Desde 1992 o Flamengo não revela um grande jogador na base, daqueles que enverga a camisa de Zico sem qualquer medo e comanda o clube com absoluta maestria. Sávio Bortolini foi o último jogador a sair da Gávea e chamar atenção de um grande clube europeu. Real Madrid o levou embora por vasta fortuna e tivemos que nos contentar com os chiliques de Romário, um vascaíno que se intimidava com o destaque que o maestro vinha recebendo da imprensa.
Após Sávio, o único jogador da base que chamou atenção foi Adriano que mal jogou pelo clube no inicio de sua carreira e que quando voltou já estava em visível declínio, apesar do título brasileiro que o maior Ronaldo da história Rubro-negra foi buscar na ultima rodada (devemos lembrar que naquele Flamengo x Grêmio o Adriano sumiu do jogo, mas não vem ao caso).
Desde então muitas promessas voltaram a rodear o Flamengo, passando por Nélio, Renato Augusto, Vinicius Pacheco e Adryan até chegar a Jorge, Jajá, Douglas Baggio e Matheus Sávio (irônico, não?). A pergunta que não quer calar: Porque nenhum deles vingou? A resposta pode ser incômoda, mas está a poucos quilômetros da Gávea, nas Laranjeiras.
Hoje o Fluminense se encontra na terceira colocação do campeonato brasileiro e seu principal jogador vem da base, Gerson. O meia-atacante, que em diversas oportunidades viu seu time ser batido pela camisa rubro-negra nas pelejas da categoria, nunca foi reconhecido como um primor do futebol, tanto que sua contratação junto ao Barcelona causou estranheza no mundo do futebol, mas tem se mostrado cada vez mais acertada dada a performance do garoto.
Ora, falando de Flamengo, onde está a oportunidade a nova geração de jogadores da Gávea? Vale a pena proteger um jogador até que complete 25 anos (caso de Vinícius Pacheco, por exemplo), enquanto que Hazard foi eleito o melhor jogador do Campeonato Inglês aos 23? Messi jogou no Barcelona como titular aos 19 e, para manter a comparação mais próxima do Brasil, Zico foi eleito Bola de Ouro Placar aos 21 anos enquanto que Neymar foi campeão da Libertadores com 19 anos.
Alguns dirão que não devemos comparar garotos a gênios do futebol. Mas até Zico ganhar oportunidades, Didi era o maior gênio da gávea. Então deixemos de saudosismo e comecemos a pensar como adultos. Está na hora de deixar a superproteção de lado e trabalhar o jogador. Essa superproteção é a principal mazela do futebol dos 7×1.
Coloquem Baggio no lugar de Eduardo da Silva, Matheus Sávio no lugar de Márcio Araújo e Jorge na vaga de Pico. O tempo de proteger já passou e o Fluminense tem demonstrado isso em 2015, assim como o Santos já demonstrou em 2011 e só o Flamengo parece não perceber.
________________________________
Opiniões do Eyer
G⊗L: Eu queria ter o que elogiar nesse jogo contra a Vasca, mas não consigo.
Falta: Wallace, o capitão mais frouxo da história do Flamengo. Menos papo, mais atitude.
Ser ou não ser: Márcio Araújo realmente existe ou é só miragem em campo?
Impedimento: Guerrero… tenho dó do senhor. Mas tá no inferno amigo, abraça o Pará.
Cartão Amarelo: Cristovão. Já passou da hora de acertar esse time, mas ainda está cedo para mais uma rodada de demissões, ainda mais com as opções do mercado que temos ouvido falar. Daqui a pouco escutamos um “Volta Joel”, aí eu me atiro da janela.
Cartão Vermelho: Anderson Pico. Após este domingo, não volte. Obrigado.
Corneta: Coloca o Jorge no lugar do gordo! Quero o Baggio no jogo! Põe o Pico pra rodo!
Minuto de Silencio: De novo, Carlinhos. Como se não bastasse morrer, o mito ainda recebeu homenagem no pior jogo da história do Flamengo. Deixe o cara descansar em paz!
Bate Pronto: Cuca, Dorival, Osvaldo, Roth.. Vale mesmo a pena trocar Cristovão ?? (“Volta Joel!”.. e fui ali me atirar da janela como prometido)
Música do dia: Panic Station – Muse (“Estação do Pânico”. Melhor definição para o Flamengo hoje?)
PS: Deixa o seu comentário aí e vamos debater !
