Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Flamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeos
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Flamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeosFlamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeos
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Chat
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

1.500 dias longe da liderança do Brasileirão

Coluna do Flamengo
Coluna do Flamengo
Publicação: 03/07/2015
1 comentário
Atualização: 03/07/2015
Compartilhar

Fonte: UOL

23 de maio de 2011. Essa foi a última segunda-feira em que os torcedores do Flamengo conseguiram abrir a semana com o time na liderança do Brasileirão. Dois dias antes, a equipe derrotara o Avaí, por 4 a 0, no estádio Moacyrzão, em Macaé, e, graças ao saldo de gols, permaneceu na ponta da tabela de classificação até o final da rodada, a primeira da temporada. A alegria durou até o sábado seguinte quando Atlético-MG e São Paulo conseguiram chegar a seis pontos ganhos deixando os cariocas para trás. Como o Flamengo só empatou com o Bahia (3 a 3) no domingo, não mais conseguiu retomar a primeira colocação.

Desde então, 161 rodadas se passaram e o clube que por seis vezes foi campeão nacional nunca mais voltou a assumir a liderança do Brasileirão. A vitória por 1 a 0 sobre o Joinville, em Santa Catarina, na quarta-feira, conseguiu fazer com que os rubro-negros deixassem a zona de rebaixamento após a décima jornada da temporada 2015. Porém, não terão a possibilidade de alcançar a ponta da tabela no próximo final de semana, quando atingirão a marca de 1.500 dias sem alcançar o topo da classificação.

Já são mais de quatro campeonatos inteiros sem liderar. Todavia, a situação piorou entre 2011, quando o time completou a disputa em quarto lugar e conseguiu a classificação para a Copa Libertadores da América na temporada seguinte, e 2015. Sequer os rubro-negros cariocas têm conseguido figurar, ainda que momentaneamente, no G4. Já são 124 rodadas que a classificação do Brasileirão não tem o Flamengo entre os integrantes de seu grupo de elite.

Na temporada 2012, o melhor que o clube conseguiu foi ficar ao final de três rodadas na sétima posição. Completou o torneio no 11o posto. No ano seguinte, novamente o sétimo lugar foi o melhor que alcançou, mas o auge do desempenho durou apenas uma rodada, a 27a sétima, e o time encerrou a temporada em situação ainda pior, em 16o, depois da trapalhada de escalar irregularmente o lateral André Santos e perder pontos no tapetão.

Em 2014, o teto rubro-negro foi ainda mais baixo. O time alcançou sua melhor posição na classificação na rodada 34 quando ficou em oitavo lugar. Depois de passar uma boa temporada na região que seu então técnico, Vanderlei Luxemburgo, chamou de “zona da confusão”, terminou em décimo lugar, a melhor classificação final desde que o presidente Eduardo Bandeira de Mello implantou a política de contenção de gastos no clube.

Todavia, foi também o ano em que a equipe ficou o maior número de rodadas na zona de rebaixamento. Em oito jornadas o Flamengo esteve entre os quatro últimos colocados. Em 2013, a equipe ficou nessa situação por cinco oportunidades. Na temporada 2012, apesar de não frequentar o G4, os rubro-negros também não visitaram o Z4.

Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
1 comentário
  • Ubirahy Souza disse:
    03/07/2015 às 17:42

    Muuuuuuuuito interessante. Acho que não vou dormir esta noite, pensando neste importante dado.
    Gostaria de ver o quadro de TODOS OS CLUBES, referente aos dias em que ficou afastado da SEGUNDONA.
    Outro quadro interessante seria o referente ao tempo, para TODOS OS CLUBES, em que ficaram sem ganhar um título nacional (sem a apelação vergonhosa contra o mais que merecido título do Mengão de 1987).
    Mais um indicador: Número total de torcedores desde a criação do Brasileiro (1971)
    Estes seriam importantes indicadores para as torcidas e para os dirigentes dos clubes.

    Reply

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Rivaldo se rende a Vini Jr e coloca cria do Flamengo como o melhor jogador do futebol brasileiro

Freguês do Flamengo falha e elimina Uruguai da Copa do Mundo

7
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

AO VIVO E COM IMAGENS: assista ao jogo do Brasil x Escócia, pela Copa do Mundo

9 3
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

Zenit mira contratação de Léo Ortiz e aguarda possível saída de Nino para avançar por zagueiro do Flamengo

6 27

Chelsea tenta contratação de ex-Flamengo, mas recebe ‘porta fechada’ da Roma

4 8
Brasileirão

CBF antecipa janela de transferências, e Flamengo poderá inscrever contratações antes da 19ª rodada do Brasileirão

9 2

Saiba onde assistir ao jogo do Flamengo x Corinthians hoje

8 4
Libertadores

Adversário do Flamengo na Libertadores, Cruzeiro anuncia contratação de companheiro de Messi na Seleção Argentina

12 33

Técnico campeão pelo Flamengo é demitido de time que disputou a Libertadores 2026

3 2
Comentários Recentes
  1. Eliezer Rocha Dos Santos em Flamengo divulga lista de relacionados para a intertemporada em Portugal

    Luís Araujo não vai??

  2. José Carlos em Interesse da Europa faz Alex Sandro e Danilo considerarem saída do Flamengo; entenda a situação

    Podem ir pro Porto. Assim o Flamengo olha mais pra base e dar mais chances ao Daniel Sales, a base…

  3. Daniel Lobo em Interesse da Europa faz Alex Sandro e Danilo considerarem saída do Flamengo; entenda a situação

    Alexsandro podia fechar logo com o porto.

  4. Eduardo em Milan envia proposta milionária por Evertton Araújo, do Flamengo; veja valores

    Acho que nesse momento onde Pulgar está de saída, o Flamengo não deveria negociá-lo. É um jogador importante para o…

  5. Eduardo em Interesse da Europa faz Alex Sandro e Danilo considerarem saída do Flamengo; entenda a situação

    Se os jogadores assim desejarem, o Flamengo precisará urgentemente procurar atletas para ocuparem essas lacunas.

Flamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeos

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo