A queda do capitão

Compartilhe com os amigos

O Flamengo, inquestionavelmente, passa por uma grande crise técnica. Canteros não organiza o meio campo como deveria organizar, Éverton, Cirino e Paulinho não conseguem mais usar sua velocidade em favor do time, nossos laterais não apoiam como deveriam – e tampouco defendem. Eduardo da Silva, nosso único centroavante, no momento, está omisso e pouco participa, quando está em campo. Crise generalizada, estampada em nossa situação na tabela.

Nós, porém, nunca precisamos de técnica. Estamos acostumados a conviver com elencos fracos e, na verdade, sempre valorizamos mais a quem se entrega do que quem tem um toque refinado. O grupo de 2007 é a maior prova disso: chegamos à terceira colocação do Campeonato Brasileiro, com um time escalado com Léo Medeiros, Toró, Maxi e Obina. Nosso armador era o Íbson, e nosso ataque era suplantado por Paulo Sérgio. Começamos aquela competição apanhando, e reagimos no final com muita raça, vontade e apoio da torcida.

Qual a diferença pro plantel de hoje? É que somos melhores do que éramos. Um detalhe, entretanto, faz toda a diferença: a reação do Flamengo de 2007 calhou com a chegada de Fábio Luciano, um dos maiores líderes dos últimos tempos. Foi com ele que o time passou a se entregar em campo, a disputar cada dividida, correr muito mais do que podia e, o principal, a jogar com raça. Me causa espanto procurar a braçadeira de capitão do nosso Mengão, e a ver carregada pelo Wallace.

Com exceção de Sheik e Jonas, todo o resto do time é extremamente passivo para os padrões rubro-negros de raça. Wallace não grita, não cobra, não aperta, não xinga. De uns tempos pra cá, deu pra recuar a bola pra lateral, quando está em apuros. É esse nosso xerife? Quem se espelha num cara desses? O capitão deve ser o cara que, acima de tudo, faz o companheiro se sentir mal por não correr metade do que ele corre. Qual a motivação e cobrança que se tem por jogar com o Wallace no mesmo time?

Não posso analisar o dia-a-dia do clube. Porém, em campo, Wallace não age como um capitão do Flamengo deveria agir. É só relembrar o exemplo de Fábio Luciano, e compará-los. Hoje, há outros jogadores no elenco com mais predisposição para tal e, se a diretoria acha que não há melhores, que se contrate um líder. O fator psicológico não pode ser menosprezado e, enquanto isso, nosso time padece em campo. Só não podemos continuar da mesma forma!

 

Rodrigo Coli

[email protected]

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Capitão no futebol só serve para escolher o lado do campo, discutir bichos, planejar churrascos e fazer panelinhas. Se fosse função séria ou de incentivo, Wallace não poderia pegar a braçadeira nem no rachão. SRN

  • Wallace e merda ! Fora só bosta !

    Sheik capitão!!!!

  • prefiro o sheik por que ele é mais experiente do que os de mais, e também por que ele sabe lidar com as pressões em campo.

  • Por mim poderia ser sheik,Jonas ou o Samir.

  • Sheik!!!

  • Sheik tem que ser o capitão por ser mais experiente, mais rodado, melhor jogador do elenco, tem mais títulos. SRN

  • Se o atual capitão ja é questionado até como um simples jogador, ainda o colocam de capitão!

  • SheiK Capitão, até cego vê, se ele ja se desdobra assim é motivador jogando e falando é rubro Negro, esse é o cara!