SRN, Luis Eyer.
luis.eyer@colunadofla.com
Uma vez Flamengo, Flamengo até morrer.
Sheik para capitão já!
Já eu espero outro zagueiro pra vaga de capitão, de preferência um no estilo Fábio Luciano. SRN irmão!
Para o momento atual do time, Sheik merece ser capitão! é o que mais corre e ama o time de coração! SRN!
A torcida sempre pede para colocar os garotos nos momentos de crise, mas é ela a primeira a queimar os muleques, se esses não conseguem render bem. Garotos como Matheus Sávio e o Jorge, os mais promissores no momento até merecem mais oportunidades, mas só se tirar a responsabilidade das costas deles.
Da mesma forma que tem tirado a responsabilidade da diretoria? Na minha opinião a queima de garotos sempre foi incentivada por aquela ala pró Ronaldinho, Romário e Edmundo. Diretores que procuravam culpar a base para investir muito dinheiro em jogadores de renome em fases questionáveis.
Não adianta dizer que não se pode colocar jovens porque serão queimados. Zico foi queimado no inicio da carreira, mas continuou jogando e virou ídolo. Adryan foi protegido da fritura e é um imprestável. Agora eu te pergunto, quem foi melhor?
SRN meu amigo !
Perfeito. No início Zico era chamado de “banheirista”, Adriano de “poste”. A análise de Adryan pode esclarecer sua “decadência antes da ascensão”.
Tirar a responsabilidade de jogar no Flamengo ? Vai jogar playstation então.
Samir é o melhor jogador do time, quem vem prejudicando o Flamengo e muitos não percebem desde o ano passado é o Wallace que foi dispensado de vários clubes por não saber marcar e se posicionar, não ter obediência tática e nem líderança para capitão, assistam e analisam, Wallace, A.Pico, M.Araújo, Pará, L.Antônio, Gabriel não eram nem para passar na porta da Gávea, ou seja nunca eram para serem contratados pelo Flamengo e nem reservas merecem pois são jogadores de segunda divisão, Paulinho, Everton e Cirino pensam que são craques mas são reservas. SRN!
Exatamente o que tenho dito a bastante tempo. Muita gente ruim jogando com a desculpa de proteger a base da fritura. Ao invés de fritar, estamos cozinhando os garotos. Mas sabemos que cozinhar além do ponto faz a refeição ir pro lixo.
SRN meu parceiro !
Porque o D.Baggio e M.Sávio não estão no banco de reservas? Sempre foram os jogadores da base do Flamengo que fizeram o clube a ganhar títulos! Lógico que os de fora como Nunes, Pet… ajudaram. agregando também qualidade técnica mas a base do time o pilar são os jogadores formados pelo Flamengo e sabem o que é Flamengo gigante! Como vão dar força e moral por exemplo antigamente para o Adryan se falam para o jogador olha você vai ficar na reserva 2 anos e jogar alguns jogos para ser vendido e não vai ganhar títulos pelo Flamengo e nem ser titular, queremos que o peladeiro Gabriel e outros da base de fora sejam titulares pra não colocar muito pesos na sua costa, fique tranquilo, que vc não será humilhado por nós da diretoria, você não terá tanta estrutura no CT mas jogue na famosa raça, nem é preciso técnica para jogar uns jogos pelo Flamengo em formação. Aí está o erro gravíssimo, eu demitiria para ontem esse inútil do R.Caetano e alguns da diretoria que valorizam mais os de fora que os da base. A base soa sangue pelo time se esforçando e ainda deixam na reserva? Os de fora que nem Wallace, M.Araújo pereba, Pico, Pará andam em campo sem qualidade técnica nenhuma e ainda querem avacalhar pois não sabem o que é Flamengo, falam que é grande, só que o Flamengo é gigante, erram até nas palavras, jogadores frouxos que não eran para jogar pelo Flamengo jamais. Queremos mudanças já a começar pelo técnico e alguns jogadores ir embora do Flamengo!!!
Concordo está na hora de testar a base. Põe eles aos poucos mas tem q começar senão não vão passar de promessas. Eu já poria o Jorge de titular contra o Joinville. Jajá tbm já está pronto para entrar no 2o tempo. Os dois vieram da seleção sub-20 e estão prontos. Os outros põe aos poucos qdo a poeira abaixar. Olhem o Santos, tem 8 titulares que vieram da base do ano passado, olhem o Fluminense q tem uns 4 titulares q vieram da base tbm do ano passado. Como se diz no UFC, está na hora de separar as feras dos meninos, senão vão continuar sempre meninos e a carreira de jogador é curta.
