Fonte: O Globo
Antes de ser demitido do Flamengo, o técnico Vanderlei Luxemburgo imaginava que o início dos jogos no meio da semana ajudariam o time a pegar ritmo e embalar na competição. Acabou deixando o cargo antes de verificar sua teoria, que agora será testada pelo seu sucessor, Cristóvão Borges. Depois de estrear na equipe perdendo para o Fluminense, com apenas três dias de treinos, ele só terá mais dois dias de trabalho até o próximo jogo, quarta-feira, contra o Cruzeiro, no Mineirão, um jogo entre dois times que ocupam a zona de rebaixamento, ambos com um ponto ganho em quatro rodadas.
– Não dá para reclamar sobre a falta de tempo, é o que temos para trabalhar e precisamos buscar soluções. Esta é a nossa realidade, pouco tempo, tendo de dar resultados. Precisamos da vitória – afirmou Cristóvão após o Fla-Flu deste domingo.
Pará com vaga ameaçada
O treinador fará, pelo menos, três mudanças no time, por força das circunstâncias. O volante Canteros foi expulso nos acréscimos do Fla-Flu e vai cumprir suspensão. O cabeça-de-área paraguaio Cáceres e o lateral-esquerdo colombiano Armero se apresentam nesta segunda-feira às suas seleções para a disputada da Copa América. O fraco rendimento da equipe também pode provocar outras mudanças.
– Perdemos alguns jogadores, e ainda vou pensar um pouquinho sobre as mudanças – disse Cristóvão.
Na já contestada defesa rubro-negra, a pior do Brasileiro até agora, com nove gols sofridos em quatro jogos, o mais ameaçado é o lateral-direito Pará, que vem tendo seguidas atuações ruins e, contra o Fluminense, participou do lance do pênalti que abriu o placar para o tricolor e marcou, contra, o segundo gol adversário. Se quiser substituí-lo, Cristóvão terá de improvisar o volante Luiz Antônio, já que não tem outro lateral-direito no elenco.
Na esquerda, Anderson Pico volta ao time, no lugar de Armero. No meio-campo, sem Canteros e Cáceres, entram Jonas e Márcio Araújo, salvo se Cristóvão preferir dar uma chance a Luiz Antônio em sua posição original.
O maior dilema do treinador é na armação, já que Arthur Maia teve atuação apagadíssima contra o Fluminense. No entanto, como Almir fraturou o cotovelo e Lucas Mugni não treina desde que teve caxumba, há duas semanas, falta um substituto para a posição.
– Mesmo não tendo um jogador específico com essas características, a gente tem de achar maneiras de fazer a equipe jogar no seu melhor nível – observou Cristóvão.
No ataque, cinco jogadores disputam três vagas. Éverton é o que tem tido as melhores atuações. Paulinho foi mal nos últimos dois jogos, os primeiros como titular na temporada. Alecsandro se movimenta pouco. Eduardo da Silva, que entrou nos minutos finais e fez o segundo gol rubro-negro, é outra opção de área. E Marcelo Cirino, titular no início do ano, ficou três jogos fora por causa de um edema na coxa, entrou no intervalo do Fla-Flu e teve pouco destaque. Agora, deve reaperecer no time titular contra o Cruzeiro.
– Marcelo Cirino não iniciou o jogo porque vinha de recuperação e só treinou três dias com bola. Eu também tinha o Éverton voltando ao time, eram dois jogadores retornando de lesão, e como o Éverton estava jogando mais, com um ritmo melhor, optei por ele e deixei Cirino no banco – explicou Cristóvão após o Fla-Flu.

Minha escalação: PV, Paulinho (como lateral direito), Wallace, Samir e Pico; Jonas, LA, Matheus Sávio e Everton; Cirino e Eduardo.
O que acham?
PV, L Antonio, Marcelo, Wallace, A Pico, Jonas, Mugni (volante), Eduardo (Armador) (2T Matheus Sávio), Everton, Cirino, Alecgol (2T Paulinho e Cirino ficando de C Avante). Se o jogo estiver seguro, teremos o Mugni se adiantando mais municiando uma frente com Matheus Sávio, Everton, Paulinho e Cirino no 2T
Pegasse a doença do luxa? Só vcs dois p acreditar no Mugni. O luxa devia tirar um $$ por fora, mas vc minha nossa. Esse cara não joga nem no amador.
Pois é, não tiro sua razão! Talvez seja desespero por não encontrar um nome que pudesse jogar como 2º volante ( Carceres na seleção, Canteros suspenso, L Antonio melhor na LD , M Araujo?). Só não gosto de ver essa situação, você está certo, pois se fosse craque já teria dado o recado nesse tempo todo. Valeu SRN