Arena destravada!

Compartilhe com os amigos

Fonte: UrbeCarioca

Em 15/06/2015 o site Band Esportes publicou que “Com apoio da Secretaria Municipal de Esportes, através de Marcos Braz, o Flamengo destravou na Casa Civil o projeto para a construção de sua Arena da Gávea, voltada aos esportes olímpicos”.

arenamultiuso

O assunto fora comentado no mês de março/2015 em CLUBE FLAMENGO – UMA ARENA, UM NÓ DE TRÂNSITO, E UM BEM TOMBADO (13/03) e em CLUBE FLAMENGO – ESTÁDIO OU GINÁSIO? Dúvidas, Reunião, Depoimento e Processos (20/03). Tendo em vista as exigências feitas em junho o processo (de 1984!) se não totalmente destravado, caminhou.

Processo nº 06/370139/1984

Em: 18/06/2015 (Diário Oficial do Município 19/06/2015)

Cumpra as Exigências

1- apresentar novo projeto para análise compatível com o analisado pelo IPHAN;

2- apresentar projeto visado pelo IPHAN citado no Ofício daquele órgão nº 0324/15;

3- atender às exigências 2 a 12 de 30/03/15;

O projeto será encaminhado ao IRPH para manifestação.

A Coluna Gente Boa (O Globo 18/07/2015), por sua vez, informou que “O Flamengo tem planos bem mais ambiciosos para a área de sua sede na Avenida Borges de Medeiros, na Lagoa, onde funcionava o posto Mengão — e hoje é uma expansão de seu estacionamento. O projeto do clube é construir ali uma arena multiuso com quatro mil lugares”. A data coincide com prazo para cumprimento das exigências.

Se as mesmas foram atendidas, o processo será encaminhado ao Instituto Rio Patrimônio da Humanidade – IRPH, a antiga Secretaria Extraordinária de Patrimônio Cultural, transformada em órgão ligado diretamente ao Prefeito do Rio. Neste âmbito, vale relembrar que tanto este setor quanto o IPHAN não têm a atribuição de decidir em desacordo com as normas vigentes, obviedade que às vezes é esquecida, como no caso da Marina da Glória, por exemplo. Por outro lado, os órgãos de planejamento urbano, sim, têm o dever de analisar se o local, nos dias de hoje, é adequado para a construção de um local de reuniões e eventos daquele porte.

Quando o Flamengo recebeu a cessão de uso do terreno, em 1931, o Rio de Janeiro era outro. Lagoa, Ipanema, Jardim Botânico, Gávea e Leblon, eram regiões afastadas do Centro – chamado até hoje por muitas pessoas de ‘A Cidade’ – bairros de periferia, ocupados principalmente por fábricas, residências, vilas operárias, e muitas favelas.

A cidade cresceu, adensou-se, e envolveu o Flamengo e todos os vizinhos, como o Clube Paissandu (1953) em lugar que “Apesar de ser uma área bastante privilegiada, trazia também grandes desafios. À primeira vista mal poderia ser considerado terreno, tamanha era a quantidade de água que precisava ser aterrada. Os vizinhos também eram bastante diferentes dos de hoje. De um lado, a Favela da Praia do Pinto, do outro, a Favela de Ilha das Dragas. E para todo lugar que se olhasse, lixo e mais lixo” (fonte – site clube Paissandu); a AABB (1953), o Jockey Club (anos 1930), o Clube Militar (aforado em 1940) e o clube Monte Líbano, entre outros. Em vários casos os governantes da época deram destino a terrenos alagadiços e charcos provavelmente sem serventia, ainda não invadidos, por meio de cessões, aforamentos e doações.

Resta saber se hoje o Rio de Janeiro comporta, em meio a um nó de trânsito, o que pleiteia o clube da Nação Rubro-Negra. Espera-se que instituições afins analisem o assunto, e que a Prefeitura informe ao público as bases para sua decisão.

Abaixo, o trâmite do processo:

consulta_arena_gavea_maracana

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • POXA O #FLA PODERIA CAPITALIZAR COM ESSA ARENA

    PRONTAS NAS OLIMPÍADAS!!!!!

    INFELIZMENTE AQUI É O BRASIL!

  • VPPQP.
    Essas falsas chamadas p cliques vou t falar.

  • Cada uma viu…

  • Pô cliquei na notícia pensando que a arena tinha sido liberado.

  • Que Merda de chamada !
    Não informa nada de novo, muito complexa, de dificil entendimento e não disse nada por nada.

    • Simplesmente boiei. Acho que a arena só pra 2• semestre 2016.

  • Infelizmente uma notícia um pouco que enganosa.

  • Sinceramente a chamada para entrarmos nesta notícia é só para clicks…porque não tem nada destravado ainda…passa informações, mas não tem a conclusão esperada…a licença definitiva para inicio das obras.

Comentários não são permitidos.