Fonte: Falando de Flamengo
Quando se contrata um jogador, sendo ele estrangeiro e midiático, o primeiro reflexo de sua chegada se nota nas redes sociais. O país em questão passa a acompanhar o novo clube do seu ídolo e, de maneira indireta, passa também a consumidor conteúdos que são divulgados através das plataformas. E este é o caso de Paolo Guerrero, agora no Flamengo.
Poucos dias antes de ser oficialmente anunciado pelo clube, o cenário era este: o Peru como o quarto país mais popular da página com 19.3 mil seguidores – atrás de Brasil, Estados Unidos e México, respectivamente.
No dia 2/6, três dias depois do anúncio oficial feito pelo clube em seu site, um leve impacto já podia ser notado: 3 mil novos peruanos na fan page (22.370). Sem um fluxo que seja necessário destacar no mês que sucedeu o anúncio, saltando para o dia 7 de julho, o perfil ativava sua apresentação para cerca de 25.8 mil usuários do país.
Neste período, entre vestir a camisa, o primeiro jogo, primeiro gol e a repercussão nos dias que sucederam sua estreia, o grande impacto: um incremento de 9 mil peruanos que deram like no perfil (34.7 mil). Vale destacar que neste intervalo de tempo, com a imprensa peruana divulgando o gol feito pelo jogador logo em sua primeira partida, o Peru ultrapassou o México e assumiu a terceira posição entre os países.
Eis que na última semana, o apelo de Paolo em seu país de origem se fez valer e, aliado ao “Funk do Guerrero” que foi amplamente divulgado pela imprensa local, o Peru desbancou os Estados Unidos e assumiu o segundo lugar da página com um total de 40.4 mil seguidores (contra os 40 mil fãs norte-americanos).
Se comparada a presença de torcedores e fãs rubro-negros do Brasil, que hoje somam 9.4 milhões (ou 95% da página), os demais países que se fazem presentes no perfil possuem uma presença inferior a 0.4% cada.
Ainda assim, no caso de um atleta que é tido como um dos maiores craques da história do futebol do seu país, é fundamental que o departamento digital do clube dê uma atenção especial a este público com conteúdos dirigidos. Afinal, de maneira resumida, foram pouco mais de 21 mil novos peruanos que chegaram a página do Flamengo em um curto espaço de tempo para acompanhar o seu grande ídolo em atividade.
Tendo em vista que o Facebook do Corinthians conta hoje com quase 160 mil peruanos e que o clube fazia sim um trabalho de relacionamento pela rede, há muita oportunidade de crescimento e negócios por aí.