Cristóvão tem que aprender com o time sub-20

Venho acompanhando há bastante tempo o time Sub-20 do Flamengo, e a cada jogo fico mais admirado com a forma da equipe jogar. Em um momento em que a torcida vem sofrendo com um sistema tático improdutivo do técnico do time profissional, Cristóvão Borges, saber que o time da base adota um esquema totalmente contrário é no minimo esperançoso.

Enquanto Cristóvão usa um esquema com os famosos “3 volantes”, em que o time não cria e ao mesmo tempo não defende com eficiência, o time da base adota um esquema em que todos marcam e saem para ataque com qualidade, explorando a velocidade e não sendo muito exposto na defesa.

O time da base adota a ofensividade como lema, seja jogando em casa ou fora. O técnico Zé Ricardo prefere ensinar jogadores ofensivo e de qualidade à marcarem, do que tentar o milagre de transformar jogadores sem muita qualidade técnica em novos “camisas 10”. Claro que não há uma forma perfeita de jogar, mas a equipe da base vem colhendo frutos, ganhou a Taça Guanabara, está na semi final da Taça Rio e está na segunda fase do Campeonato Brasileiro.

Na lateral direita, Thiago Ennes é um jogador mais voltado para marcação, auxiliando muito os dois zagueiros, Léo Duarte e Rafael Dumas.Na lateral esquerda o técnico perdeu seu jogador mais técnico, Jorge, mas logo achou a solução no meia atacante Marquinhos, isso mesmo, um atacante na lateral esquerda, e o jogador vem dando conta do recado, com boas subidas ao ataque e sem deixar espaços na defesa.

No meio campo é uma verdadeira aula para Cristóvão Borges.O time de Zé Eduardo joga com apenas 1 volante, Ronaldo, que tem uma excelente saída de bola. Completam o meio de campo, Paquetá e Mattheus Sávio, meias ofensivo que aparecem constantemente no ataque. Enquanto isso no profissional, temos que suportar Cáceres, Márcio Araujo (Jonas) e Canteros jogando juntos.

No ataque são 3 atacantes que se movimentam o tempo todo, sem posições fixas. Cafú e Thiago Santos além de atacarem, voltam para recompor a defesa. Completa o ataque o artilheiro da equipe, Douglas Baggio.

Cristóvão poderia fase um período de estágio com o técnico Zé Eduardo, para aprender que Flamengo tem que jogar como Flamengo, e que jogar de forma covarde, não é coisa de Flamengo.


Ainda nessa linha dos esquemas de times e de volantes, eis uma lista dos primeiros colocados do Campeonato Brasileiro.

1°Atlético MG: Nas últimas partidas,jogou com 2 volantes devido aos desfalques.Com o time completo joga com apenas 1 volante (Rafael Carioca), com Giovanni Augusto e Dátolo completando o meio de campo que auxilia os 3 atacantes da frente.

2°Corinthians: Joga com 2 volantes, sendo um de grande ofensividade, Elias. Renato Augusto e Jadson completam o meio de campo.

3°Palmeiras: Joga com 2 volantes, Arouca e Gabriel, ambos com boa chegada ao ataque. Robinho completa o meio de campo, que auxilia os 3 atacantes.

4°Sport: Joga com 2 volantes, Wendel e Richely, 2 meias e 2 atacantes.

Quem está certo? Esses técnicos ou Cristóvão?

Rodrigo Ferreira. Somos Loucos e Fanático.

rodrigo.ferreira@colunadofla.com

 

 

Coluna do Flamengo

Ver comentários

  • Cara existe uma resistência danada ao cara. Deixa o cara trabalhar!
    Não concordo com os três volantes, mas não acredito que ele faça isso por ignorância. No fundo, não temos meia. Só agora com a chegada do Ederson é que isso deve mudar. "Ah, mas tem o Matheus Sávio!" O cara não pode entrar na rabuda assim. Concordo que deveria, mas o técnico hoje é o Cristóvão e ele tem medo de lançar os muleques. Simples. Não sei porque o Alan Patric não é aproveitado, mas não é possível que não haja motivo. Só sei que não é pela grande qualidade do Márcio Araújo.
    Enfim, o que temos é o cara. Não tem melhor que ele solto no mercado e vamos com ele até o fim. A única coisa que não entra na minha cabeça é que ele jogava no 4-4-2 no Fluminense da Unimed, que tinha bons meias sim e que no Flamengo ele fique refém desse time com pontas abertos... Não tá encaixando. Mas o time do Flunimed do ano passado jogava bonito com muita troca de passes e posse de bola. Este era o Cristóvão que eu queria no Flamengo, infelizmente ele não veio. Vamos esperar pra saber se fica ou não no ano que vem... Só não vou defender a queda de mais um técnico agora.