  • Vejo muito empenho do Wallace e liderança em campo pra ser capitão do Fla não é só pq o time está mal que a culpa é do Wallace. Quando nosso capitão era o Léo moura e o Fla perdia quem puxava o time gritava e apoiava era o Wallace o “ídolo” e capitão Léo moura se abatia abaixava a cabeça quando tomava o gol …. Então por favor parem com essa palhaçada de ficar pegando em pé dos nossos jogadores , patrimônios do clube … A torcida do Flamengo ta virando uma cambada de modinha que só sabem chorar , vão torcer pro botafogo kct… Wallace e samir melhor zaga do Fla hoje e temos até outros líderes em campo mas é o Wallace capitão e acabou !!! SRN

  • Acho meio exagerado colocar a responsabilidade pela “pegada” de um time sobre uma única pessoa. Particularmente até preferiria que o PV ou Cáceres fossem os capitães, mas o Wallace é um dos líderes do elenco e se foi escolhido por Luxemburgo e Cristóvão pra função foi por algum motivo. O Léo Moura passou anos como capitão sem ter o perfil do ‘cara que cobra, xinga’, como citaram, e raramente falava com a imprensa durante uma fase ruim (coisa que Wallace e PV fazem). Sentia falta de uma cobrança mais efetiva da diretoria também, uma presença mais próxima do elenco, o que aconteceu após o jogo contra o Vasco e já foi possível ver outro comportamento. No fim, ter caras mais cascudos e ambiciosos no time fazem até mais diferença, independente do capitão.

  • Acho que estão supervalorizando a figura do capitão. Não é por causa disso que o Flamengo vem fazendo esta campanha ruim.

  • Bem acho que esta com o Wallace por falta de opção mesmo. Sheik de capitão? Menos né. Chegou agora e mostrou raça nesses jogos, mas some facil e todos sabemos que gosta de fazer cagada (expulsões muito infantis). Jonas é novo ainda, muito afoito. Do mais, canteiros, caceres, samir não tem esse perfil.

  • Acho que não é momento de criticar jogador e dizer quem serve ou não serve. Quem joga ou quem não joga. Jogador é ser humano e tbm lê notícias. Eu ficaria muito desanimado vendo comentários ruins ao meu respeito. A torcida do Flamengo tem que aprender a parar de falar mal do próprio patrimônio (os jogadores). Precisamos levantar o moral do nosso time, pois faz anos que falando mal não nos levou nem a Libertadores pelo brasileirão. Fazer críticas construtivas, tudo bem. Já pensou descobrir que os clientes de onde você trabalha, por exemplo, te acham digno de pena? SRNs STS

    • Digno de pena é esse futebol apresentado por eles. Não dar 2 chutes a gol contra o Vasco, ganhar de 1 a 0 do último colocado. O Flamengo merece muito mais do que esses sanguessugas. Esses jogadores precisam ser afastados. Salário em dia, até agora pouca pressão da torcida e Pq não estão jogando pelo menos com raça ? O cara que vestir a camisa do Flamengo tem que suar sangue. Tem que tentar fazer o impossível para o time vencer. Essas críticas são para ver se essa cambada de vagabundos que falam que é jogador passem a dar o sangue e honrar o generoso salário que todo mês está na conta deles.

  • Sinceramente, todos sabem que o Wallace e o Samir são mentalmente iguais: Precisam de um zagueiro mais rodado que eles pra que possam crescer. Não é atoa que o melhor momento do Wallace no Flamengo foi ao lado de Chicão. Acho que a braçadeira do Flamengo está muito solta na Gávea, deveria ser repensado isso aí. Sheik pode sim segurar essa faixa, e não vejo outro capaz de fazer isso.

    • Continuo não criticando o Canteros. Vi o que ele pode fazer trabalhando como segundo volante, e essa capacidade dele estava sendo altamente ignorada quando o colocavam na função do Alan Patrick.

    • Com uma ressalva: o Samir é bem mais novo que o Wallace. Na idade que está, o Wallace já não pode mais depender de algum outro jogador mais rodado pra poder render. Se ele já jogou nos dois maiores clubes do país (Flamengo e Corinthians), ao menos com a pressão já deve estar acostumado. Se ele não exerce a liderança, mesmo com o currículo que tem, acredito que isso se deve a própria personalidade dele.

      • Rodrigo, me desculpe, esqueci de escrever isso. Eu penso exatamente isso. Pela idade dele, daqui a pouco ele vai precisar de um cara de 40 ao lado dele. E é justamente a personalidade dele. Não é um cara que comanda a defesa, ele precisa de uma pessoa ao lado dele ensinando os truques, não que isso seja certo. O samir merece um cara assim, o Wallace não.
        Fui atleta durante um tempo, e joguei com pessoas muito mais rodadas que eu que não conseguiam comandar um jogo, e acabei sendo taxado de líder da equipe sendo um dos mais novos. Acontece, Wallace não tem a cabeça forte.
        Os motivos que fazem o wallace o Samir precisarem de uma experiencia ao lado são completamente diferentes.

