Fonte: De Prima
Após fechar com o Esporte Interativo para transmitir a Série D pelos próximos quatro anos, a CBF avalia mais mudanças na competição. A mais significativa delas está no calendário, passando o início da disputa de julho, como é atualmente, para maio. A ideia é acabar com o hiato entre Estadual e Brasileiro, o que faz com que os times classificados desmontem elencos por falta de atividade e tenham que recontratar jogadores meses depois. Se vingar, a mudança deve ser anunciada em agosto.
Grana na CBF
A verba do contrato de TV com o Esporte Interativo ficará no caixa da CBF e não será repassada diretamente para os clubes da Série D. O entendimento da entidade é que, se houvesse rateamento, o efeito seria irrisório. Segundo a estimativa, o que o EI pagará será menos que o custeio da arbitragem (cerca de R$ 1,5 milhão), que é responsabilidade da CBF. Além disso, a entidade projeta mais gastos com ajustes dos estádios para transmissão televisiva, como as placas ao redor dos campos.
Mais times
Outra mudança avaliada pela CBF é o aumento de participantes no Brasileiro da Série D. Atualmente, 40 clubes disputam a competição. Por ora, estão descartadas a redução e a criação de uma Série E. A ressalva é que, com mais times, o gasto da entidade também subiria, já que é ela quem banca passagens aéreas e hospedagem das delegações.
Não abriu mão
Nas diversas reuniões ocorridas para se chegar a um acordo em relação ao conteúdo da MP do Profut, os parlamentares da “bancada da bola” e ligados aos clubes e à CBF solicitaram que a taxa de juros sobre o refinanciamento da dívida fiscal fosse alterada, da Selic para o IPCA. Representantes do governo nas reuniões, entretanto, não abriram mão.
Vendas em alta
Parceira do Flamengo na gestão da loja online do rubro-negro carioca, a Centauro verificou um aumento de 80% na venda de camisas do clube nos meses de maio e junho deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Em ambas as épocas, o Flamengo lançou novos uniformes, mas com o diferencial de ter coincidido com as contratações dos atacantes Guerrero e Emerson Sheik neste ano.
Entre os líderes
Com a alta nas vendas, o Flamengo é o clube que mais vendeu camisas nas lojas da Centauro nesta temporada. Na sequência está o Corinthians, o que não é novidade considerando o tamanho das duas torcidas. Entretanto, chama a atenção o clube que aparece na terceira posição em vendas de camisas de futebol no país, que é o Barcelona.
Reconstrução
A Portuguesa lançou um carnê de ingressos em que os torcedores poderão comprar suas entradas para todos os sete jogos do clube como mandante na primeira fase da Série C do Brasileiro. Denominado de “Reconstrução”, em alusão ao novo plano de gestão que está sendo implantado na Lusa, o carnê custará R$ 150 e dará a oportunidade dos torcedores participarem de ações de marketing do clube.
CPI
A instalação da comissão da CPI do Futebol no Senado, que tem o ex-jogador Romário como autor, foi adiada nesta semana pela terceira vez.
A expectativa é que a comissão inicie os trabalhos na próxima semana, mas se depender do Bloco da Maioria (PMDB e PSD), a iniciativa ficará para agosto.
Segundo fonte ouvida pela coluna, o bloco tem feito de tudo para postergar a instalação da Comissão para que chegue o recesso parlamentar, que tem início dia 17. Tanto que não indicou os membros que irão compor o grupo.
Por trás da iniciativa está a estreita relação do PMDB com a CBF. Presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) já teve como funcionário Vandenbergue Machado, que é diretor da entidade.
E um dos filhos de José Sarney, filiado ao partido por 30 anos, é vice da CBF.
De Letra
“Peço que pensem no futebol brasileiro e que a demagogia não tome conta deste assunto”
Jovair Arantes, deputado federal e conselheiro do Atlético-GO, sobre a votação da MP 671 ser adiada para que as lideranças dos partidos discutam ainda mais o texto.