Trocar ideias não é pecado

Compartilhe

Fonte: Kleber Leite

Ontem, quando critiquei a intenção do treinador Cristóvão Borges em barrar Marcelo Cirino, aproveitei o embalo para criticar também a postura omissa do bom profissional Rodrigo Caetano. Nos 11 comentários sobre o tema, sete companheiros do blog concordaram comigo e quatro discordaram. Houve uma citação interessante por parte do amigo WENCESLAU, um dos que discordaram de mim, quando defendeu a tese de que não é função de Rodrigo Caetano interferir na escalação. O companheiro BRUNO BRANCO, que concorda comigo, diz que o diretor executivo, no caso Rodrigo Caetano, pode aconselhar quando o assunto é escalação e, no fundo, é quase isso mesmo.

Ao companheiro WENCESLAU tenho a dizer que, quando há entrosamento absoluto diretoria/comissão técnica, quando há respeito, amizade e camaradagem, discutir escalação é mais do que normal, diria mesmo, ser saudável. Claro que, quando se trata de escalar o time, a palavra final é do treinador, porém, nada impede que o diretor de futebol, que vive o dia a dia do clube, possa dizer ao treinador o que pensa. Aliás, pode e deve. Acho que não se deve esquecer que o treinador é um ser humano e, como tal, muitas vezes fica indeciso. Em síntese, quando o treinador confia no dirigente, não há nenhum problema.

Há um outro tipo de situação, que é a filosófica. Já houve um momento em que um treinador, na véspera de um jogo super importante, imaginou colocar em campo um time reserva, visando poupar os titulares para o jogo seguinte, que seria uma decisão. Aí, é diferente. A filosofia é ditada pelo dirigente, e não pelo treinador. Neste caso específico, o treinador foi chamado e a ele foi determinado que o Flamengo deveria entrar em campo no dia seguinte com o seu time titular, e assim aconteceu. Ganhamos de 4 x 2 num meio de semana e, no final de semana, ganhamos um título.

No futebol, também fora das quatro linhas, o jogo é ganho quando há entrosamento, confiança e respeito.

Ver comentários

  • Deixa ver se entendi.Então significa que essa direção, leia-se Caetano, é incompetente por não interferir na escalação? Se o Wrobel(hoje afastado mas no conselho), o proprio Bandeira de Melo TEM que ir lá dar palpite, é isso? Rapaz, agora entendo pq no seu tempo de presidente do clube o flamengo era uma zona.

  • O Sr. Kléber Leite é extremamente cuidadoso e competente, mas acho que se equivocou.
    Cristóvão está no CRF há 2 semanas. Este tempo é demasiadamente curto para "entrosamento absoluto" entre ele e a diretoria de futebol e quaisquer outras unidades organizacionais do clube. Rodrigo Caetano, inteligente, ético e experiente que é, certamente sabe o quão importante e sensível o momento atual para a relação Cristóvão - clube - resultados. Tem-se que dar crédito e apoio ao recém chegado técnico.
    Interferir em seu trabalho, além de anti-ético, prejudica a relação mencionada, bem como a criatividade e a evolução do processo. Isto é mais do que conhecido nas relações profissionais e frequentemente identificado como fator causal de falha de performance humana.
    Seria fortemente negativa a interferência, ainda que sob a forma de comentário do diretor, no trabalho do técnico. Cada um em sua função. Este lema deve ser seguido à risca.
    Como diria meu bisneto, mandou mal, tio Kléber.

  • Vai cagar KL. Por acaso o senhor e Socio torcedor? Esta ajudando o Flamengo em que exatamente?

  • Odeio ser repetitivo... mas... Kleber leite seu filho da puta arrombado, pulha, desgracado, corno veado, pederasta velho, biltre, escroto, imundo, abutre carniceiro! Desejo sua morte seu ladrão nojento! Esquece o fla filha da puta!

Notícias recentes

  • Notícias

Jogos da Copa hoje: Inglaterra, Portugal, Argentina e outras 9 seleções entram em campo neste sábado

Seis partidas agitam este sábado (27) pela última rodada da fase de grupos da Copa…

27/06/2026
  • Destaque

Rivaldo se rende a Vini Jr e coloca cria do Flamengo como o melhor jogador do futebol brasileiro

Pentacampeão mundial, Rivaldo rasgou elogios a Vini Jr Cria do Flamengo, Vini Jr segue colecionando…

26/06/2026
  • Destaque

Freguês do Flamengo falha e elimina Uruguai da Copa do Mundo

Eliminado pelo Flamengo na Libertadores do ano passado, Fernando Muslera virou vilão do Uruguai Acabou…

26/06/2026
  • Destaque

CBF antecipa janela de transferências, e Flamengo poderá inscrever contratações antes da 19ª rodada do Brasileirão

CBF divulgou novidades para o Brasileirão nesta sexta-feira (26) A Confederação Brasileira de Futebol (CBF)…

26/06/2026
  • Destaque

Leonardo Jardim barra convocação de joia da base do Flamengo para a Seleção Brasileira

Zagueiro de 17 anos, Daniel Thuram foi convocado para a Seleção, mas está na lista…

26/06/2026
  • Notícias

Jogador do Flamengo atinge maior velocidade durante jogo do Brasil na Copa do Mundo

Seleção Brasileira venceu a Escócia por 3 a 0 com presença de três jogadores do…

26/06/2026