Após 3 meses, Marcelo Cirino volta a marcar e Flamengo vence o Goiás

Um incômodo jejum de três meses virou fumaça depois de um toque colocado, rasteiro. A finalização simples de Marcelo Cirino, que não fazia gol desde abril, deu a vitória ao Flamengo em um confronto complicado contra o Goiás, neste domingo, pela 15ª rodada do Brasileirão. O placar de 1 a 0, no Serra Dourada, acabou premiando o time que foi mais eficiente na rara chance que teve de balançar as redes. O Goiás criou mais, mas parou em Cesar e, já aos 44 do segundo tempo, na trave.

Com o resultado, o Flamengo chegou aos 19 pontos, ocupando a 11ª posição. Já o Goiás ficou nos 13 pontos, na zona do rebaixamento. O Rubro-Negro vai tentar emplacar a terceira vitória seguida no Brasileiro na próxima rodada, em casa, contra o Santos. Já o Goiás visita o Coritiba, concorrente direto à fuga da degola.

O Flamengo começou dominando o jogo, pelo menos em posse de bola. Mas o fato de ficar mais tempo trocando passes foi um falso domínio. O goleiro Renan, do Goiás, foi um mero espectador durante a maior parte do confronto. Um chute de longe, sem direção, dado por Guerrero (que levou “fungada no cangote” de Fred durante o jogo todo), foi o mais perto que o Flamengo chegou do gol.

Ao mesmo tempo em que mostrou deficiência ofensiva, foi difícil entender como um time montado com três volantes conseguiu ficar tão exposto e permitiu, com tanta facilidade, as chegadas do Goiás, especialmente pelo lado direito. Ayrton foi uma avenida com duas pistas – uma para Murilo e outra Diogo Barbosa, especialmente após o ajuste que Julinho Camargo fez no Esmeraldino durante o tempo técnico. Marcelo Cirino não acompanhou o lateral e os volantes não fecharam o setor. O zagueiro Marcelo tentou por várias vezes sair para dar combate, e a emenda saiu pior que o soneto. Se não fosse Cesar, o Goiás teria feito, no mínimo, três gols. A ótima atuação do goleiro do Flamengo foi uma das poucas boas notícias do primeiro tempo no Serra Dourada.

E por falar em Cesar, o xará estreante de sobrenome Martins não mostrou muita segurança lá trás. Também pudera. Nem bem chegou e já foi colocado como titular, sendo que pouco atuou nos últimos meses de Benfica.

Diante da situação de vácuo mental na qual o Flamengo terminou o primeiro tempo, Cristovão tentou desfazer o equívoco na escalação. Tchau, três volantes. Sobrou para Canteros, que deu lugar a Alan Patrick. Ayrton, caminho pelo qual o Goiás estava “achando ouro”, também nem voltou para a etapa final. E deu certo. Os espaços na defesa diminuíram, e a qualidade na articulação melhorou. O Fla ganhou consistência.

O resultado no aspecto ofensivo pôde ser visto com perfeição aos 27 minutos do segundo tempo. Alan Patrick iniciou a jogada pelo meio, Guerrero deixou Marcelo Cirino na cara de Renan, e o atacante não desperdiçou a chance de ouro. Desde 22 de abril, contra o Salgueiro, pela Copa do Brasil, o camisa 7 não balançava as redes. Fim de jejum, e vitória rubro-negra no Serra Dourada. Três pontos preciosos fora de casa, ainda mais pelo fato de o Goiás, com Liniker, ter colocado uma bola na trave aos 44 minutos do segundo tempo.

GOIÁS 0 X 1 FLAMENGO

Local: Serra Dourada, em Goiânia (GO)

Data/Hora: 26/7/2015, às 16h

Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-SC)

Auxiliares: Kleber Gil e Carlos Berkenbrock (SC)

Gols: Marcelo Cirino, 27’/2ºT (0-1)

Cartão amarelo: Guerrero (FLA); Diogo Barbosa, Carlos Eduardo (GOI)

GOIÁS: Renan, Gimenez, Felipe Macedo, Fred e Diogo Barbosa; Rodrigo, David, Patrick (Liniker, 28’/2ºT) e Felipe Menezes; Murilo (Lucas Coelho, 23’/2ºT) e Bruno Henrique (Carlos Eduardo, 14’/2ºT). Técnico: Julinho Camargo.

Rubro-Net Cesar, Ayrton (Pará, intervalo), Marcelo, César Martins e Jorge; Cáceres, Márcio Araújo e Canteros (Alan Patrick, intervalo); Everton, Marcelo Cirino (Gabriel, 42’/2ºT) e Guerrero. Técnico: Cristovão Borges.

Coluna do Flamengo

Ver comentários

  • Fooooooora treineiro covarde que INSISTE com três volantes, esquema que nem protege a zaga e muito menos é criativo. O segundo volante é o Canteros, que vc insiste em colocar adiantado, fora da posição que ele rende bem, desperdiçando o jogador. Quanto ao Araujo, este nem reserva deveria ser. Já passou da hora de vc achar a escalação e dar ao time um padrão de jogo. FORA CRISTÓVÃO!!! FORA!!!!

Notícias recentes

Mudança de rumo? Braz dá declaração surpreendente sobre renovação de Gabigol no Flamengo

Gabigol tem contrato com o Flamengo até dezembro deste ano Antes praticamente descartado no Flamengo…

06/10/2024

Transmissão flagra recado de Rogério Ceni para Gerson antes de jogo do Flamengo

Rogério Ceni elogiou o momento de Gerson O Flamengo derrotou o Bahia por 2 a…

06/10/2024

Ex-Flamengo é eleito prefeito de cidade em Minas Gerais

Léo Medeiros, que jogou no Flamengo de 2006 a 2008, é o novo prefeito de…

06/10/2024

Marcos Braz perde eleição para vereador do Rio de Janeiro; outro dirigente do Flamengo também é derrotado

Marcos Braz e Cacau Cotta, dirigentes do Flamengo, não conseguiram votos suficientes para o cargo…

06/10/2024

Federação da Inglaterra marca data do julgamento de Paquetá por possível participação em apostas

Meia revelado pelo Flamengo, Lucas Paquetá será ouvido em março do ano que vem Lucas…

06/10/2024

Filipe Luís destaca importância da Data FIFA para o Flamengo: “Estão dormindo no CT”

Flamengo só volta a jogar no dia 17 deste mês, contra o Fluminense O Flamengo…

06/10/2024