É disso que eu to falando !!
Cansado de ver menino no banco e velharia no campo. Se o cara é ruim depois de velho, não vai melhorar. Só quem consegue crescer é jogador novo. Então melhor um garoto media 6 que possa crescer do que um titular média 6.5 que não saia disso. SRN!
Verdade, Samir é um exemplo. Agarrou sua chance com 18 anos e se tornou titular. Hoje está com 20 anos. É lógico q nem todos vão conseguir, mas pelo que vejo hoje o Jorge e Jajá tem potencial p serem titulares. Depende muito da personalidade de cada um, uns demoram mais outros menos a se acostumarem com o peso da camisa. O técnico tem q ter a sensibilidade de ver quem está pronto p entrar.
Sheik tem que ser capitão, e usar a 10 já que a diretoria não vai se mover pra trazer um jogador desse gênero, Jonas tem que ser titular, chega de corpo mole, chega de jogadores baladeros, chega de jogadores sem respeito, raça, comprometimento e com falta de amor ao manto, isso aqui e Flamengo, e não eh esses clubes pequenos de onde vocês vieram. C.Borges tu e maluco, doidão, ou oque??? Bota o Jorge pra jogar, um menino que veste a camisa de seleção sem sentir peso nenhum jamais pode ser banco pra A.Pico, coloca o Jaja nesse meio campo morto no lugar do Canteiros, que apenas sabe tocar a bola pro amigo imaginário dele, enquanto a diretoria manter Rodrigo Caetano, e certos jogadores no clube, não ira dar certo, tem que ter autoridade, n se deve confundir amizade com trabalho… Respeito o manto sagrado!!!! Isso aqui e Flamengo, o maior do mundo, e se não tem peito e raça o sufiente pra jogar aqui, pegue suas tralhas e raaaaaala* #MaisRespeito #MaisComprometimento #MaisRaça. Devolvam meu Flamengo.
O Jaja tem que ser titular nesse time, eu sinceramente não sei o pq do Macio Araújo ainda estar vestindo o manto , ele é péssimo , minha escalação , Cesar , Marcelo , Samir , Jonas, Canteiros Jaja, Marcelo C, Everton e sheik( Eduardo S.)
8 na linha? E os laterais? 😀
Saudações Nação,
CONCORDO!!!
Temos visto muitos técnicos falando em proteger “esta ou aquela” geração de jovens promessas, e o quê tem acontecido? NADA. Os medalhões que deveriam compor o elenco para fazer um trabalho de renovação e amadurecimento desses jogadores, acabam tomando conta de todo o elenco. Tanta proteção fez desaparecer o futebol de tantas promessas. Aqui é FLAMENGO, e quem quiser jogar aqui, tem que estar ciente que a pressão não para, nem quando se ganha. Matheus Sávio e Douglas Baggio já mostraram potencial e personalidade, assim como o Jorge e Jajá na seleção (Titulares, sem perderem a humildade). É insuportável ver tanta proteção, e assistir geração após geração se perder ou ser vendida a preço de banana. Protegendo os interesses de quem? A herança que os desejos de técnico arrogante são na grande maioria peças nulas dentro de uma postura que um jogador do FLAMENGO deva ter. Irrita mais ainda, ver o processo de valorização da prata da casa sendo feito em outros endereços. Do quê vale um titulo de clube formador se nem damos o devido respaldo?! Temos um meia armador no sub 20 que já chama atenção, Pedro Pires. Ah, para lembrar que o Jajá vem atuando como volante, tanto no FLAMENGO como na seleção. Proteger essas jovens promessas é dar desde de cedo a responsabilidade de honrar o manto sagrado, com respeito, amor, raça e paixão. Ficar face à face com a torcida, que tanto se sacrifica pelo time (com sobras em relação aos outros times), e encorpar o espirito de ser RUBRO NEGRO.
Mandou bem Luis Eyer, SRN
Obrigado meu amigo, é exatamente esse espírito que vejo nos Rubro-negros. Dar respaldo aos pratas da casa. Não a toa nosso maior título foi conquistado com uma geração feita na gávea. Um forte abraço, SRN!
