Fonte: Gazeta Esportiva
O técnico do Flamengo, Cristóvão Borges, comandou um trabalhou tático na manhã desta terça-feira, no Ninho do Urubu, com o objetivo de começar a projetar a equipe para a partida contra Vasco neste domingo, às 18h30(de Brasília), na Arena Pantal, em Cuiabá, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. O treinador deu sinais de que está insatisfeito com o rendimento do time, que perdeu de 2 a 0 para o Atlético-MG no fim de semana, no Maracanã.
Hostilizado pelos torcedores há muitos jogos, o lateral direito Pará, que vinha atuando de forma improvisada na esquerda, parece ter tirado a paciência de Cristóvão, que o sacou do time para a entrada de Anderson Pico. O curioso é que mesmo tendo dois laterais de origem pelo lado direito, Pará e Ayrton, Cristóvão preferiu manter o volante Luiz Antonio improvisado no posto. O volante Jonas retorna ao time titular após cumprir suspensão contra o Galo. Assim, Gabriel deverá ficar como opção no banco de reservas. Outra possibilidade é que Eduardo da Silva seja sacado, com Emerson Sheik ficando isolado no ataque.
Os planos do treinador, porém, podem ser prejudicados porque o volante argentino Héctor Canteros deixou o treino mais cedo devido a uma pancada no joelho esquerdo. Mas, a princípio, ele não chega a gerar muita preocupação. Ao contrário de Marcelo Cirino, que deixou o treino também antes do fim por conta de uma dividida com o goleiro Cesar. O jogador precisou ser carregado pelos massagistas, pois não conseguia apoiar a perna esquerda no chão. Ele será reavaliado pelo departamento médico.
Se não tiver nenhum imprevisto até a hora do jogo e pelo que mostrou no treino desta terça-feira, Cristóvão deverá mandar a campo a seguinte escalação: Cesar, Luiz Antonio, Samir, Wallace e Anderson Pico; Jonas, Márcio Araújo, Héctor Canteros e Everton; Gabriel (Eduardo da Silva) e Emerson Sheik.
O treino desta terça-feira contou com o retorno do lateral esquerdo Jorge e do meia Jajá, que foram vice-campeões do Mundial sub-20, disputado na Nova Zelândia, defendendo a Seleção Brasileira. Eles participaram da atividade e ficam à disposição do treinador, já podendo ser relacionados para o clássico.
Pela programação, o elenco do Flamengo vai trabalhar no Ninho do Urubu nas manhãs de quarta e de quinta. Já na sexta-feira as atividades acontecem na parte da tarde e a delegação embarca em seguida para Cuiabá. Com sete pontos conquistados o Rubro-Negro precisa de um resultado positivo contra o Vasco para deixar a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro e afastar a crise da Gávea.
Carlinhos – O velório de Carlinhos, ex-jogador e treinador do Flamengo, aconteceu nesta terça-feira na sede da Gávea. O evento contou com a presença de grandes nomes da história do Flamengo, como os ex-laterais Jorginho e Leandro, Evaristo de Macedo e Zico, que estava visivelmente emocionado.
“O Carlinhos fez da Gávea a sua segunda casa e fez muito pelo Flamengo. Qualquer homenagem agora será pouca. Ele tinha aquela fala mansa, mas sempre falava coisas boas”, disse Zico.
A simplicidade do treinador, que lançou jogadores importantes, como o ex-lateral-esquerdo Leonardo, foi outro ponto destacado.
“O Carlinhos via nas coisas mais simples da vida, como jogar baralho com os amigos, os maiores prazeres. Nos deixou mais do que ensinamentos de futebol, mas sim lições de vida”, afirmou Jorginho.
Como jogador Carlinhos ganhou pelo Flamengo os títulos do Torneio Rio-São Paulo de 1961 e dos Cariocas de 1963 e 1965. Porém, foi como treinador que viveu o auge com as conquistas do Brasileirão de 1987 e 1992, dos Estaduais de 1991, 1999 e 2000, além da Copa Mercosul de 1999.