Fonte: O Globo
Nas próximas duas rodadas, o Flamengo vai enfrentar dois adversários que estão na zona de rebaixamento do Brasileiro, assim como o clube da Gávea. E, às vésperas do primeiro confronto direto, justamente o clássico contra o Vasco, domingo, em Cuiabá, a diretoria rubro-negra reclamou da escalação do árbitro Héber Roberto Lopes na partida. Recentemente, o Flamengo já tinha feito uma queixa à Comissão Nacional de Arbitragem (Conaf) da CBF contra erros em três partidas no início da competição. Para Rodrigo Tostes, integrange do Comitê Gestor de Futebol do clube, há uma conjunção de fatores para a diretoria fazer o alerta sobre o próximo jogo.
– A gente está preocupado, sim, com essa partida contra o Vasco, pelo histórico de erros nos últimos três ou quatro jogos, o gol do Avaí, em que a bola saiu, o pênalti para o Fluminense e a expulsão do Jonas contra o Coritiba. Foi uma sequência de problemas com a arbitragem, e nos parece coincidência demais – afirmou Tostes.
Apesar da série de reclamações, o dirigente diz que não há motivo para acreditar em um complô da arbitragem contra o Flamengo. No entanto, ficou surpreso com a escalação de Heber Roberto Lopes. Não pelo juiz, mas sim por ele ser filiado à Federação Catarinense de Futebol.
– Além de ser contra o Vasco, que já tem um histórico recente daquele pênalti que não foi pênalti, o jogo seguinte será contra um time de Santa Catarina – observou Tostes, referindo-se ao último Flamengo x Vasco, quando o time de São Januário eliminou o rival na semifinal do Carioca graças a um pênalti de Wallace em Serginho muito reclamado pelos rubro-negros.
Tostes não teme que a preocupação do Flamengo influencie negativamente a atuação de Heber Roberto Lopes domingo.
– O que me preocupa é a gente não falar sobre isso, e depois aparecer reclamando da arbitragem. A gente já está alertando que esta é uma situação que nos desagrada. Reclamar depois não adianta. A gente já alertou à CBF sobre nossa preocupação, e o presidente Bandeira de Mello também já entrou em contato com a Conaf sobre isso – comentou Tostes.
Após oito rodadas, com apenas duas vitórias no Brasileiro, Flamengo ocupa a 17ª posição no Brasileiro, a primeira na zona de rebaixamento, com sete pontos. O Vasco, próximo adversário, é o lanterna, com três, e o Joinville, com quatro, está em 19º lugar. Ao contrário dos dirigentes rubro-negros, o técnico Cristóvão Borges evita falar sobre arbitragem, seja em situação desfavoráveis ou quando os erros beneficiam sua equipe.
– Não falo sobre arbitragem – responde o treinador nas entrevistas após os jogos, quando perguntado sobre o assunto.
O fla tem q abrir os olhos a mafia do apitl quer nos projudicar Temos q jogar uma bomba ba conaf
A arbitragem brasileira está uma vergonha. Até a CONMEBOL está dispensando árbitro fifa brasileiro da copa américa. O que esperar dos menos especialistas e de menor remuneração. Nem adianta reclamar, pois a máfia do apito é igual um felino, sempre cai em pé e escapa rápido.SRN
Heber Roberto Lopes é certeza de jogo armado contra o Mengão. O Cara persegue o Flamengo há anos, e vai tumultuar o clássico com certeza. Acho que o Vasco entra com 12 em campo, melhor a diretoria abrir o olho.
Eles deveriam ter reclamado era da escalação seguida de arbitros Paulistas contra nós nos últimos jogos, com times grandes de São Paulo rondando a zona do Rebaixamento. Esses caras em termos de futebol estão sempre chegando atrasado.
Se pôs um arbitro da Federação de SC tudo leva a crer q vai ser empate. resultado melhor p o Joinville.
O FLA precisa abrir o olho! se não vai cair pra 2ª segundona, primeiro a briga no Estadual, depois a MP que todos os clubes são contra, colocando a CBF na parede, querendo criar uma liga, sei não! Se quiserem ferrar o FLA conseguem, a não ser que o FLA jogue muita bola com menos um em campo.
Tá muito estranho isso!