Da Copa América Guerrero torce pelo Flamengo: “Vou seguir torcendo por eles”

Fonte: GE

A torcida do Flamengo torce para Paolo Guerrero chegar com o faro de gol intacto, mas sabe que isso pode custar ainda mais tempo para contar com o seu grande reforço para o Brasileiro. A classificação do Peru às quartas de final da Copa América, por exemplo, adiou a apresentação oficial do atacante, que até camisa rubro-negra já vestiu.

O empate com a Colômbia permitiu ao Peru avançar como segundo colocado do Grupo C, que lhe deu em tese um adversário mais fácil, a Bolívia. Se vencer na próxima quinta-feira, às 20h30 (de Brasília), em Temuco, garantirá permanência no Chile pelo menos até o dia 3 de julho, data da disputa de terceiro lugar. Sendo assim, Guerrero perderia os jogos contra Vasco, Joinville e muito provavelmente Figueirense. Resta acompanhar de longe.

– Esperava ontem (sábado) um resultado melhor (contra o Atlético-MG), mas infelizmente perderam. Mas vou seguir torcendo por eles. Espero ficar aqui mais tempo, quero ganhar essa Copa América. Eu gostaria de já voltar para o Brasil, mas agora tenho que ficar com minha seleção. Estou jogando uma Copa América tão importante e espero classificar mais, ficar ainda, pois para nós é importante ganhar – disse ao GloboEsporte.com.
Guerrero Peru Colômbia (Foto: AP)
Guerrero em ação contra a Colômbia: atacante ainda não marcou nesta Copa América (Foto: AP)

Fisicamente, Guerrero está muitíssimo bem. Caso aconteça o oposto e o Peru seja eliminado, ele acha que pode estrear em breve. De preferência com um velho conhecido no ataque.

– Tenho que me adaptar, me acostumar ao novo time, aos novos companheiros, e jogar com certeza. Já conheço o Emerson, joguei muito tempo com ele. Temos uma parceria boa. Agora espero chegar lá.
Paolo Guerrero – Peru x Colombia – Copa América (Foto: EFE)
Peruano pode ficar com sua seleção no Chile até o dia 3 de julho (Foto: EFE)
Em 2011, o Peru terminou em terceiro lugar ao derrotar a Venezuela na briga pelo pódio. Guerrero acha que pode repetir a campanha passada, apesar das desvantagens de ter um treinador em tão pouco tempo – Ricardo Gareca assumiu a seleção em março.

– A última Copa América a gente esteve perto de ganhar o título. Agora a intenção é essa, seguir jogando desse jeito e melhorando nos erros que a gente cometeu, contra o Brasil não merecemos perder. É um grupo que está unido, novo, muitos jogadores jovens, e acho que os companheiros, todo o time vai captando o que o professor Gareca quer. Ele acaba de chegar ao comando e o importante é ajudarmos ele. Ele está mudando o Peru com o sistema tático, quer que a gente trabalhe a bola no chão, é a característica do futebol peruano, essa identidade que está sendo recuperada. Acho que é importante, o professor nos pede para jogar futebol, é o que estamos tentando.

Goleador da última Copa América, com cinco gols, Guerrero ainda está em branco nesta edição. O jejum é de nove jogos, contando sua reta final de Corinthians. Ele atribui um futebol fechado desta Copa América como um dos fatores:

– São poucas chances de gol. Se fizer uma análise dessa Copa América vai ver que estão saindo poucos gols, a Argentina ganhou de 1 a 0 da Jamaica. Paraguai empatou 1 a 1 com o Uruguai. Sabíamos que seria um jogo duro, dessa característica.