    • Todo tricolor que conheço detesta ele, dizem que ele só fez cagada, vou na contramão do seu comentário, acho ele péssimo, sou muito mais a favor do Flamengo apostar em técnicos promissores ou em um técnico estrangeiro que recebe menos e pode apresentar algo novo, pra montar o time como ele monta deixa o Jaime que é da casa e bem mais barato. Sem mais....

  • Essa é uma discussão corriqueira aqui na coluna desde a época do Profexô Luxemburgo, ao menos o Profexô dava mais oportunidades aos garotos da base ano passado, o Cristóvão insiste no que tem de pior no time. Poderia muito bem jogar com Cárceres (Jonas) e Canteros, dois meias, um baía veloz como o Everton e outro com mais cadência, como era o caso do dispensando Arthur Maia e Alan Patrick, e o recém contratado Edenson. Mas duvido muito que o vascaíno medroso vá utilizar 2 meias ofensivos desde o primeiro tempo e mante-los até o fim do jogo.

  • Cara só tem duas maneiras de se armar esse time do Flamengo: 4-3-3 com o meio cáceres, Canteros (Jonas) e Ederson e na frente Sheik, Cirino e Guerrero, ou no 4-4-2 com o meio Cáceres, Canteros (Jonas), Everton (Allan Patrick) e Ederson e na frente Sheik e Guerrero, fácil demais! Só o Cristóvão que tá de caô com 3 volantes que nem marcar e nem armam nada e o resultado é aquele futebol desastroso que foi apresentado contra o Goiás.

  • Quando o Cristóvão for demitido, seria bom se efetivasse o técnico do sub-20, e só pra constar o Petkovic arrumou o Criciúma, joga só com um volante, um time bastante moderno e eficiente, até a torcida do Criciúma diz que o time só não ganha de todo mundo na Série B, porquê os jogadores são péssimos, e pensar que quase ele seria contratado pelo Flamengo.

  • Cristovao devia fazer um estagio com o ze ricardo.
    Ou entao, ze ricardo vai pro profissional e cristovao vaza!

  • Sou suspeito em falar pois Zé Ricardo é meu amigo a uns 20 anos. Mas toda vez q passa jogos do Sub-20 tento assistir e ele é um cara bastante preparado. Tem um excelente currículum e antes de vir para o futebol de campo era técnico do futsal. Passou um bom tempo na Itália treinando e se aperfeiçoando e qdo voltou foi ser técnico do sub-17 do Fla.

  • Olha rapaz a gente que respeitar a postagem porque vem de um rubro-negro que a sua maneira quer o melhor para o Flamengo tanto quanto eu mas eu nunca vi tanta comparação esdruxula como aqui. Quanto ao jogo de ontem, se não fosse nosso goleiro João baita de um goleiro, aliás como todos que nós temos, a gente tinha levado era uma carroça só de um jogador um atacante corpulento que eles tem lá e que já jogou pelo profissional deles infernizou a defesa que tinha mais buraco do que um queijo Suiço, que era um barata voa e um desespero titânico todas as vezes que eles atacavam mesmo com os dois zagueiros centrais sendo de boa qualidade, embora no segundo tempo ele tenha arrumado o time um pouco melhor, e depois, depois de uma mudança vaiada até pela mãe dele quando tirou o último dos três melhores jogadores que ele trocou, o atacante Thiago Mathias que quase marca o gol da vitória, que é melhor do que o Paulinho umas dez vezes mas é tão fominha quanto, nós achamos um gol, de sorte mas um golaço porque Flamengo é Flamengo.
    Jogando na elite do futebol brasileiro com a defesa exposta e os dois zagueiros entregues a sua as baratas ( deu até pena dos dois garotos e do goleirinho no primeiro tempo ) a gente já tinha levado mais gols do que as Bigodudas.
    Até ontem eu até tava meio puto com o Cristovão pela sua falta de interesse em usar a base mas depois do que vi ontem, sem querer tirar o mérito da garotada, que é até voluntariosa assim como no Sub-17 e que pode fazer alguém la na frente vingar em cima, deu pra entender, porque tem que contratar e jogar só com os cascudos. Sinceramente...