    • Wallace formou uma excelente dupla com Samir na conquista da Copa do Brasil em 2013 e também teve um bom entendimento com o Marcelo no ano passado. Não acho que o melhor momento tenha sido com o Chicão. Apesar de ser tão criticado nos últimos meses, pq de fato caiu muito de rendimento, foi o zagueiro mais regular do Flamengo por um ano e meio e elogiado por vários aqui. Não diria que precise de um zagueiro mais experiente pra jogar bem, talvez o que tenha faltado esse ano foi uma melhor proteção à frente da zaga. No último jogo o time todo marcou melhor e ele foi seguro. SRN!

      • Camila. Em 2013, ele começou justamente com o Chicão… Jogou muito bem, e conseguiu confiança suficiente pra jogar com o Samir na reta final da Copa do Brasil. E o próprio Samir jogou por um tempo com o Chicão. Mas não quero dizer que o Wallace é ruim. Longe disso, quero dizer que ele não é líder. Nunca foi, não é sua característica. Mas não contesto sua titularidade, Flamengo já teve outros zagueiros de chutões. Só falta é alguém dar uns puxões de orelha nele.

  • Sheik Capitão Já …

    • Entrega essa faixa pro Sheik!
      Tem 36 anos e é o que mais se entrega nos jogos, corre, marca, orienta, chama o jogo…

    • Não sei se seria a melhor opção pra capitão, visto que é polêmico e não se pode entregar toda a confiança em suas mãos. Mas concordo que exerce a liderança muito melhor que o Wallace… e a própria forma de cativar a torcida mostra isso.

    • #sheikcapitao já.

      36 anos, Flamenguista assumido. É o que está dando mais raça nos jogos. É o que melhor se coloca nas entrevistas. Já foi campeão de tudo. Como capitão vai ter a responsabilidade de passar a sua experiência para os jogadores novos.

      O que Wallace vai ensinar para alguém? Nem titular merece ser.

      o time vai sobreviver mais um Brasileiro. E ano que vem, sem Luxa, finalmente vamos montar um time com a ata do flamengo e não essa cambada de jogadores renegados nos seus antigos clubes. Esses jogadores servem para jogar no Bahia, Vitória, Sport, não na porra do flamengo.

      srn

      • Nem no Sport…

    • Não vejo o Sheik com perfil de capitão. Ele começa bem e depois desanda. Espero que essa fase responsável dele dure pelo menos até o final do ano.

  • Embora tenha achado o texto muito crítico e que esquece de alguns fatores que fazem nos irmos mal, tal como copa América (3 jogadores titulares) e que perdemos 4 meses do ano com o luxa, concordo que o Wallace não é nosso capitão.

    • Mas em 2007 foi a mesma coisa. Ele usou como comparação. E comparou muito bem. Trocamos de técnico no meio da competição tbm.

    • Não me esqueci dos outros fatores, apenas me referi a um em particular de grande importância. Por isso usei a comparação com o time de 2007, pois mesmo com a ausência de alguns titulares, somos melhores que o time da época. Também trocamos de técnico no período, como o Rodrigo bem lembrou. Tentei ressaltar que nada disso pode servir de desculpa pra ausência de raça, já que alguns jogos, como contra Sport, Vasco e Avaí, teriam sido diferentes se tivéssemos mostrado mais vontade em campo

      • Não acho que tenha faltado raça nesses jogos, exceto contra o avai que realmente o time parecia morto. Mas também fomos muito prejudicados pela arbitragem e poderíamos estar numa posição melhor.

        Concordo que o Wallace não tem condições de ser capitão. Só que não vejo quem possa ser, já que não confio tanto no Sheik assim e ele tem essa característica de começar bem e depois desandar.

Comentários não são permitidos.