Fonte: Cosme Rimoli
Não se restringiu aos 3 a 0, o efeito de o Corinthians não liberar Guerrero e Sheik. O Flamengo perdeu a chance de lotar o Maracanã. O prejuízo foi enorme. Foram apenas 26.209 pagantes. A arrecadação ficou em R$ 1.184.210,00. Foi cerca de um terço tanto em torcedores como do que o dinheiro que a partida poderia render. Uma estupidez em tempos de crise.
Mas o efeito colateral bateu no peito dos executivos globais. Corinthians e Flamengo são os grandes privilegiados na distribuição das cotas da tevê. Ganham proporcionalmente o que Real Madrid e Barcelona arrecadam na Espanha.
O confronto entre os dois times mais populares do Brasil já chegou a 60 pontos de audiência na década de 80. 27 pontos já seriam comemorados com entusiasmo e lágrimas nos olhos na emissora carioca.
Mas a resposta veio duríssima. O jogo oscilou entre 18 e 16 pontos. Acabou dando 17 pontos consolidados. Um fracasso para a perspectiva do confronto.
O fracasso já repercutiu. Presidentes de clubes que desejam o fim do privilégio a Corinthians e Flamengo ganharam argumento fortíssimo. Não há cabimento o desequilíbrio nas cotas. A audiência não justifica.
Na Globo a desculpa está no fato de o Corinthians ter impedido Guerrero e Sheik de jogar. Acabou tirando o maior atrativo do confronto.
Dirigentes de Vasco, Palmeiras, São Paulo, Cruzeiro, Atlético Mineiro, Internacional, Grêmio e Fluminense têm trocado telefonemas e e-mails. Estão se sentindo cada vez mais forte. Querem exigir que a diferença caia a partir de 2016.
No ano que vem, a diferença está prevista para aumentar. E muito.
Só para exemplificar a distorção. Em 2009, eram pagos R$ 25 milhões para Corinthians, Flamengo, Vasco, São Paulo e Palmeiras, R$ 18 milhões para o Santos, R$ 16 milhões para Fluminense, Botafogo, Atlético Mineiro, Cruzeiro, Grêmio e Internacional.
Tudo melhorou. Principalmente para corintianos e flamenguistas.
Flamengo e Corinthians recebem De R$ 110 milhões por ano. A partir de 2016, serão R$ 170 milhões. O São Paulo ganha R$ 80 milhões. Passará a R$ 110 milhões. Vasco e Palmeiras de R$ 80 milhões para R$ 100 milhões. O Santos recebe R$ 60 milhões. Ganhará R$ 80 milhões.
Atlético Mineiro, Cruzeiro, Grêmio, Internacional, Fluminense e Botafogo estão no mesmo patamar. Apenas R$ 45 milhões. Passarão a receber R$ 60 milhões. Outros times da Série A passarão de R$ 27 milhões para R$ 35 milhões.
A revolta está sendo cuidadosamente articulada.
A Globo sabe e promete resistir.
Já se programou.
Em vez do R$ 1 bilhão de agora, passará a pagar R$ 1,6 bilhão.
Não aceita aumentar cotas combinadas de ninguém.
Tem como armas os contratos assinados, se houver confronto.
As diretorias de Corinthians e Flamengo se fingem de mortas.
Só não aceitam, de jeito algum, receber um centavo a menos.
Querem seus R$ 170 milhões em 2016.
E ponto final…

Esse Cosme sempre fala merda…
huahuahuauhahuauh que piada.. como se um único jogo (e não a visão holística da coisa) fosse determinar essa situação. Os caras não têm vergonha de ser ridículos.
QUER DIZER QUE ESQUECEM QUE #FLA DÁ 24, 25 E 26 PONTOS
COM FREQUENCIA E POR QUE UM JOGO DEU 17, ARRUMAM ISSO?
VEJAM PORQUE OS TIMECOS DELES DÃO 10, 11 E 12 COM FREQUÊNCIA.