    • Entendo seu raciocínio Ciro, mas oque foi colocado aqui, foi o time da base, a ideologia do treinador, se ontem o jogo não foi tão bom, isso não se reflete no ótimo ano que o time vem tendo, com titulos e boas participações nas competições!!!E descordo de vc, quando vc fala que não tem moleque na base, acho que alguns poderiam já está lá, como Douglas Baggio e Ronaldo!!!SRN.

      • Rodrigão eu torço pelo Popoca que vi jogar ainda no juniores do Flamengo, torço pelo Zé Ricardo que eu não sei se foi jogador, se é foi Preparador Físico mas sei que saiu e voltou pra Base algumas vezes, e torço pelo 'Professor' Cristovão porque é o nosso treinador atual, embora também ache que não seja ainda um treinador de ponta do futebol brasileiro. Mas eu quero dizer é que há uma grande diferença entre a base e o Profissional aonde perdeu uma velho vai pro saco. E acho que 55% por cento pra um time que vamos falar a verdade velho na boa, jogador jogador mesmo, craque que faz a diferença só temos dois, não é um mal aproveitamento. E estou nesta 'Via Sacra' com deleite de torcer pelo 'Mais Querido' a quase 40 anos parceiro e posso lhe garantir que nossa Base vem melhorando muito, de a Fraquícia e com o carequinha ai melhorou mais, mas ainda não dá e sabe porque? Porque se não um volante de contenção nós conseguimos produzir para o time de cima e temos que arrumar um no Piauí então ainda não dá pra montar um time com nos dos anos 80 e 90. Mas boto fé que vai demorar mas ainda vamos chegar lá que este é mesmo o nosso sonho e nosso mundo ideal...

      • Veja bem nos dois jogos pude observar com espanto, tanto no Sub 17 quanto no Sub 20 o desespero dos dois zagueiros interiores pra conter os ataques adversários e o que nos salvou de levar mais de um gol foi o esforço exacerbado desses zagueiros e a categoria dos nossos goleiros. E porque isso aconteceu justamente porque eles jogam totalmente desprotegidos parceiros sem cobertura dos laterais, sem recomposição rápida pra defesa, e sem colocação do volantes que não tem noção de marcação porque nem volantes de origem deve ser. Agora se isso acontece diante de um ataque de time da Série A quase todos os jogos nós estavamos levando um sacode como levamos dos Gambás e aonde é que estaríamos a essa hora meu? No mesmo lugar da Bigoududas. Então parceiro com 3 volantes com 5 ou 10 eu quero é que o Flamengo ganhe com futebol, feio, pragmático e de resultado, seja como for pra gente garantir de qualquer jeito a nossa permanência na Elite para ai talvez com um time mais qualificado nos próximos anos voltar a brilhar, mas agora é realidade é pé no chão. E a tempo é claro que com a entrada do Ederson tanto o esquema como até a qualidade do futebol vão mudar. Valeu. Grande abraço. Saudações Rubro-Negras.

      • Cara eu acho que não tem moleque na base para o time de cima agora. Acho até que o trabalho da base vem melhorando desde a Gestão da Fraquicia, mas ainda não dá para querermos montar um time como se fazia nos anos 80, porque nem fisicamente este meninos estão formados, basta ver o tanto de queda (até sozinho) que o Matheus Sávio leva durante o jogo, imagine enfrentado aqueles cavalos da Série A. Aí alguém vai dizer há mas e o Jorge? O Jorge é só um jogando no meio de um monte de cascudo, que podem até protege-lo, mas encher o time não dá. Como costuma dizer o seu Evaristo de Macêdo: "Menino ganha jogo de menino". Mas estamos melhorando e quem sabe num futuro próximo possamos colher alguns frutos. Valeu? Grande abraço. SRN

        • Mas nem era essa a ideia, na verdade queria dizer que o time da base joga em um esquema pela prima com as raizes ofensivas do clube, ao contrário do time profissional. Não devendo time de garotos, não!SRN.

