Fonte: Rodrigo Mattos
Ao prometer o poder sobre o Brasileiro aos clubes, após 12 anos, a CBF expôs o racha existente entre os cartolas dos times que inviabiliza qualquer movimento de união. Ressurgem discussões entre eles que já duram mais de 20 anos sobre pontos corridos e mata-mata, cotas de tv e ligas.
A confederação sempre teve o poder pelo seu estatuto de definir o formato do Nacional. Mas havia um Conselho Técnico dos times de primeira divisão que decidia, de fato, a fórmula até 2004. Então, o ex-presidente Ricardo Teixeira passou a ignorar os clubes e impôs a manutenção dos pontos corridos.
Mais de dez anos depois, as agremiações recuperam o direito anterior em meio à crise enfrentava pelo presidente da CBF, Marco Polo Del Nero. O presidente do Atlético-PR, Mário Celso Petraglia, sugeriu a criação da liga de times em reunião na confederação. A maioria dos dirigentes, no entanto, não viu clima para liga. “Foi muito superficial”, disse João Humberto Martorelli, do Sport. Petraglia saiu em silêncio.
Outra divisão é entre aqueles que defendem a volta do mata-mata, grupo que estava enfraquecido até agora, e os que querem a permanência dos pontos corridos. Grêmio e Vasco lideravam o movimento pela mudança de fórmula.
O presidente vascaíno, Eurico Miranda, ainda quis esticar a corda das funções do Conselho Técnico. Para ele, o encaminhamento natural é uma discussão de cotas de televisão dentro do grupo. “Não existe. É só nisso que eles pensam”, ironizou o presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello.
Enquanto debatem esses temas, os clubes deixam para o futuro discussões sobre maior participação de fato das agremiações no poder da CBF. Será feita reforma ampla no estatuto, na quinta-fera, na qual só atuam federações. Hoje, as agremiações são minoritárias na eleição em relação às federações, e não participam da decisão sobre mudanças de estatuto.
“Acho que deveríamos ter maior participação. Vai acontecer no futuro”, disse esperançoso Modesto Roma Jr, do Santos. “Será uma evolução natural”, analisou Bandeira de Mello.
O secretário-geral da CBF, Walter Feldman, prometeu que a atuação clubes na entidade crescerá ainda mais com o tempo. Mas disse que nem a inclusão de clubes da Série B na eleição nem aumento do número de votantes foram discutidos.
A confederação já vinha falando em deixar os clubes definirem a fórmula do Brasileiro na atual gestão. Tomou a decisão em um momento em que seu presidente Del Nero é pressionado por investigações norte-americanas que levaram à prisão de seu vice José Maria Marin.
Cada clube negocia o seu valor, se nao quer fechar com a Globo, feche com outra emissora, PONTO.
Acredito que o campeonato brasileiro deve ser de pontos corridos e a copa do brasil mata-mata. Para não haver confusão entre os clubes, devem optar pelo campeonato mais rentável. Nesse ponto, acredito que o campeonato por pontos corridos (campeonato brasileiro) ainda seja mais rentável que o mata-mata (copa do brasil). Já no caso da liga, seria interessante se contasse com ao menos 2 fases, com pontos corridos e com mata-mata. Sobre os contratos de tv, não há o que se discutir, já que são os próprios clubes que negociam, cada um que vendam seus peixes. Ridículo outros times reclamarem de quanto ganha o time x, querendo fatiar a receita do time a. O clube dos 13 acabou exatamente por esse motivo, para que os próprios clubes negociem suas próprias cotas, se negociou mal, paciência. S.R.N.
Eles nao querem melhoras para o futebol e nem liberdade preferem isistir em Roubar q recebe o q merece agora eles nao sabe. Criar meios de aumentar suas arrecDacao nal sei o que o eurico quer pois o vasco ja ganja muito para joga serer b olha q se foase ver o vasvk tinha q ganha menos ainda ..
Querem união???Que união a mesma de 87 quando sentaram a mesa e acordaram do não cruzamento dos módulos e hoje o único clube que diz abertamente que o campeão é o Flamengo chama-se Inter; os outros principalmente o Bambi de São Paulo que aliás se auto proclama primeiro penta e o lixo da colina rasgaram o acordo por essas e outras eu digo união é o caralho o Flamengo tem que cuidar da sua vida e foda-se o resto.SRN10
Fato!!!! SRN…
espetacular o que vc disse não tinha como melhor se expressar, perfeito e isso mesmo que todo rubro negro de verdade tem que pensar união e o caralho…..
Falou tudo, eles querem a União mas em momento nenhum querem ceder ao que lhes beneficiam, Esse é o grupo cada um por si e Deus por todos.
Venho repetindo isso a anos, LIGA ??? Sem chance. Fazer liga com o Xport ??? Mas nem f*dendo.
Não é só o episódio de 1987 que depõe contra essa tal união. Ou vocês já esqueceram de que os clubes que hoje só falam em cotas de TV foram os maiores beneficiados quando Flamengo e Corinthians tiveram a coragem de romper com o clube dos 13 e elevaram não só suas próprias cotas como as do demais clubes que hoje não tendo competência, coragem ou força política para negociar por conta própria querem mais uma vez abocanhar o dinheiro alheio.
cambada de safado e filho da putas, o fla ate hoje tem que brigar na justiça por causa deles. mais deus e maior e tenho fé em deus que o stf vai da o titulo ou pelo menos compartilhá lho com o fla, que e um absurdo mesmo, pelo menos zico e os campeões de 87 vai verdadeiramente pode comemorar o titulo…..
O Flamengo não tem que se unir a ninguém. Cada um que cuide de seus interesses. Eles querem nosso dinheiro. Quando precisamos desse traidores para pegar a taça das bolinhas, ninguém nos defendeu. FODA-SE TIMINHOS!
Ontem, nos meu comentário disse que jamais haveria união , simplesmente por causa da presença de uma figura nefasta chamada Eurico Miranda.
União é o meu pau na tua mão! Fodam-se os fracos. Flamengo contra o tudo e todos.
Na Realidade todos os Clubes integrantes dos C13 SABEM que o Flamengo é o Verdadeiro e Legitímo campeão de 87 inclusive os próprios Bambis.o Atual presidente do São Paulo que era presidente do C13 JÁ falou com todas as letras.o preblema é que ninguém vai brigar pelos direitos dos outros.vç que é lesado que corra atrás. o Flamengo deu um vacilo muito grande o Sport fez a Merda de entrar na Justiça comum o Flamengo entrava na Fifa e fim de Papo.Acorda Flamengo.
Liga ? Pro Flamengo carregar eles nas costas com a audiência … e cotas de TV …
Não tah satisfeito com o que a emissora lhe paga, vai pra outra emissora .. SRN
em todas as reuniões esses outros timinhos que nao dão audiência exceto fla e gambas, falam da divisão de cotas igualitária, Bamdeira precisa ficar experto sobre isso , possa ser que um fia eles consigam. nao justo tem que receber mais quem dar mais audiência, como fiz o colega ai em baixo se nao quer fechar com a globo, feche com outra emissora!