
Fonte: O Globo
Não são poucos os exemplos de mobilização da torcida do Flamengo para empurrar o time, seja em busca de títulos ou para tirá-lo de situações difíceis. Neste sábado, contra o Grêmio, às 18h30m, ela estará novamente em peso no Maracanã. E o motivo é um só: a simples presença de um ídolo. Apesar da campanha ruim no Brasileiro e das três derrotas seguidas no estádio, a primeira partida do peruano Paolo Guerrero pelo clube no Rio gerou uma corrida aos postos de venda de ingressos. Até esta sexta-feira, 32 mil bilhetes já tinham sido vendidos, o que praticamente garante que o recorde de público do rubro-negro na competição este ano – 36 mil pagantes contra o Atlético-MG, curiosamente na estreia de Emerson – será batido.
Também contribuiu para a euforia dos torcedores o sopro de esperança proporcionado pelas entradas de Guerrero e Emerson no time. Especialmente o peruano, que marcou dois gols nas duas partidas que disputou, fora de casa, nas vitórias sobre Inter (2 a 1) e Náutico (2 a 0). No entanto, agora que os reforços chegaram, falta o técnico Cristóvão Borges encontrar um time à altura da dupla.
A instabilidade do Flamengo, que ainda patina à frente da zona de rebaixamento do Brasileiro, é a maior ameaça à festa planejada pela torcida. Uma quarta derrota consecutiva no Maracanã, algo que jamais aconteceu na história do Flamengo na competição, deixaria a situação do treinador insustentável.
– Cristóvão é um excelente treinador, e com certeza nós vamos correr por ele amanhã (hoje). Aliás, não só por ele, mas também por nós e pela torcida – afirmou o lateral-direito Ayrton, após o treino de hoje, no Ninho do Urubu.
Acuado pela pressão, Cristóvão evitou, pela terceira vez seguida, a tradicional entrevista coletiva de véspera dos jogos. Como de hábito, voltou a fechar o treino, e não revelou se, com a ausência de Jonas, machucado, repetirá o esquema com três volantes – neste caso, entraria Márcio Araújo – ou se manterá a formação que terminou o jogo contra o Náutico, com Éverton no meio e Marcelo Cirino completando o trio de ataque.
O importante para a torcida, porém, é que Emerson e Guerrero estarão em campo. Nas duas vezes em que os dois atuaram juntos, o time venceu. Fora de campo, o bom início dos reforços também já começou a dar retorno, impulsionando o programa de sócio-torcedor, que alcançou a marca de 64 mil adeptos.
Para Ayrton, todo o time melhora com a simples presença do novo camisa 9 no ataque rubro-negro.
– Guerrero segura bem a bola no ataque, faz o pivô, e o time se sente mais seguro por ter um ponto de referência na frente. Com certeza, isso nos deixa mais tranquilos, e temos que aproveitar ao máximo a presença do Guerrero com a gente. Ele está bem confiante e alegre com essa estreia diante da torcida – declarou o lateral.
Também recém-chegado ao Flamengo, Ayrton ainda não conseguiu sentir a tão conhecida força da equipe no Maracanã. Pelo contrário. Neste Brasileiro, dos seis jogos em casa, o rubro-negro só venceu um, contra a Chapecoense, empatou outro, com o Sport, e perdeu quatro. Ainda assim, a torcida mantém o apoio.
– Agora, depende de nós retribuir essa presença dos torcedores. Com certeza, a torcida é o nosso 12º jogador, e todo mundo sabe que jogar dentro de casa é maravilhoso. Temos que retribuir à altura – comentou Ayrton.
FLAMENGO X GRÊMIO
FLAMENGO: César, Ayrton, Marcelo, Wallace e Jorge; Cáceres, Canteros e Éverton; Marcelo Cirino (Márcio Araújo), Guerrero e Emerson. Técnico: Cristóvão Borges.
GRÊMIO: Marcelo Grohe, Galhardo, Pedro Geromel, Rhodolfo e Marcelo Hermes; Walace, Maicon, Giuliano e Douglas; Pedro Rocha e Luan. Técnico: Roger.
Juiz: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa-MG).
Local: Maracanã.
Horário: 18h30m.
O que disse Pedro Neto, jogador da Seleção Portuguesa, sobre jogo contra o Flamengo? …
Quando acontece o jogo amistoso entre Flamengo x Bonsucesso? O Flamengo segue a programação…
Quais são as expectativas para jogo do Equador x Alemanha, pela Copa do Mundo? A…
O que Alex Sandro e Danilo disseram sobre um possível retorno ao Porto (POR)? Alex…
Corinthians x Flamengo acontece pela 18ª rodada do Brasileirão Sub-20 O Flamengo segue a caminhada…
Como foi a atuação de Vini Jr em jogo do Brasil x Escócia? Vinicius Júnior…