  • Antes de tudo... O time da base joga num 4-3-3 assim como o Profissional e joga com 2 volantes presos e um meia de armação que é o Jajá (que não está atuando com o time pq assim como o Jorge ele está no time principal), e pra quem não sabe Jajá é um volante com características parecidas com a do Canteros, com um pouco mais de velocidade e visão de jogo, a diferença da base pro profissional é em primeiro lugar o entrosamento de uma equipe que joga junta a anos, em segundo são as características dos jogadores da base que fazem o estilo de jogo ser ofensivo, seria impossível escalar o time da base e impedir q eles agridam o adversário, enquanto no profissional não tem sequer entrosamento, Cristovão sequer definiu um time titular, ou se definiu ainda não colocou pra jogar, e a demora é totalmente compreensível devido as lesões e contratações, nossos meias não tem como característica agredirem os adversários e nem chegar perto do q temos na base, que eu ressalto q é muito bom pra base, mas extremamente difícil de se conseguir numa equipe profissional. Acho que deveríamos estar discutindo mais a qualidade dos nossos meias ao invés de ficar com papo de 3 volantes, pq dá pra jogar com 3 volantes e ser um time ofensivo e bonito de se ver jogar, o que não dá é ter os volantes limitados q temos. Agora temos muitos criticando os nossos volantes mas sempre que aparecia um nome de um volante entre os muitos especulados no inicio do ano, algumas pessoas falavam "Não precisamos de mais volantes", estou vendo que não precisávamos e se vc era um desses repense o q vc entende de elenco de futebol pq vc está equivocado. Obs.: Corinthians joga com 3 volantes, 1 fixo como o Ralf, 2 um pouco mais avançados Renato e Elias, com Jadson e Malcom se movimentando na frente e o Love como centroavante, num esquema 4-1-4-1.

    • Então como vc falou, Jala e Jorge já saíram do time, peor isso coloquei o time sem eles. Sobre os volantes, se vc ler outros posts meus, vc verá que não critico os 3 volantes em si, e sim que são os 3 volantes. Então sendo assim, sempre fui a favor de nomes como Felipe Mello, Elias e outros que tenham características ofensivas. E sobre o Corinthians, não o apresentei citando a numeração do esquema, mas por características, o time joga sim com 2 volantes, Elias é volante!!! Se os meias se compõem e ajudam na marcação, aí é outra história!!! No final de tudo, concordo com quase tudo que vc falo!!SRN.

Notícias recentes

Filipe Luís detona atitude de árbitro Daronco em jogo do Flamengo: “Isso me destrói, me mata”

Anderson Daronco ‘picotou’ o jogo Fortaleza x Flamengo durante os 90 minutos Flamengo e Fortaleza…

27/11/2024

Flamengo disputa contratação de artilheiro da Série B com Palmeiras e Corinthians, afirma portal

Erick Pulga terminou a Série B do Campeonato Brasileiro com 13 gols e levou o…

27/11/2024

Flamengo anuncia férias para 4 atletas após jogo contra o Fortaleza

Dyogo Alves, Cleiton, Lorran e Carlinhos foram liberados pelo Flamengo O Flamengo segue com jogos…

27/11/2024

Eleições no Flamengo: Ídolo rubro-negro vai contra Zico e declara apoio a Dunshee

As eleições para presidente do Flamengo estão marcadas para 09 de dezembro, na Gávea O…

27/11/2024

Pai de Gabigol faz pedido a Santos em meio a negociação por atacante do Flamengo

Gabigol é jogador do Flamengo até 31 de dezembro de 2024 Gabigol não renovou contrato…

27/11/2024

Filipe Luís faz balanço do trabalho e revela ambição no Flamengo

Flamengo conquistou o título da Copa do Brasil sob o comando de Filipe Luís Filipe…

27/11/2024