Fonte: Site Oficial Flamengo
São inúmeros títulos do Campeonato Carioca, quatro do NBB, um da Liga das Américas e um da Taça Intercontinental. É inegável que o Flamengo é uma das maiores potências do basquete brasileiro e sulamericano. Além do reconhecimento nacional, o FlaBasquete se tornou recentemente o primeiro time brasileiro a fazer parte da pré-temporada oficial do maior basquete do mundo, a NBA. A torcida do Flamengo não limita seu amor pelo Rubro-Negro apenas ao futebol e também mostra seu apoio no esporte da bola laranja, apelidando o time de Orgulho da Nação.
E um trabalho tão bem feito e consolidado começa com atletas muito jovens. O Flamengo disputa também a LDB (Liga de Desenvolvimento do Basquete), competição oficial da LNB (Liga Nacional de Basquete). Na LDB, apenas jogadores sub-22 competem e novos talentos são garimpados. Recentemente, o ex-jogador do FlaBasquete Cristiano Felício se tornou o segundo jogador na história a participar do LDB e ser contratado por uma equipe da NBA ao fechar com o Chicago Bulls.
Mais uma edição da LDB se inicia nesta sexta-feira (24.07), em Uberlândia. O Flamengo estará presente ao lado de outras 23 equipes – a maior edição que já houve desta competição. Todas se enfrentam em turno único na primeira fase, que é dividida em cinco etapas. Ao final desta fase, as oito melhores equipes avançam à fase final, onde são divididas em dois grupos. Os dois melhores de cada grupo passam à semifinal que, assim como a decisão, é jogada em partida única.
O Flamengo é o maior campeão da LDB, com duas conquistas (em 2011 e 2013). Na última edição, ficou com o vice-campeonato, atrás apenas do Basquete Cearense. O Mais Querido vai em busca de seu terceiro título com um elenco jovem, mas com rostos já conhecidos no time titular – casos de Danielzinho, Mingau e Gigante.
As equipes de base de basquete do Clube de Regatas do Flamengo contam com recursos de seus patrocinadores – CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), Banco Bonsucesso e Brasil Brokers– via Lei de Incentivo Federal/Ministério do Esporte (IR). Você também pode contribuir se tornando um Anjo da Guarda Rubro-Negro. Basta transferir até 6% de seu IR devido, recebendo sua contribuição de volta na restituição do imposto de renda. Em breve o programa volta ao ar.