Fonte: GE
Alguns dos jogadores que entrarão em campo na Arena Joinville nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília), nem eram nascidos na última vez que Joinville e Flamengo se enfrentaram pelo Campeonato Brasileiro. O confronto não acontece desde 1986, quando o time carioca venceu por 2 a 1, gols de Kita e Jorginho. Naquela edição, os times estavam em situação bem diferente da que enfrentam agora. Se há 29 anos brigavam por uma vaga na segunda fase, agora lutam contra o rebaixamento. E para isso terão que melhorar muito, entre outros setores, o desempenho defensivo, uma vez que ambos já sofreram 13 gols e estão empatados na segunda posição entre as piores defesas.
A situação do time da casa é mais complicada na tabela, uma vez que é o lanterna, com quatro pontos, mas entra no jogo mais animado. Depois da chegada do técnico Adilson Batista, o time venceu sua primeira partida, contra o Goiás, em casa. Na rodada seguinte, fez jogo duro contra o vice-líder Atlético-MG, no Mineirão. Uma vitória não vai tirar o JEC do Z-4, mas vai deixá-lo mais perto desse objetivo, já que enfrenta um concorrente direto para sair da zona da degola.
O Flamengo, por sua vez, vive inferno astral desde domingo, quando perdeu para o Vasco, até então lanterna da competição, apresentando péssimo futebol. A cobrança da torcida aumentou e os muros da sede da Gávea foram pichados na véspera do jogo desta quarta, em tom ameaçador aos jogadores. A vitória é fundamental para aliviar um pouco a pressão por resultados e também para tranquilizar a situação de Cristóvão Borges, que balançou após o revés no clássico. Se perder para outro lanterna, a permanência deve ficar insustentável.
Leandro Pedro Vuaden, do Rio Grande do Sul, apita o duelo, auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse, de São Paulo, e Marcelo Bertanha Barison, do Rio Grande do Sul. A partida terá transmissão da TV Globo para RJ, regiões de Blumenau-SC e Criciúma-SC, ES, GO, TO, BA, SE, região de Petrolina-PE, PB, RN, CE, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP, DF, Curitiba e Juiz de Fora-MG. Premiere e PFCI exibem ao vivo para todo o Brasil, através do sistema pay per view. O GloboEsporte.com acompanha em tempo real, com vídeos exclusivos.
ESCALAÇÕES
Joinville: o técnico Adilson Batista fez o único treinamento com os jogadores disponíveis para a partida com os portões fechados e nem deu pistas da formação que pretende mandar a campo. Ele conta com o retorno dos laterais Mario Sérgio e Diego e também do volante Anselmo, suspensos na última rodada. O trio deve voltar à equipe e o JEC entrar em campo com: Agenor; Mario Sérgio, Douglas Silva, Guti e Diego; Naldo, Anselmo, William Popp, Marcelinho Paraíba e Lucas Crispim; Kempes.
Flamengo: pressionado no cargo, Cristóvão Borges indicou quatro mudanças na equipe. São elas: a estreia de Ayrton na lateral direita; Jorge na esquerda, ala de 19 anos que se destacou com a seleção sub-20 no Mundial da categoria; a volta de Marcelo Cirino ao ataque; e a dúvida entre Gabriel e Alan Patrick no meio de campo. Perdem a vaga Luiz Antonio, que vinha sendo improvisado na lateral direita, Anderson Pico, Márcio Araújo e Eduardo da Silva. O time, mais ofensivo, deve ser formado por César, Ayrton, Wallace, Samir e Jorge; Jonas, Canteros, Alan Patrick (Gabriel) e Everton; Marcelo Cirino e Emerson Sheik.
QUEM ESTÁ FORA
Joinville: ficam de fora por causa de lesão o lateral-esquerdo Héracles e os volantes Augusto César e Renato. O lateral-esquerdo Rogério, o volante Geandro, o meia Marcelo Costa e o atacante Bruno Furlan estão entregue à preparação física para recuperação após período machucados.
Flamengo: Paulo Victor sofreu uma fratura na fíbula da perna direita e tem uma previsão inicial de retorno em até 60 dias. O meia Almir, recuperado de fratura no cotovelo, foi entregue à preparação física, mas ainda não tem condições de jogo. O atacante Nixon, liberado para treinar após não ter nenhum problema constatado em ressonância magnética no coração, ainda se recupera de uma cirurgia no joelho esquerdo realizada em março. Cáceres está com o Paraguai na Copa América, e Armero, eliminado com a Colômbia, resolve pendências contratuais.
PENDURADOS
Joinville: Naldo.
Flamengo: Luiz Antonio, Marcelo Cirino e Paulo Victor.
O time do Mengão futuro!!!
Paulo Vitor,ayrton,marcelo,samir,jorge,Jonas,Canteros,Arthur maia,Damian Diaz,sheik,guerreiro.
O problema no Flamengo eq alguns jogadores entram e jogam um futebol razoável e não tem continuidade, o Alan Patrick jogou um futebol razoável e só falta ele escalar o Gabriel, aí é lamentável, se o Alan não jogar iremos com 4 atacantes novamente q não deu certo contra os times mineiros, o Ayrton eo Jorge praticamente nunca jogaram no time titular, é arriscado, espero q o Canteros jogue alguma coisa, SRN