Coluna do Torcedor #2: ‘A Zico o que é de Zico, aos blues o que é dos blues e ao Flamengo, tudo!”

Compartilhe com os amigos

Salve galera!

Para comemorar a estreia do quadro Coluna do Torcedor, selecionamos duas diferentes colunas de uma só vez!

Os primeiros torcedores selecionados, que terão suas colunas publicadas, foram o Gustavo Franca e Hélio Jr.

Segue abaixo o texto do Gustavo Franca:

A Zico o que é de Zico, aos blues o que é dos blues e ao Flamengo, tudo!

Vivemos em uma democracia, com liberdade de expressão. Assiim, Zico pode falar o que quiser, eu posso falar o que quiser todos podem falar o que quiserem, desde que respeitemos os limites individuais mínimos. A questão é que Zico é o maior ídolo do Flamengo e uma declaração de que o técnico não conhece o time, de que o sistema não funciona, de que o time é um bando, etc não ajuda em nada a estabilizar o time. Me parece que Zico deveria ter consciência do peso das palavras dele quando o assunto é Flamengo. Ainda mais um cara que esteve lá como jogador e dirigente, justo o maior ídolo do clube. Justo ele não ponderar as palavras nesse momento, a meu ver se resume a um ato que não combina com nosso maior ídolo: cornetar o time. Não perceber que depois que Cristóvao foi contratado, chegaram 4 jogadores (Ayrton, Alan Patrick, Sheik, Guerrero), saíram 2 jogadores (Eduardo da Silva e Alecsandro – nem coloco Mugni e Thalysson na conta), dois se machucaram (Samir e PV, nem coloco Nixon na conta), outro está no Pan (Bressan), três disputaram a Copa América (Armero, Cáceres e Guerrero) e que isso obviamente afeta o trabalho do técnico, me parece inaceitável dado o conhecimento que Zico tem de futebol e do Flamengo. (Isso não faz com que eu ache o trabalho do Cristóvão bom, eu queria o Marcelo Oliveira no Flamengo, ou o Oswaldo. Agora é tarde e a conta não é só do Cristóvão)

Discordo de forma veemente desse negócio de que muita gente diz que Zico está acima do bem e do mal. Ninguém está acima do bem e do mal!

Só gostaria de lembrar que Zico deixou o Flamengo como dirigente com uma herança maldita: Deivid, Diogo, Val Baiano, Silas (técnico), Borja, Leandro Amaral. Aliás alguns jornalistas classificaram a contratação de Diogo como a pior de 2010 (o empréstimo custou 1 milhão de euros).

Eu não tenho dúvidas que Zico não levou um tostão nessas negociações e que elas foram feitas na mais perfeita lisura e ética, mas nenhuma deu certo.

Mas Zico esquece que foi dirigente no Flamengo e todas as suas contratações não vingaram. Além disso, esquece que largou o time em uma situação delicadíssima no Brasileirão de 2010, na 15a posção, a três pontos da zona de rebaixamento e entre os 4 times com menor número de vitórias até então. Zico foi péssimo dirigente do Flamengo.

Zico também esquece que assumiu o posto de dirigente do Fla a convite de Patrícia Amorim (Essa sim indiscutivelmente uma das piores presidentes da história do Flamengo), a mesma que havia demitido Andrade pouco mais de um mês antes. Aliás, Andrade foi demitido de forma tão ou mais covarde do que fizeram com Jayme de Almeida em 2014. Mas em 2014, Zico disse que era inaceitável o que tinham feito e cornetou a diretoria, De forma oportuna, o Galo esqueceu que aceitou se juntar à diretoria que havia feito algo muito parecido em 2010.

Só que eu e uma parte dos rubro-negros não esquece disso.Mas também não esquecemos as alegrias que ele nos deu como jogador,

Zico sempre será o maior de todos os jogadores que passaram e passarão pelo Flamengo, isso não será apagado por nada.

Agora que foi péssimo dirigente (apesar de ter sido extremamente ético e correto) isso também nunca será apagado. Isso não faz de Zico uma pessoa incorreta ou sem caráter. Isso não faz de Zico menos ídolo. Ele só foi muito infeliz como dirigente do Flamengo e ponto. Zico deveria se lembrar disso quando critica o time ou a diretoria, porque o teto dele como dirigente é de vidro, bastante de vidro, por sinal. Ele pode até criticar o time ou a diretoria, mas tem de medir as palavras sob pena de mais atrapalhar mais do que ajudar.

Por isso, como minha paixão é pelo Mengão e não pelo Zico ou por diretoria qualquer que seja, digo:

A Zico o que é de Zico (o posto de maior jogador e ídolo eterno do Mengão e pessoa correta, ética e idônea),

Aos blues o que é dos blues (os melhores dirigentes que o Flamengo teve desde o primeiro mandato de Márcio Braga (que foi muito bom por sinal, mas que não manteve o nível nos mandatos seguintes)).

Ao Flamengo, tudo!

SRN
Gustavo França Duarte

Quer enviar sua coluna também? Clique aqui e saiba como. Neste quadro, você rubro-negro, é quem escreve o que vai para o ar. Venha ser colunista por um dia!

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Concordo. Muito bom o texto.

  • Como existem pessoas que não sabem receber críticas, somos flamengo vamos parar com essa palhaçada de blues, vai torcer para o Chelsea então. Zico quando contratou o Diogo todos da imprensa falaram que era um grande jogador que foi muito bem na portuguêsa e Deivid era sempre pedido pelos torcedores. Não foram bem e isso acontece como qualquer contratação. Agora ele é comentarista e achei que foi ótima as suas declarações sobre o treinador que depois das críticas mudou o esquema.

    • Mauricio, o Diogo quando se transferiu por empréstimo para o Flamengo, vinha de uma série de contusões que fizeram com que a segunda temporada dele no Olympiakos fosse bastante fraca. Além das contusões, seu desempenho técnico despencou entre a primeira e a segunda temporadas no clube grego. Foram 22 jogos, 2 gols e uma assistência. Foi parar no banco. Logo não era essa maravilha toda, a ponto de se justificar o pagamento de 1 milhão de euros para um jogador que precisava de mais espaço para tentar recuperar a antiga forma e voltar para o Olympiakos e tentar voltar a apresentar bom futebol.

      Zico critica o Mugni, mas esquece que ele fez uma aposta em Diogo também e ele gastou 1 milhão de euros por um empréstimo, o Flamengo gastou pouco mais de 1 milhão de dólares para comprar o Mugni, por exemplo. Às vezes as apostas não dão certo, mas que Diogo não estava jogando tanta bola assim, não estava.

      Deivid teve temporadas incríveis no Fenerbache, mas justo na temporada em que veio para o Flamengo o desempenho também começou a cair, foram 18 jogos e, acredite ou não, nenhum gol.

      Quanto a mudar o esquema por causa das críticas do Zico, também não parece ser exatamente o caso, uma vez que o Flamengo entrou em campo contra o Náutico com 3 volantes. Os 3 volantes só foram abandonados porque Jonas se machucou no fim do primeiro tempo.

      Contra o Grêmio, Cáceres e Jonas foram desfalques, o que também dificulta o uso dos 3 volantes. Logo a troca de esquema de jogo foi muito mais por causa das contusões do que por causa das críticas do Zico.

      SRN

Comentários não são permitidos.