliás, é muito estranho jogadores de 20 anos se machucando em um mês de jogo. Mas sim esse era o esquema do luxa.
Luxemburgo foi uma merda mal defecada. Parem de falar besteira. Colocar os jogadores pra jogar no 4-3-3 qquer um de nós aqui conseguiria. Treiná-lo pra ser um time de futebol e não a farândola que tivemos o desprazer de ver inúmeras vezes, isso ele não fazia. Tanto que o Cristóvão chegou e antes que qualquer reforço estreasse, já vemos um time muito mais organizado taticamente em campo. Luxemburgo é um ex-treinador em atividade, arrogante, prepotente, caro e mal caráter. Que fique bem longe. E toda a força e confiança pro nosso treinador Cristóvão.
Marcelo, como “seu” treinador Cristóvão foi hoje? Falar depois que acontece é fácil, quero ver formar uma opinião baseada em fatos e históricos antes de ver o resultado. Claro que o Cristóvão é despreparado, o cara é técnico há 5 anos, treinou 3 times medianos. Não vou dizer que é ruim, não conhece futebol, mas para treinar o Flamengo não é qualquer um…
Treinou um time mediano com o Vice e foi vice campeão brasileiro. Fez Fluminense e Bahia jogarem um futebol vistoso. No Flor sucumbiu apenas em virtude do caos administrativo causado pela Unimed. E o seu precioso Luxemburgo? Não tem um único trabalho decente há pelo menos 8 anoa. Um técnico arrogante e ultrapassado, que pratica um futebol que ficou lá nos anos 90 e não tem um pingo de humildade pra reconhecer isso. O seu Luxemburgo teve duas pré-temporadas e 6 meses de trabalho e o que nos proporcionou? Um time patético que cairia pra segunda divisão. Já o Cristóvão está aí há 5 jogos e já querem cornetar o cara. Ontem o time foi uma lástima mas ao menos há alguma perspectiva. Com o mafioso e ultrapassado Luxemburgo não. Que tenhamos um mínimo de paciência pois os vícios a serem corrigidos da era Luxemburgo são muitos. Cristóvão, estamos com você.
Se você está satisfeito por perder em casa e ser totalmente dominado pelo adversário, sim você está certo.
Acho que ele foi prejudicado não só pelos vários jogadores no Dep. Médico, mas, também pela insatisfação dos jogadores. Tava na cara que os jogadores não estavam se esforçando pro esquema funcionar. E o Luxa tem esse histórico ! Aqui no Brasil Jogadores não costumam deixar técnicos que os empurram no treino, por muito tempo no comando, eles o derrubam.
E acho que as insistências em Bressan, deixaram o seu sistema defensivo bem fragilizado.
SRN.
Olha os meninos do Flamengo jogando a final do Mundial sub-20 de titulares. Orgulho da Nação. Jorge e Jájá, que já já estarão na equipe de cima… SRN
Matheus Savio e Baggio tbm.!. Saudações st..
Alguém poderia me ajudar a entender em que o Gabriel é melhor do que Cirino, Paulinho ou até mesmo Artur Maia?
Não são…
Muito boa equipe!. Se tivessemos um 10!!! Putz….. Enfim, vida longa aos Blues!. Saudações st..
Ou se o Maia encaixasse nesse meio!. Eu esperava mais dele….
O cara foi rebaixado pra série C com o América de Natal. Mais um encosto do Luxa. Joga nada.
Airton no lugar de LA? Pouco provável.
A escalacao vai ser esta no 4-3-3
Paulo Victor
Wallace
Samir
Armero
Luis trombadinha antonio
Jonas
Canteros
Everton
Elias ( ta chegando )
M.Cirino
Sheik
Guerrero
Novo tecnico do Flamengo chama se Andre Rocha da ESPN……..vai a m…que vc ganha mais…..SRN
Não é possível que vcs achem o Jonas melhor que o Caceres!
No meu time o Cáceres é titular e o Jonas um bom reserva.
Éverton é titular indiscutivelmente, e entraria pelo meio de campo, como um meia. Jean Patrick teria que jogar mais do que ele, para ganhar a vaga. Está começando a ficar difícil, no bom sentido, escalar o Mengão. Se ganhar ritmo, a equipe vai ficar muito competitiva. SEQUENCIA DE JOGOS PARA OS MELHORES!
Galera, sem querer estragar nada mas acho muito difícil o Flamengo passar essa janela sem vender nenhum jogador titular ou quase titular. Devem ser vendidos uns 2. Talvez o Samir (acho q a Juventus vem com tudo) e Marcelo Cirino ou Everton. O Flamengo precisa cumprir o orçamento que prevê 10 mi em venda de jogadores, fora que o clube já ultrapassou o que poderia gastar para contratações e o ST está abaixo da média esperado pro ano (60 mil).
O flamengo tinha que reforçar a zaga, o zagueirão rodrigo moledo está livre no mercado.
Acho Que o 4-4-2 é a melhor Formação.
PV
Ayrton
Wallace
Samir
Armero
Jonas
Canteros
A.Patrick ( Elias)
Éverton
Guerrero j
Sheik
esse esquema é furado,tem que povoar o meio campo,e jogar com uma dupla de ataque pode ser 442 com maia e alan patrick de meias e jonas e canteros de volantes e o ayrton não servia pros porcos tbm não vai servir pra gente,veio de contra peso,só não sei de que…valdívia??luis antonio ja provou que é lateral e vai tomar cota da posição…esse 433,4231 pro nosso elenco não funciona,apesar das 2 vitórias me decepcionei com o cristóvão pq achei que ele mudaria e faria esse time jogar,mas todo jogo perdemos o meio pq jonas é marcação,canteros é lento e joga numa posição mais avançada que não é a dele e o caramujo enceradeira só cisca,pode fazer grande jogada como erra passe de 1,5 metro…vamos aguardar mas acho que tbm se deve pensar no banco,pois se um dos meias que citei sairem entrariam evertom ou o peladeiro do gabriel,que joga bem no 2 tempo,e no ataque teria eduardo,cirino e paulinho pra mudar o jogo ou ser titular quando gerrero ou sheik não puder jogar.