Caros Rubro Negros,
Saudações Rubro Negras!!!
Em mais uma semana agitada e cheia de eventos extracampo do futebol nacional e internacional uma noticia me chamou a atenção: “Reunião da CBF define maior poder para os clubes”. Sem dúvida trata-se de um momento importante aonde a CBF, temendo perder os dedos, se desfaz de alguns anéis. Mesmo não sendo algo definitivo e mantendo o controle de diversos aspectos da organização do futebol nacional esse acontecimento é visto com otimismo por alguns como um embrião da tão bradada liga organizada pelos clubes, que seria a solução de diversos problemas no nosso futebol. E sobre esse ponto gostaria de advertir os rubro negros e ao próprio Flamengo : Muita calma nessa hora…
Penso que os clubes devem ser adversários dentre de campo e parceiros comerciais fora dele. Porém, antes de se pensar numa liga temos que olhar para a qualidade de “cartolas” que temos no nosso futebol… no dia que eles conseguirem organizar uma festa junina e todos os clubes saírem lucrando…ok. Até lá…temos que manter “um olho no padre e outro na missa”. Considerem falarmos em união e confiança com os outros clubes…são 2 requisitos básicos para se falar de uma liga… a última vez que vimos isso ( muito mais por força da situação do que por qualquer tipo de planejamento ) foi no ano em que a CBF se declarou quebrada e deixou os clubes a ver navios…dessa forma, em 1987, nasceu a Copa União…a toda a união se foi desde então…raríssimas foram as vezes em que vi alguém comprar essa briga em nome do Flamengo…mesmo aqueles que corroboraram com as decisões tomadas pelos clubes a época…decisões tomadas em nome da “união” entre o clubes…e decisões que o Flamengo honrou e, por mais que todos saibam a verdade, até hoje é o único prejudicado por isso.
Outro assunto pertinente a tal “união” que precede a criação de uma liga…as cotas de TV. Novamente toco nesse assunto. Já ouvi essa semana em alguns programas esportivos sobre a “injustiça” das cotas de TV pagas aos clubes da série A hoje em dia…e que ano que vem essa injustiça vai aumentar ainda mais… Ora…eu não entendo isso…aonde, no mundo capitalista em que vivemos, pagar mais para aquele que gera mais lucro é injusto? Deveria a TV pagar para o Flamengo o mesmo para o Avaí, para a Ponte Preta, para o Vasco ou para o Palmeiras? Seria justo comparar time estaduais e regionais a um time nacional, que gera muito mais audiência, “cliques” e, dessa forma gera muito mais interesse de patrocinadores e muito mais retorno a TV? Injusto mesmo era na época do clube do 13, aonde Flamengo e o Corinthians carregavam nas costas outros clubes ditos grandes mas que o interesse por eles fora do estado de origem as vezes é menor do que por festas juninas de escola.
Ainda nesse tema, vejo muita confusão em relação cotas de TV e prêmios por resultado esportivo. Se querem fazer com que valores sejam pagos mediante ao desempenho dos clubes ok. Muito justo. Mas esses prêmios em nada têm relação com o valor pago aos clubes pelos direitos de transmissão. Cota de TV tem a ver com audiência…interesse do público por clube “x” ou “y”. E nesse quesito o Flamengo definitivamente está à frente de seus pares no Brasil.
De toda forma, vi a posição do presidente do Flamengo dia desse, principalmente em relação as cotas de TV e isso me deixou mais tranqüilo. Mas de todo jeito é bom que o Flamengo e a sua imensa torcida fiquem de olhos abertos. Agora, que estamos entrando no rumo certo é a hora do ataque daqueles que temem o potencial da marca Flamengo… é a hora que alguns “espertalhões” vão querer “socializar” as cotas de TV e outros ganhos para benefício próprio alegando uma pseudo justiça. Olhos abertos Flamengo.
Saudações Rubro Negras.
Luiz Henrique Amorim
luiz.amorim@colunadofla.com
O que o Flamengo tem para receber em 2016 em cotas de TV, ninguém pode mexer, o único jeito de fazer o Flamengo receber menos é ve-lo na segunda divisao
Por isto que estou achando que as arbitragens estão tendenciosas contra o Flamengo este ano. Pode ver que dos 7 jogos, 6 o Flamengo foi prejudicado, hora pênaltis não existentes, cartões e expulsões injustas, no jogo do Sport o maior cai cai, só o goleiro foram 11 minutos e o juiz só deu 6 min de acréscimo.
Se eu não me engano nem caindo pra segundona a cota de TV muda…Pelo menos não no primeiro ano….abraços.
Cara sinceramente estou muito preocupado com o Brasileiro desse ano, porque os dirigentes nao estão só com medo da marca Flamengo mas garanto q muito mais com essa atual diretoria que com esse trabalho espetacular estao tornando o Flamengo o monstro a ser Batido na America, logo eles sabem q a unica forma de fazer eles perderam a credibilidade seria jogar o time pra segunda divisao, e estou vendo tantos erros de arbitragem que comeco a ficar bolado que esses times estejam articulando um bote no nosso mengao.
Muito bem observado!
Exelente reflexão Luiz Amorim. Concordo com sua análise. Mas ficamos mais tranquilos, pois a Diretoria do Fla parece estar atenta para isso. Como vc mesmo mencionou qunto as declarações do presidente Bandeira.
Exelente reflexão Luiz Amorim. Concordo com sua análise. Mas ficamos mais tranquilos, pois a Diretoria do Fla parece estar atenta para isso. Como vc mesmo mencionou qunto as declarações do presidente Bandeira.