Historicamente, os grandes times do Flamengo sempre foram movidos pela mescla da base com jogadores de fora. Concordo totalmente com o Luis. Essa é a identidade do Flamengo. Mas como transmitir isso ao ‘estrangeiro’ e pressionado Cristóvão? Acho que o Jayme seria ideal para operar essa transição, mas a diretoria já cogita outros nomes. Para mim o Cristóvão perdeu o rumo. As entradas de Jorge e Baggio deviam acontecer ontem. E, talvez, em vez de Mateus Savio eu colocaria o Jajá no lugar do Caramujo. Quanto à braçadeira ela deveria ser do Sheik, mas será que o elenco aceitaria, já que ele chegou agora? E acho que o Marcelo deveria ocupar o lugar do Walace.
Já notaram q o Flamengo soh se da bem com jogador trombador?hernane,obina,Luizão…Nunes,ta difícil, parece q n gostam de jogadores técnicos,vide Paulo Nunes,Marcelinho,Renato Augusto e até o Adryan e matheus,o Thomas… A torcida soh gosta de jogador alto forte rápido e trombador,p q isso eh raça…Lucas Mugni ta saindo,provavelmente pra vaga do mancuelo…aquele mesmo que a torcida vive pedindo,estranho neh?
É verdade, pq para jogar no Fla o atacante tem que ser raçudo, brigador. O mais técnico que me lembro foram o Cláudio Adão, que era um cracaço, e Romário, que é fora de comparação, o resto é trombador.
Eu apoio totalmente essa escalação. Pode não render nada em primeiro momento, mas as outras também não renderam. Então prefiro apostar nos moleques. SRN!
Exatamente, Luis, seu texto foi muito lúcido e expressou o que a grande maioria dos torcedores vêm clamando. Quanto ao Fábio Luciano, que vc citou, ah, como seria bom ter um xerife na zaga, pq o Walace tinha melhorado, mas voltou a ser aquele perna de pau. Tem duas coisas que me irritam nele. Uma é quando ele cisma de subir para o ataque, e outra é quando, pressionado, toca a bola para a latera – e o Samir fez a mesma coisa recentemente. Não dá para aceitar isso. Pq não chuta pro campo adversário?
Cara, você tocou num ponto que IRRITA demais: as subidas desnecessárias (salvo os escanteios) do Wallace ao ataque. Gasta uma reserva de energia que se faz necessária na hora de dar combate, e acaba ficando vendido. O Samir se der mole vai querer copiar e ai já viu … Tem que ter obediência tática, fazer o simples da função com raça e determinação, estabelecer o domínio da área, mostrar que existe um XERIFE. SRN
E o Renato Augusto ??
Ele está lá no texto amigo ! SRN!
Jogador só se queima se for ruim. Se for bom de bola não tem essa de se queimar não!
Não é que na base não tenha bons jogadores, jogadores bons até tem. O que falta é uma melhor preparação psiclógica dos garotos. Muitos sobem, fazem 2 jogos razoáveis, a torcida já os colocam num pedestal, aí… fudeu velho, a idolatria já sobe logo a cabeça, já ficam marrentos e se achando o chefão. Mas vou dizer uma coisa, prefiro ver os garotos jogando, pelo menos com raça e disposição, do que ver esse caneludos, sonolentos e aloprados (vide Marcio Araújo, Pico, Paulinho, Para, etc) jogando, quase sempre como titulares.
Sem duvida existe adoração e cresce a soberba. Mas isso também aconteceu com Neymar, e hoje o cara é o melhor jogador que o Brasil tem à disposição. Não ligo do cara ser marrento, desde que resolva em campo. Afinal, existiram jogadores mais soberbos que Renato Gaúcho e Romário? Ainda assim eles eram craques em seus tempos. Um grande abraço, SRN!
É fácil identificar quem realmente é bom jogador e com sangue de vitória e rubro-negro. São justamente os jogadores que evitam a todo custo tocar para os lados e para trás durante o jogo. No Flamengo atual esses caras fazem isso toda hora com medinho e jogando a responsabilidade da solução para os outros(se vira aí cara). Isso tudo não só por serem chupa-sangues , mas por falta de noções básicas de futebol(técnica). Futebol bem jogado é bola p frente ou em diagonal p frente. Claro que tem momentos que não tem outra salvação da jogada a não ser tocar p trás, mas aí é outra situação. O único que está jogando p frente nesse time é o Sheik. Concordo com as entradas de Jajá(joga p frente sempre), Jorge(joga p frente sempre), Baggio(joga p frente sempre), Mateus Savio(joga p frente sempre).
Em tempo: Chega de Wallace
Wallace e seus toques pra lateral. Márcio Araújo pega a bola na entrada da área e volta com o goleiro, a todo momento. Chega de Pará. SRN!
Luis, o Pará, Marcio Araújo, Pico, Almir etc… todos tem que sair. Mas Wallace tem que ser o líder da barca. Nunca havia visto o Fla perder tantos jogos em anos seguidos desde que esse cara chegou. Todos jogam para trás e p os lados. Concordo em só manter Cirino e Everton na reserva pois tem realmente lenha p queimar e jogam p frente
Na minha opinião só ficam: A Maia(novo e tenta jogar p frente), Cirino e Everton(tem lenha p queimar e jogam p frente), Luis Antonio- joga p frente(reserva Lat direita-põe o cara que veio do palmeiras de titular p ver se joga), Nixon(quando se machucou estava bem-joga p frente)Cesar(promissor e tem muita lenha p queimar), Canteiros(atualmente ruim mas, se descontaminado pelos perebas pode voltar a jogar bem, joga p frente mas tem que melhorar passes), Jonas(melhor da contenção atualmente no Fla, melhor até que o Caceres pois é mais rápido e joga p frente), Caceres(reserva do Jonas-joga p frente mas lento), Sheik(nem preciso falar os motivos-joga p frente)Samir(com um companheiro decente torna-se o melhor da zaga-joga p frente- tem que parar de escorregar). Gabriel(fica por um fio-joga p frente mas tem que ser reserva)Gerreiro(vem e fica´joga p frente). No mais é contrarar um meia armador consagrado e o Elias. Subir os da base e dispensar os demais do time principal. Façam acordos de recisão
O Jovem que precisa ter chances urgente é o Jajá, pois não temos bons jogadores nessa posição…e o Jorge na falta do Armero….
Concordo totalmente. Tava pensando justamente isso há alguns dias. Tem que botar esse pessoal para jogar. De outra forma, serão as eternas promessas. E outra, faz parte do amadurecimento as pancadas da vida, as vaias, as decepções, as críticas ácidas nos jornais. É disso que são feitos os homens e saber suportar os reveses da vida é o que os distingue dos meninos. Diretoria, técnico e o que mais for: PONHA A BASE PRA JOGAR!
Em tempo: perder como perdemos pro vasquim e jogar como estamos NÃO jogando é melhor que seja com a chamada divisão de base. Chega de infantilizar esses jogadores.
Caro Luis Eyer, eu gostaria muito que esse texto seu fosse entregue a Cristóvão, devidamente acompanhado de um abaixo-assinado da torcida.
Meu desejo é ter uma sorte dessa. De ver essas palavras chegando a quem de direito. Conto com a sorte, e com vocês, meus irmão rubro-negros. Um grande abraço, SRN!
Engraçado que tem um monte de torcedor que tem paciência com Artur Maia, Gabriel, Mugni, M. Araújo, Pico, Thalyson, Pará, Bressan, Walace, jogadores que vieram de outros times como meros coadjuvantes ou reservas, mas não tem paciência com a molecada da base. Quantos jogadores foram vaiados no MENGÃO e foram para outros times e viraram destaques. Temos que valorizar mais a base, os títulos mais importantes do clube foram conquistados por jogadores da base. SRN
Em tempo pessoal,
o Cristovão fez mudanças para o jogo desta 4fª:
César, Ayrton, Wallace, Samir e Jorge; Jonas, Canteros, Gabriel e Everton; Marcelo Cirino e Emerson Sheik, e depois colocou o Alan Patrick no lugar do Gabriel.
Pelo menos não teremos o Pico, M Araujo e veremos se o Ayrton se identifica com o Mengão, sem contar que só em lançar o moleque Jorge para iniciar a partida já é a ponta de esperança de jogos melhores. Começaria com o Alan Patrick ao invés do Gabriel, e infelizmente o Matheus Savio e o Douglas Baggio não foram relacionados. Vamos torcer para a mesmice dar lugar à OUSADIA e ALEGRIA !!! SRN
Em meu pensamento, os jovens da base devem ser lançados durante o campeonato carioca, quando as cobranças são menores do que no Brasileiro. Em adição, as primeiras participações devem acontecer em momentos positivos da equipe, num clima propício à criatividade. No momento atual do Mengão, este novos jogadores poderão ser “queimados” facilmente e nunca mais apresentarão o melhor de suas performances. Apenas aqueles de potencial acima da média, como os casos de Jajá e Jorge, podem ser testados sob condições adversas. Os erros, a torcida tem que aceitar e apoiar.
Seria o ideal, mas a Ferj limitou o número de inscrições, lembra ??